Pontapé inicial

A Volvo Car Brasil abre oficialmente a pré-venda do XC40 Recharge Pure Electric, seu primeiro modelo 100% elétrico a ser comercializado no país, com preço de R$ 389.950. “Esse é mais um marco para a Volvo no Brasil. Acabamos de anunciar que não venderemos mais carros somente à combustão em solo nacional”, afirma João Oliveira, diretor-geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil. Os clientes que adquirirem o modelo durante a pré-venda ganharão o Google Nest, fazendo alusão ao novo sistema multimídia desenvolvido pela gigante de serviços online e software dos Estados Unidos para o veículo, e um Volvo Wallbox com a instalação inclusa, podendo ser feita em casa ou no escritório. O carro tem garantia de três anos e virá com um pacote completo de manutenção e serviços por também três anos. O XC40 Recharge Pure Electric inaugura o novo “powertrain” P8 100% elétrico e com potência de 408 cavalos. Graças ao moderno conjunto de baterias, o modelo tem uma autonomia de até 418 quilômetros.

Hora do adeus

Depois de quase quatro décadas de história em mais de cento e setenta países, a linha Pajero Full deixará de ser produzida. Para marcar o adeus, a Mitsubishi Motors do Brasil traz a série especial Legend Editionlimitada a apenas cem unidades, todas numeradas, com preço de R$ 357 mil e detalhes exclusivos que destacam todo o legado do veículo. Junto com o modelo, virá um livro contando a história repleta de conquistas, desafios e prêmios que ajudaram a fazer do Pajero Full uma lenda dentro da indústria automotiva mundial. A edição especial é equipada com motor de 3.2 a diesel com 200 cavalos a 3.800 rotações e 44,7 kgfm de torque acoplado a uma transmissão automática de 5 velocidades. Traz ainda o sistema de tração Super Select AWD-II, controle de estabilidade e tração, suspensão independente nas quatro rodas, assistente de frenagem no motor para descidas íngremes e a segurança de oito airbags. A partir de agora, a linha Pajero Sport dará continuidade à trajetória do Pajero Full.

Atualização de graça

De forma gratuita, a BMW do Brasil disponibiliza em mais de quinze de seus modelos produzidos a partir de janeiro de 2019 a atualização remota dos serviços que ativam a Amazon Alexa. Com a nova funcionalidade, será possível ter acesso a vários serviços digitais via comando de voz do aplicativo e controlar dispositivos associados. A atualização remota de software estará ao alcance de modelos com o sistema operacional 5 e 6. São eles: o X2 sDrive20i, o X2 sDrive18i, o X6 xDrive35i, o M140i, o 120i, o 320i, o 430i, o M4, o X6 M, o M2 Competition, o M5, o X3 M, o X4 M, o X3 xDrive20i, o X4 xDrive30i e o 530e. Para ter acesso aos serviços da assistente virtual desenvolvida pela Amazon, o motorista precisa apenas entrar na área “ConnectedDrive”, localizada dentro de “Menu”, pressionar a tecla “Option” do iDrive e “Atualizar os Serviços”.

Preparando o terreno

O projeto Ecovagas, uma iniciativa idealizada entre a Estapar, rede de estacionamentos, e a Enel X, empresa de soluções energéticas, anuncia a chegada do Grupo Stellantis como o mais novo parceiro da primeira rede de recarga semipública para veículos híbridos e elétricos do Brasil. A empresa disponibilizará os serviços em duzentos pontos de recarga aos clientes dos futuros veículos elétricos do Grupo (união da FCA com a PSA), que começam a chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre deste ano, com os modelos Peugeot 208 e-GT e Fiat 500e, além de outros elétricos de marcas da Stellantis. Ingressar no projeto junto à Ecovagas é um passo importante para a estratégia de eletrificação da Stellantis, preparando-se para a vinda de futuros híbridos e elétricos. “Essa parceria faz parte de um conjunto de iniciativas da Stellantis para a preparação de um ecossistema de mobilidade elétrica antes mesmo de os veículos serem comercializados”, explica Breno Kamei, responsável pelos Programas e Planejamento de Produtos para a América do Sul da Stellantis.

Visita virtual

Os museus cuidam de tesouros e contribuem muito para a vida cultural e social. O Museu da Porsche, em Stuttgart, na Alemanha, não somente apresenta a mensagem histórica olhando para o passado como também conduz os valores da marca de forma autêntica e vívida para o presente e o futuro. Agora, a Porsche faz um convite para um tour virtual ao seu museu (www.porsche.com/Museum). Seguindo o lema deste ano “Os Museus Inspiram o Futuro”, todos os interessados podem fazer uma visita pela exposição especial “25 Anos do Boxster”. Dessa forma, a história do carro esportivo com motor central e sua importância para a marca alemã serão levadas para as salas de estar em todo o mundo. “Os novos tempos exigem uma nova forma de pensar. Já utilizamos a tecnologia digital e mostramos as origens e a experiência da Porsche na engenharia automotiva por meio de canais modernos há muito tempo”, orgulha-se Achim Stejskal, diretor do Patrimônio e Museu da Porsche.

Viés de alta

Segundo a Nissan, o sedã compacto Versa trazido do México segue evoluindo constantemente no país desde seu lançamento, no final de outubro do ano passado. Em abril de 2021, o modelo atingiu a sua maior participação de mercado no Brasil, com 5,7% das vendas do segmento. O número é ainda mais significativo porque o sedã não está sendo oferecido para frotas. “O modelo é um sucesso inclusive com consumidores de sedãs de segmentos superiores. Seu conteúdo tecnológico e nível de conforto realmente desafiam os conceitos que existiam até agora. Estamos entre os carros mais vendidos no varejo em sessenta e oito das cento e vinte praças de comercialização da Nissan no Brasil. Nosso desafio é atender ao crescente aumento da demanda pelo nosso sedã”, comemora Tiago Castro, diretor Sênior de Vendas e Marketing da Nissan do Brasil. O novo Versa é equipado o mesmo motor 1.6 de 16V com 114 cavalos de potência e 15,5 kgfm de torque que move o utilitário esportivo Kicks.

Problemas à vista

Dirigir é desafiador para qualquer pessoa, mas pode ser ainda maior para quem usa óculos de grau. Alessia Braz, oftalmologista parceira da Zeiss, empresa internacional líder em tecnologia do setor de óptica e optoeletrônica, dá dicas sobre os cuidados no trânsito, até além de sua área específica. “A pupila reage à intensidade da luz ambiente. Em condições de baixa luminosidade, como ao anoitecer (lusco-fusco), durante chuvas ou em dias nublados, o diâmetro da pupila fica entre o pequeno e o grande, tornando a percepção espacial difícil para os motoristas e afetando seu desempenho visual”, ensina Alessia.
Descanso: o sono está diretamente relacionado ao alto índice de acidentes nas estradas, competindo praticamente de igual para igual com o consumo de bebidas alcoólicas.
Alimentação: uma boa alimentação pode colaborar muito com uma viagem tranquila. Dar preferência às comidas leves e de fácil digestão.
Volante x celular: quando o veículo está em movimento, o foco do motorista deve ser 100% no ato de dirigir. Distrações, como o uso do celular, podem causar acidentes fatais em fração de segundos.
Uso dos óculos: previsto na legislação brasileira e passível de multa, o uso dos óculos de grau é obrigatório para quem necessita. Investir em produtos de qualidade é essencial para preservar a saúde ocular.
Cinto de segurança: as estatísticas mostram que uma pessoa ejetada para fora do veículo durante um acidente sofre cinco vezes mais risco de morrer.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA