Divulgação

O primeiro passo da BMW Motorrad rumo aos próximos 100 anos”. Foi com essa missão que, em outubro do ano passado, como parte das comemorações dos cem anos da BMW Motorrad, a linha 2024 da R 1300 GS foi apresentada na Europa e nos Estados Unidos. Depois de ter suas pré-vendas no Brasil iniciadas na primeira semana de março – quando, em apenas três dias, o primeiro lote de 500 unidades desapareceu das prateleiras virtuais –, a nova R 1300 GS finalmente chega às concessionárias brasileiras. Produzida em Manaus (AM), a nova moto pesa 12 quilos a menos que a antecessora R 1250 GS e traz um motor boxer de dois cilindros com 1.300 cm³ que produz uma potência de 145 cavalos a 7.750 rpm e desenvolve um torque máximo de 15,2 kgfm a 6.500 rpm. Trata-se do boxer BMW de motocicleta mais potente já produzido em série. O modelo está disponível em cinco versões. As GS e GS Plus vem na cor Light White, enquanto a GS Trophy homenageia a tradicional competição esportiva da marca em Racing Blue Metallic, a Triple Black investe em tons escuros e a Option 719 “Tramuntana” se apresenta com a cor Aurelius Green Metallic. Os preços são de R$ 99.900 para a GS, R$ 118.900 para a GS Plus, a GS Trophy e a Triple Black e R$ 126.900 para a Option 719. 

Divulgação

Ente os itens de série, o “quinteto” de variações da R 1300 GS traz em comum aquecedor de manoplas com três níveis; assistente de partida em subida (HSC Pro), BMW Motorrad ABS Pro integral, compartimento com conector USB dinâmico de frenagem e dinâmico do freio motor, luzes de pilotagem diurna (DRL), monitoramento de pressão dos pneus, painel de TFT com conectividade ao aplicativo BMW Motorrad Connected, protetores de mãos integrados com piscas em leds, sistema de chave presencial (keyless), cavalete central, assistente de troca de marchas pro, sete modos de pilotagem pro (“Eco”, “Rain”, “Road”, “Enduro”, “Enduro Pro”, “Dynamic” e “Dynamic Pro”), freio esportivo e farol Matrix – dispositivo full led com um ícone de luz como padrão, iluminando a estrada com mais clareza e garantindo uma melhor percepção no trânsito.

Divulgação

Os modos de pilotagem “Rain” e “Road” permitem adaptar-se à maioria das condições da estrada, o “Eco” possibilita atingir autonomia máxima com um único tanque de combustível e o “Enduro” oferece uma experiência melhorada com uma configuração específica para utilização em trilhas. Os modos de pilotagem Pro – que permitem mais personalização dos controles – também estão presentes com o “Enduro Pro”, o “Dynamic” e o “Dynamic Pro”. Outra novidade é o sistema de suspensão eletrônica (DAS), que alia o ajuste dinâmico do amortecimento dianteiro e traseiro com uma regulagem correspondente e taxa de retorno, dependendo do modo selecionado, da condição de pilotagem e das manobras, enquanto o ajuste automático de retorno assegura a compensação de carga. Isso se converte em uma experiência de pilotagem mais emocionante em todas as superfícies, seja sozinho, acompanhado ou com bagagem volumosa. Segundo a BMW Motorrad, o sistema DSA também garante um nível mais elevado de segurança, desempenho e conforto na pilotagem.

Divulgação

As R 1300 GS GS Trophy, Triple Black e Option 719 compartilham os assistentes de pilotagem Active Cruise Control (ACC), Front Collision Warning (FCW) e Lane Change Warning (SWW). O ACC, com controle de distância integrado, pode ser usado para definir a velocidade desejada e a distância em relação ao veículo à frente. O FCW, com intervenção dos freios, foi criado para prevenir colisões e ajudar a reduzir a gravidade dos acidentes. Já o SWW monitora as faixas à esquerda e à direita e pode ajudar a garantir uma mudança de faixa segura, ao mesmo tempo em que auxilia na utilização dos retrovisores. A GS Trophy dispõe ainda de um banco-conforto alto e suportes para “top case” e malas laterais. A Triple Black vem equipada com um banco-conforto baixo, suportes para malas laterais, farol Pro e para-brisa eletrônico ajustável. E a Option 719 “Tramuntana” reúne suportes para “top case” e malas laterais, faróis auxiliares e Pro, para-brisa eletrônico ajustável e detalhes com acabamento “Option 719”.

Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA