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Como parte das comemorações dos cem anos da BMW Motorrad, a linha 2024 da R 1300 GS acaba de ser apresentada na Europa e nos Estados Unidos, com novo motor boxer e nova suspensão. As origens da R 1300 GS remontam há mais de quatro décadas, quando a BMW Motorrad investiu em um novo segmento de Enduro Touring, com o lançamento da R 80 G/S. Desde então, os modelos GS com motor boxer têm estado entre os protagonistas do campo competitivo. Para garantir que isso continue a acontecer no futuro, a BMW Motorrad optou por um design quase completamente novo para a linha 2024 da R 1300 GS, com uma redução de peso de 12 quilos em comparação ao modelo anterior.

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            A peça central é mais uma vez o motor boxer de dois cilindros. O seu novo design é mais compacto, graças a uma caixa de velocidades localizada sob o motor e a uma nova disposição do eixo de comando. Com exatamente 1.300 cc, produz uma potência de 145 cavalos a 7.750 rpm, desenvolvendo um torque máximo de 15,2 kgfm a 6.500 rpm. Números que o tornam o motor boxer BMW mais potente já produzido em série.

            No centro do novo chassi está a estrutura principal em chapa de aço, que, além de ser otimizada em termos de espaço de instalação, oferece níveis de rigidez mais elevados do que o modelo antecessor. Para a parte de trás do quadro, a estrutura tubular de aço anterior foi substituída por uma construção em alumínio fundido. A nova suspensão na roda dianteira EVO Telelever com elemento flexível e a nova suspensão na roda traseira EVO Paralever revisada também proporcionam maior precisão e estabilidade de pilotagem.

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            O novo sistema eletrônico de suspensão dinâmica (DSA – Dynamic Suspension Adjustment), como equipamento opcional de fábrica, tem adaptação dinâmica de amortecimento e taxa de retorno, assim como compensação de carga. O DSA combina o ajuste dinâmico do amortecimento dianteiro e traseiro com um correspondente e taxa de retorno, dependendo do modo selecionado e da condição de pilotagem e das manobras, enquanto o ajuste automático de retorno assegura a compensação de carga. Com controle adaptativo de altura, a nova R 1300 GS oferece um ajuste totalmente automático, garantindo mais conforto sem comprometer a dinâmica de pilotagem nem as inclinações em curvas.

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            A nova R 1300 GS tem quatro modos de pilotagem em vez de três. Os modos de pilotagem “Rain” e “Road” permitem ajustar a moto às condições de estrada. Já com o “Eco” é possível atingir uma autonomia maior com um único tanque de combustível, enquanto o modo adicional “Enduro” permite uma utilização mais segura no off-road. Faróis Led Matrix, unidades de leds de última geração com geometria redonda e indicadores de seta integrados nos protetores de mão são de série, enquanto o “Headlight Pro” é opcional. Com o “Headlight Pro”, o facho do farol se direciona no sentido da curva, acompanhando a inclinação.

            A R 1300 GS apresenta novas opções de assistências à pilotagem, como o Active Cruise Control (ACC), o Front Collision Warning (FCW) e o Lane Change Warning (SWW). O ACC pode ser usado para definir a distância segura para um veículo à frente. O FCW previne colisões e ajuda a reduzir as consequências de acidentes. Já o SWM monitora as faixas da estrada nos dois lados da moto, ajudando ainda na utilização dos espelhos.

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            Nos Estados Unidos, a nova R 1300 GS desembarca no início de 2024. Além do modelo básico, haverá outras três versões: Triple Black, GS Trophy e Option 719 Tramuntana. A Triple Black é em tons de preto, a GS Trophy mistura tons de Racing Blue Metallic, White Metallic Matte e detalhes em vermelho e a Option 719 Tramuntana ostenta um esquema de cores bicolor com tons de Aurelius Green Metallic, Avus Black Metallic Matte e detalhes em preto/cinza com acabamentos dourados. No mercado norte-americano, o preço sugerido para o modelo básico parte de US$ 18.895 (cerca de R$ 96 mil). Não há confirmação sobre a chegada da nova R 1300 GS ao Brasil.

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Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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