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A Audi do Brasil anuncia o lançamento no país da nova RS 6 Avant Performance, com novo visual, mais equipamentos e ajustes dinâmicos que deixaram o seu desempenho ainda mais esportivo. A chegada da renovada station wagon “puro-sangue” – versão superesportiva do A6 e lançada em 2002 – integra a série de novidades que a marca das quatro argolas fará ao longo de 2024 em comemoração ao seu trigésimo aniversário no mercado brasileiro. A RS 6 Avant Performance estará disponível com garantia ampliada de três anos e preço sugerido a partir de R$ 1.213.990 na modalidade venda direta. Entre as opções de cores da carroceria, há as tonalidades Cinza Nardo (sólida), Azul Ascari, Branco Geleira, Prata Florete, Vermelho Granadina e Preto Mito (metálicas), Cinza Daytona perolizada e Preto Sebring com efeito cristal. O cliente pode ainda escolher cores das linhas Audi Exclusive e Audi Exclusive Fosco, pelos valores adicionais de R$ 57 mil e R$ 85 mil, respectivamente.

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O propulsor de 4,0 litros TFSI V8 biturbo foi lapidado para oferecer um desempenho ainda mais instigante. Para isso, recebeu turbocompressores maiores, aumento da pressão máxima – que subiu para 2,6 bar, ante 2,4 bar do anterior – e um ajuste fino de software de controle do motor e da transmissão para respostas mais rápidas. A potência subiu de 600 para 630 cavalos de 6 mil a 6.250 rotações por minuto e o torque de 80,5 para 85,5 kgfm de 2.050 a 4.500 giros. A potência flui por meio da transmissão tiptronic de 8 marchas e pelo sistema de tração integral permanente “Quattro”, que permite ao motorista superar com tranquilidade terrenos acidentados e escolher entre os modos de condução do Audi Drive Select – “Comfort”, “Efficiency”, “Auto” e “Dynamic” e mais dois customizáveis, o “RS1” e o “RS2”. A aceleração de zero a 100 km/h da perua esportiva é em apenas 3,4 segundos, com máxima de 280 km/h. E, como se fosse necessário, a nova RS 6 Avant Performance acrescenta um novo sistema de exaustão para intensificar a experiência sonora.

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O novo diferencial central autoblocante é mais leve e compacto, com a força motriz direcionada na proporção de 40:60 aos eixos dianteiro e traseiro. Se for preciso, mais torque é direcionado automaticamente ao eixo com melhor tração. A tecnologia de assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia em um sistema elétrico primário de 48 volts, combina desempenho, eficiência e redução no nível de emissão de poluentes. Por meio dele, o modelo pode se deslocar em velocidades entre 55 km/h e 160 km/h com o motor a combustão desligado. Durante a desaceleração, o sistema pode recuperar até 12 kW de energia. Já o start-stop começa a funcionar a partir de 22 km/h. A perua oferece ainda a tecnologia do eixo traseiro dinâmico, que possibilita girar as rodas de trás em até cinco graus. Em baixa velocidade, elas viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro. Em alta velocidade, elas viram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as mudanças de faixa.

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Com 4,99 metros de comprimento, 2,11 metros de largura, 1,48 metro de altura, longos 2,93 metros de distância de entre-eixos e porta-malas para 565 litros, a RS 6 Avant Performance é ainda um belíssimo carro para a família. Externamente, ela ostenta a icônica – e cada vez mais exclusiva – carroceria station wagon, que demonstra em suas linhas agressivas e vincos proeminentes a vocação esportiva do modelo. Na dianteira, as amplas tomadas de ar e os faróis Full-Led Matrix de série, com luz de direção dinâmica e Audi Laser Light, separam a grade singleframe hexagonal em estrutura de colmeia. Saias laterais emolduram a porção meridional do “bólido”, criando uma silhueta que instiga os olhos e acelera o coração. Na traseira, as lanternas em leds que invadem a tampa do porta-malas e as duas saídas de escapamento ovais completam o visual.

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Dentro, a RS 6 Avant Performance oferece altas doses de requinte, conforto, esportividade e sofisticação. O ambiente digital “abraça” o motorista com telas sensíveis ao toque integradas ao painel de instrumentos e ao console central. A tela superior com 10,1 polegadas oferece o sistema MMI com várias informações e opções de personalização do veículo, sistema de som e entretenimento e interface com smartphones por meio dos sistemas Android e iOS. O display inferior de 8,6 polegadas é esculpido sobre o console central e permite acesso aos controles de climatização, conforto e entradas de texto. Um “click” de confirmação é ouvido quando uma função é selecionada pelo toque. Em frente ao motorista, surge o Audi Virtual Cockpit com layout “RS” e novas barras coloridas. O painel exibe vários dados sobre o veículo, desde a temperatura e a pressão dos pneus, o torque, a potência e a temperatura do óleo do motor, até os tempos de voltas, medições de aceleração e forças “G”. No modo manual, uma luz sinaliza ao condutor o momento ideal para troca de marcha, enquanto um head-up display possibilita ao motorista checar as principais informações sem desviar os olhos do caminho.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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