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Em 2021, a importação da Transit deu início às operações no mercado brasileiro da Ford Pro – divisão de veículos comerciais da marca norte-americana. Inicialmente, desembarcou a versão Minibus, seguida do lançamento da Furgão. No ano passado, a marca introduziu a Transit automática, pioneira no segmento, e a Transit Chassi. Como a eletrificação é uma tendência que vem crescendo no mundo e também no Brasil, a van elétrica E-Transit chega às concessionárias brasileiras no final de março – após vender mais de 40 mil unidades na Europa e nos Estados Unidos, onde é líder do segmento. Além do modelo furgão, que desde 2022 vem sendo testado no Brasil em um programa-piloto com frotistas, a linha E-Transit inclui uma inédita versão chassi cabine – a primeira do mercado brasileiro no segmento de até cinco toneladas.

            O modelo foi submetido a um programa de testes por grandes frotistas, no qual o veículo mostrou um desempenho positivo. “Como resultado, já fechamos a primeira venda de 300 unidades. Mais detalhes do negócio serão informados oportunamente”, adianta Matias Guimil, gerente de Estratégia de Veículos Comerciais da Ford América do Sul. A E-Transit Furgão dispõe de quatro modelos com diferentes capacidades de carga volumétrica: a L2H2, com 9,5 metros cúbicos, a L2H3, com 10,7 metros cúbicos, a L3H3, com 12,4 metros cúbicos e a L4H3, com 15 metros cúbicos. Ela tem PBT de 3,5 toneladas, que permite a condução com CNH B, e sua capacidade de carga varia de 800 a uma tonelada. Já a E-Transit Chassi tem configurações com PBT de 3,5 e 4,2 toneladas e capacidade de carga de 1.300 a 2.100 quilos. Tanto a furgão quanto a chassi chegam com preço a partir de R$ 542 mil e condições especiais de venda, com garantia de três anos, ou 100 mil quilômetros, e cobertura de oito anos ou 160 mil quilômetros para a bateria. 

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            Segundo a Ford, a nova van elétrica tem maior capacidade de carga e autonomia que as concorrentes e um custo total de operação 40% menor comparado à versão a combustível. No curto prazo, a E-Transit tem como potenciais clientes empresas e grandes frotistas focados em investir em operações mais sustentáveis, com menores emissão de CO2 e custo operacional. Nos próximos anos, com o incremento da adoção de veículos elétricos, ela deve atender também a empresas menores atraídas pelos benefícios operacionais da eletrificação. A Ford Pro tem a proposta de oferecer total apoio aos clientes na transição para a eletrificação da frota, com a antecipação de suas necessidades, transformação dos veículos e preparação da infraestrutura de carga. Esse acompanhamento em tempo integral da jornada do consumidor inclui desde a entrega técnica do veículo, o treinamento, test-drive e monitoramento via conectividade, até a assistência técnica com um representante dedicado.

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            As variantes furgão e chassi da Ford E-Transit são equipadas com o mesmo motor elétrico de 198 kW, ou 269 cavalos, e torque de 43,8 kgfm. Além da tração traseira e do torque instantâneo, ela tem como diferencial a maior capacidade volumétrica da categoria, de até 15 metros cúbicos no furgão e de até 21 metros cúbicos, na chassi, quando implementada com baú similar ao da versão a combustão. Outra vantagem é a autonomia de 317 quilômetros (WLTP), superior à das concorrentes. A bateria de lítio de 68 kWh pode ser carregada tanto em corrente contínua (até 115 kW), em 35 minutos, quanto em corrente alternada (até 11,5 kW), em oito horas, usando conector do tipo 2 (padrão europeu), com um sistema de gerenciamento de recarga que otimiza a sua vida útil. 

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            A van elétrica da Ford traz ainda tecnologias semi-autônomas que reduzem o risco de colisões, como sistema de frenagem autônoma, controle de tração e estabilidade AdvanceTrac e câmera 360 graus. Também é a única do segmento com três modos de condução – “Normal”, “Econômico” e “Escorregadio” –, que junto com o sistema de regeneração de energia contribuem para a segurança e o menor custo operacional. O modem de conectividade fornece dados para auxiliar o condutor e a gestão do administrador da frota. 

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            De acordo com a engenharia da Ford Pro, a versatilidade da E-Transit permite o desenvolvimento de projetos de modificação para atender ao transporte de passageiros e outros usos específicos, como ambulâncias. A marca dá suporte ao cliente na transformação dos veículos e no desenvolvimento de projetos especiais. Esse trabalho é feito pela junto com transformadores localizados nas principais regiões do Brasil, que podem ser credenciados pelo programa de certificação de qualidade Ford Pro Convertor. Atualmente são 30 transformadores certificados.

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Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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