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Primeiro Jeep desenvolvido no Brasil – no Polo Stellantis de Goiana, em Pernambuco –, o Commander ganha novas motorização e versões, mais tecnologia embarcada e uma opção de cinco lugares – além das tradicionais de até sete pessoas. O utilitário esportivo de grande porte, projetado a partir do médio Compass, apesar de ter menos de três anos de estrada, resolveu não ficar parado no tempo – mesmo não tendo, a rigor, um concorrente direto fabricado no Brasil. Os rivais do Commander são todos estrangeiros e de marcas de luxo – os Mercedes-Benz GLB e GLC, os Audi Q3 e Q5 e o Porsche Macan. Em termos de vendas, o SUV grande da Jeep não teve um desempenho deslumbrante, mas cumpriu com as metas previstas pela Stellantis. No ano passado, ficou na vigésima nona posição entre os automóveis no mercado brasileiro, com 19.874 unidades emplacadas. No primeiro trimestre de 2024, manteve a média mensal com a venda de 3.217 exemplares de janeiro a março, caindo para trigésimo terceiro lugar. 

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A maior novidade do Commander 2025 vem guardada sob o capô, com a introdução do motor Hurricane turbo a gasolina nas duas versões topo de linha Overland e Blackhawk – com preço de R$ 308.290 e R$ 321.290, respectivamente. Ele entrega 272 cavalos de potência a 5.200 rotações por minuto e 40,8 kgfm de torque a 3 mil giros e trabalha acoplado à transmissão automática de 9 marchas e à tração 4×4. A família se inicia com as três configurações equipadas com o T270 bicombustível, de 185 cavalos e 27,5 kgfm com câmbio automático de 6 marchas e tração 4×2, a Longitude – a novidade de cinco lugares –, com preço de R$ 217.290, a Limited, a R$ 240.990, e a Overland, a R$ 262.990, e se completa com a Overland com o propulsor TC380 turbodiesel, de 170 cavalos e 38,7 kgfm com transmissão automática de 9 velocidades e preço de R$ 298.290. Com exceção da versão de entrada Longitude, todas as outras têm até sete lugares.

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De acordo com a Jeep, o motor 2.0 Hurricane turbo de quatro cilindros faz o Commander acelerar de zero a 100 km/h em sete segundos, podendo atingir 220 km/h, com consumo de 8 km/l na cidade e de 10,2 km/l na estrada. Todos os Commander passam a ser equipados com o sistema ADA (assistente ativo de direção), combinado ao Lane Centering e ao ACC (piloto automático adaptativo), que permite ao carro fazer curvas de forma autônoma em vias sinalizadas enquanto mantém a velocidade pré-definida. O Commander passa a ser oferecido com cinco anos de garantia – estendida a partir de agora para todos os modelos da Jeep produzidos no Brasil (antes, era de três anos) – e assistência vinte e quatro horas em todo o território nacional. Quanto à capacidade de carga, o SUV grande tem 233 litros configurado para sete lugares, 448 litros para seis, 661 litros para cinco, 736 litros para quatro e 1.760 (até o teto) quando estão apenas o motorista e o passageiro da frente.

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Toda a linha do Commander tem comutação automática dos faróis – por meio de uma câmera frontal identifica quando outros veículos se aproximam em sua direção, regulando a intensidade do farol de forma automática –, detector de fadiga do motorista, aviso de mudança de faixa – uma câmera no para-brisa ajuda a monitorar as marcações na pista e, em caso de desvio, o sistema emite alertas no painel e começa a corrigir a direção gradualmente -, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, reconhecimento de placas de trânsito, monitoramento de pontos cegos e controle de tráfego cruzado traseiro. O Commander tem 4,76 metros de comprimento, 1,85 metro de largura, 1,72 metro de altura, 2,79 metros de distância de entre-eixos, 20,2 centímetros de altura mínima em relação ao solo, 21,7 graus de ângulo de entrada, 24,2 graus de ângulo de saída e 20,7 graus de ângulo de rampa.

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Dentro, o Commander 2025 traz como novidade o banco do motorista com memória de posição, o Wi-Fi hotpost e o Alexa Integrada de série a partir da versão Limited. E mantém os assentos frontais com ajustes elétricos, o porta-malas com acionamento por botão e “hands-free”, o som premium Harman Kardon com tecnologia Fresh Air, a central multimídia de 10,1 polegadas com plataforma Adventure Intelligence+ e o quadro de instrumentos de 10,25 polegadas full-digital e HD. Nas duas variantes com o motor Hurricane, a tela do painel digital traz informações como pressão de admissão, força G, percentual de utilização da potência e do torque, velocímetro (digital e analógico) e conta-giros.

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Da mesma forma que aconteceu na linha Compass, a Jeep aproveita o lançamento da gama 2025 do Commader para estrear no Brasil sua linha esportiva, batizada de Blackhawk, se posicionando como “top” da família do SUV, com elementos exclusivos no design. Na aparência, a Blackhawk se diferencia das demais versões especialmente pelo acabamento escurecido em vários pontos, como nos logotipos, nas rodas de 19 polegadas, na nova grade dianteira com acabamento Dark Chrome e nas pinças de freio na cor vermelha. No interior, a Blackhawk tem bordado nos bancos e acabamento especial no painel, com tratamento em suede preto e filme escurecido, além da cor cinza Sting Gray para a carroceria exclusiva da variante topo de linha.

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Em termos de conteúdo, a gama Commander 2025 parte da Longitude, tendo direção com assistência elétrica progressiva, conjunto óptico Full-Led, cluster digital de 10,25 polegadas, multimídia de 10,1 polegadas, bancos em couro preto, abertura elétrica do porta-malas, rodas de 18 polegadas, espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto sem fio, Jeep Traction Control+, tecnologias de condução semi-autônoma nível 2 e som premium Harman Kardon de 450 Watts com nove alto-falantes e subwoofer. A Limited soma bancos e painel em couro e suede preto, monitoramento de ponto cego, carregador de smartphone sem fio e Adventure Intelligence com Alexa Integrada. A Overland T270 adiciona rodas de liga leve de 19 polegadas com pneus Seal Insidem, bancos em couro e suede marrom exclusivo, banco do motorista com memória de posição, teto solar panorâmico e molduras inferiores na cor do veículo, enquanto a Overland a diesel complementa com tração 4×4, modo 4×4 Low, seletor de terrenos, Hill Descent Control e Jeep Off-Road Pages. Já a versão Overland com motor Hurricane, assim como a Blackhawk, é equipada com sete airbags, pois acrescenta o de joelhos para o motorista aos dois frontais, dois laterais e dois de cortina das outras quatro configurações. A Overland “top” adiciona ainda em relação ao conteúdo da homônima a diesel as Performance Pages, que colocam as informações mais importantes para a condução diretamente no painel digital, nova grade frontal, rodas com novo design e saída dupla do escapamento, todos itens também constantes na Blackhawk.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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