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Fez bonito

            O Iveco S-Way ganhou o cobiçado “iF Design Award” na categoria “design de produto de automóveis/veículos”. A iF International Forum Design GmbH foi fundada na Alemanha em 1953 e é a mais antiga empresa independente de design do mundo. Como um dos maiores e mais importantes concursos de design do planeta, seus prêmios têm como objetivo atestar a excelência em design e inovação em todas as disciplinas. Na edição de 2024 da premiação, um júri independente de 132 especialistas internacionais nomeou o S-Way ano/modelo 2024 como vencedor, depois de competir com mais de 11 mil inscrições de 72 países. O design exterior e o novo painel interno são os pontos fortes do modelo. A nova grade é formada por vários elementos, que permitem uma variedade de opções de personalização. Pode ser encomendada em oito estilos e opções de cores diferentes, que incluem acabamentos brilhantes, elementos metálicos ou até mesmo na cor da carroceria. No interior, o novo painel personalizável nasceu a partir de uma pesquisa sobre a experiência do usuário, e é dividido em três segmentos, diferenciados por materiais e cores. As atualizações do interior incluem uma ergonomia semelhante à de um carro, com um posicionamento de assento mais adequado, e um volante menor e mais verticalizado, com mais opções de ajustes. 

Negócios da China no Paraná

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       A Foton, maior fabricante de veículos comerciais da China, fechou a venda de 45 caminhões médios Aumark S 1217 para uma das maiores transportadoras do sul do Brasil: a Transportes Maroso. Com sede na cidade paranaense de Palotina, a Transportes Maroso tem uma frota de mais de 300 veículos e faz, mensalmente, 26 mil entregas em todo o Brasil. Equipados com baús frigoríficos, os caminhões Foton serão entregues ao longo de 2024 e utilizados em operações logísticas de carga refrigerada. Até o momento, já foram entregues 14 unidades. Importado da China, o Aumark S 1217 é um caminhão médio que oferece força e agilidade para serviços urbanos e interurbanos de entrega de carga. O veículo tem Peso Bruto Total (PBT) de 11.500 quilos, com capacidade máxima de carga útil de mais de 8 mil quilos e Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 14 mil quilos. O modelo conta com motor Cummins F3.8 de 170 cavalos e torque de 61,2 kgfm, associado à transmissão ZF/6S558 de 6 marchas. Sua cabine traz volante multifuncional, controle de cruzeiro, sensor de ré, MP3 mais Bluetooth, janelas elétricas, defletor de ar, ar-condicionado e banco do condutor com amortecedor mecânico. “Escolhemos o Aumark S 1217 porque é um caminhão com capacidade de carga maior do que a de modelos similares disponíveis no mercado. Os caminhões da Foton vêm ainda com motor Cummins e câmbio ZF. São veículos equipados com marcas de credibilidade e que têm um preço muito competitivo”, afirma Andre Maroso, proprietário da transportadora. 

Para a logística alimentícia

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       A empresa Asteca Hinomoto, de Presidente Prudente (SP), fechou a aquisição de 15 caminhões de Mercedes-Benz para sua frota. Tradicional fabricante de produtos alimentícios e de bebidas, a Asteca Hinomoto comprou dez unidades do semipesado Atego 1719, três do semipesado Atego 2429 6×2 e dois extrapesados Actros 2548 6×2 cavalo-mecânico, todos já entregues. Com os novos modelos, a frota da empresa chega a 120 caminhões, sendo 90% da marca Mercedes-Benz. A linha de produtos da Asteca Hinomoto abrange as marcas Hinomoto (várias opções de shoyu e missô), Asteca e Kirin (molhos) e San Vito (massas). No setor de bebidas, destacam-se os produtos das marcas Asteca e a Vodka Ascov. “A expressiva presença da nossa marca na frota da Asteca Hinomoto reafirma o bom relacionamento que construímos e solidificamos a cada dia com essa empresa paulista, cujos produtos são reconhecidos todo o Brasil”, ressalta Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

Coletivo na tomada

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       A Volkswagen Caminhões e Ônibus confirmou que dará início à produção de seu ônibus elétrico ainda este ano. O modelo chamado e-Volksbus está em desenvolvimento no centro mundial de engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende (RJ), e se vale do conhecimento acumulado pela empresa nos cinco anos de experiência com o primeiro caminhão elétrico feito 100% no Brasil, o e-Delivery. Os dois veículos, inclusive, têm tecnologias e componentes compartilhados para fazer frente às condições severas de operação no Brasil. O e-Volksbus iniciou seus primeiros testes em maio do ano passado em linha com as tendências que despontam no cenário automotivo para o transporte de passageiros. O modelo tem capacidade de 22 toneladas e uma autonomia de até 250 quilômetros, com sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade. Vem com sistema de frenagem regenerativa, que aumenta a autonomia da bateria e reduz o desgaste dos freios do veículo, e o sistema Eco-Drive Mode – ajusta o consumo de energia do veículo. Outro diferencial é que tem proteção contra inundação. Ainda na fase de protótipo, o modelo utiliza a solução exclusiva de arquitetura modular para construção de veículos elétricos, podendo a montadora produzir desde um micro-ônibus de nove metros até um superarticulado de 23 metros. A configuração foi concebida pela Engenharia Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil, que agiliza a adaptação para as diferentes plataformas de caminhões e ônibus.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação – Fotos: Divulgação

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