Divulgação

A Citroën revelou as primeiras imagens do Basalt Vision, novo conceito de crossover-cupê que se juntará à gama da marca francesa pertencente à Stellantis na América do Sul no segundo semestre deste ano. De acordo com a Citroën, o Basalt combinará a fluidez e o dinamismo de um cupê, as vantagens e a robustez de um SUV e o equilíbrio e o espaço a bordo de um modelo para a família. Desenvolvido na América do Sul com forte integração local, o Basalt apoiará o crescimento internacional da Citroën ao lado do C3 e do Aircross nos principais mercados da marca. Será produzido ao lado dos outros dois modelos em Porto Real, no sul do Estado do Rio de Janeiro. Os três fazem parte do programa C-Cubed para trazer ao mercado carros com um caráter forte e uma experiência de conforto a bordo diferenciada. Segundo a marca francesa, o conceito Basalt Vision apresentado agora é esteticamente muito próximo do modelo que será oferecido aos clientes em 2024.

Divulgação

O Basalt deverá ter o mesmo “powertrain” do Aircross – lançado no final do ano passado. O T200 1.0 turbo já é usado em outros carros da Stellantis no Brasil – como versões da Fiat Strada e do Peugeot 208 – e conta com 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão do tipo CVT. Embora concorra com utilitários esportivos compactos, o Basalt rivalizará mesmo com o Volkswagen Nivus, um SUV de porte médio com linhas de cupê. Para isso, existe a possibilidade de o Basalt ter uma variante mais forte, com o motor T270 turbo da Stellantis, de até 185 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque. “Estamos muito satisfeitos em apresentar o terceiro modelo do programa concebido para impulsionar o crescimento internacional da Citroën. Nossas equipes estão fortemente empenhadas em entregar nos próximos meses esta visão inovadora do SUV-cupê que exala design arrojado, espaço interior e conforto a bordo únicos. Desenvolvido e produzido localmente, estamos confiantes de que o Basalt atrairá um grande número de clientes e fortalecerá a nossa posição nos principais mercados”, afirma Thierry Koskas, CEO global da Citroën.

Divulgação

Para a marca francesa, o Basalt Vision é um conceito ousado de SUV-cupê e que reúne várias expectativas dos clientes. Pela visão da fabricante, o seu caráter de utilitário esportivo é aspiracional, expressando modernidade, robustez e segurança. No estilo, o veículo é potente e “musculoso” graças a sua elevada distância em relação ao solo, pelo capô alto, pela dianteira vertical, pelos para-lamas alargados e pelas molduras das caixas de roda com formas geométricas distintas. Sua porção traseira tipo cupê (com o teto baixando radicalmente na parte posterior do veículo) acrescenta fluidez e dinamismo. O conjunto tem proporções equilibradas e uma silhueta que promete eficiência aerodinâmica.

Divulgação

O nome “Basalt” será mantido quando o modelo entrar em linha de produção. A denominação compartilha com a rocha vulcânica basalto, nascida da energia da terra, com promessa de robustez e serenidade representada por esse material resistente e perene. Conforme a Citroën, essas características são correspondidas por um veículo que surpreenderá pela resistência e confiabilidade. Ainda de acordo com a fabricante, a maior distância em relação ao solo tornará o carro mais apto para enfrentar condições de direção mais difíceis e terrenos com mais obstáculos. Programado para chegar às concessionárias no segundo semestre deste ano, o Basalt tentará atrair profissionais jovens e famílias.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA