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A Ford é a marca que mais cresceu no segmento de vans de passageiros em 2022. Em um ano, a Transit atingiu 12% de participação de mercado e picos de 17% no segmento de passageiros. ara 2023, a linha Transit será ampliada com três novas versões: a automática, a chassi e a E-Transit (elétrica), apresentadas na Fenatran, que aconteceu de 7 a 11 de novembro, na capital paulista. A E-Transit será oferecida inicialmente no modelo furgão, com um conjunto de tecnologias de assistência ao motorista desenvolvidas para aumentar a produtividade e reduzir o risco de paradas, incluindo câmera de 360 graus, assistente de frenagem de ré, assistente de cruzamento e central multimídia com tela de 12 polegadas. O veículo faz parte do investimento global de US$ 50 bilhões da Ford em eletrificação até 2026. 

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Para atender à demanda por veículos eletrificados, principalmente na distribuição em grandes centros, a E-Transit começa a ser introduzida no Brasil e na América do Sul este mês. Ela será oferecida em um programa para grandes frotistas para ser entendido o tipo de uso, rotas, necessidades e padrões de recarga desses clientes. O mesmo tipo de programa foi desenvolvido na Europa e nos Estados Unidos, onde a E-Transit domina 90% do mercado de vans elétricas. “A eletrificação é uma tendência global que começa a crescer no Brasil, alavancada pela necessidade de redução de custo operacional e da emissão de carbono. Além disso, é uma exigência que os frotistas encontram cada vez mais na contratação de investimentos”, destaca Daniel Justo, presidente da Ford da América Latina.

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O motor da E-Transit oferece 198 KW (269 cavalos) potência e 43,8 kgfm de torque. A bateria de íons de lítio de 68 quilowatts permite uma autonomia de 317 quilômetros pelo ciclo WLTP, dependendo da versão, ambiente e modo de uso. O seu sistema de regeneração inteligente aproveita a energia das desacelerações e frenagens para aumentar a autonomia, principalmente em uso urbano. O modelo conta com três modos de condução – “Normal”, “Econômico” e “Escorregadio” – e tecnologias semi-autônomas para reduzir o risco de colisões. O carregamento é flexível, em corrente alternada ou contínua. Normalmente, em 11 kW CA ele leva cerca de oito horas e, em 115 kW CC, em 35 minutos para se ter de 15% a 80% da carga. Por ter a mesma carroceria da versão a diesel, bateria instalada no assoalho e um desenho exclusivo da suspensão e da tração traseira, a E-Transit preserva o espaço para carga e a versatilidade de adaptação a diferentes aplicações. Além disso, como tem 86% menos peças de desgaste por ser elétrica, seu custo total de operação é 40% menor. Com 12,4 metros cúbicos de capacidade de carga, o modelo tem 3.500 quilos de PBT e, por isso, pode ser dirigido por motoristas com carteira B. 

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A Divisão de Veículos Comerciais da Ford América do Sul faz parte da organização global Ford Pro, dedicada ao segmento comercial. Ela conta com uma estrutura própria de vendas, pós-vendas, engenharia e experiência do consumidor para oferecer aos clientes uma solução completa de produtos e serviços com foco na produtividade. Todos os modelos da Transit, tanto os atuais quanto os a serem lançados – a combustão ou eletrificados – são conectados. Assim, ajudam na localização do veículo, fazem agendamento de serviços online e geração de indicadores para o negócio e viabilizam serviços como o acompanhamento preventivo inteligente e a assistência técnica em conferência, para apoiar o cliente em toda a sua jornada. Com uma rede de mais de cem concessionárias em todas as regiões do Brasil, a Ford dispõe também de um canal exclusivo de atendimento aos clientes da Transit, com assistência vinte e quatro horas e sete dias por semana. 

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Por  Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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