Com o Concept EQT, que acaba de apresentar na cidade alemã de Stuttgart, a Mercedes-Benz dá uma mostra do seu primeiro veículo no segmento de pequenas vans premium para famílias: o Classe T, que será lançado no mercado em 2022, do qual o EQT será a versão totalmente elétrica. Às vésperas de se tornar um modelo de série, o veículo conceitual combina um espaço amplo e versátil para até sete ocupantes e um grande compartimento de bagagem, com um design típico da Mercedes, tudo isso com um apelo de alta classe. A Mercedes-Benz pretende traduzir a receita do atual Classe V para um formato mais compacto no Classe T, trazendo uma nova qualidade premium para o segmento de vans de pequeno porte. E o Concept EQT destaca a combinação de elevado conforto e funcionalidade com o prazer de condução elétrica. “O Classe T agradará a famílias e todos os clientes de qualquer idade que gostam de atividades de lazer e precisam de muito espaço, sem abrir mão do conforto e estilo. E, como mostra o Concept EQT, reafirmamos nossa reivindicação de liderança em eletromobilidade e também ofereceremos um modelo totalmente elétrico neste segmento”, explica Marcus Breitschwerdt, chefe da Mercedes-Benz Vans.

            O Concept EQT é facilmente reconhecível como um membro da família de veículos elétricos Mercedes-EQ. Seu design se distingue por proporções equilibradas, com ombros musculosos. As impressionantes cavidades das rodas sublinham a força e o apelo emocional do veículo. O painel frontal preto característico da família, ladeado por faróis de leds, flui do capô e brilha com um padrão formado por pequenas estrelas de três pontas, de diferentes tamanhos com efeito 3D, apresentadas em todo o veículo, inclusive nas rodas de liga leve de 21 polegadas com acabamento de alto brilho. Uma faixa de luz conecta os faróis com as luzes traseiras, ambos em leds, criando um contraste com a pintura do veículo em preto brilhante.

            De acordo com a marca alemã, o interior do Concept EQT pretende ser tão emocional e elegante quanto o seu exterior. Caracterizado por tons contrastantes de preto e branco, os assentos são estofados em couro napa branco. As aplicações de couro trançado no painel central do assento são compostas de material reciclado. O painel de instrumentos tem um design particularmente atraente. A seção superior tem a forma de um perfil de asa e se funde dinamicamente com o painel de instrumentos. Um prático compartimento semifechado está localizado acima do painel de instrumentos para facilitar o acesso a utensílios ou documentos. Saídas de ar redondas em preto brilhante, elementos de acabamento galvanizados e o volante multifuncional com botões Touch Control enfatizam a aparência moderna. A iluminação ambiente no console central, nas portas e no espaço para os pés cria uma atmosfera elegante.

            Já conhecido em outros modelos da Mercedes-Benz, o sistema de infoentretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) traz o inovador conceito de operação intuitiva e amplo display para o segmento de pequenas vans. O sistema pode ser operado pelo display central independente com função de toque, pelos botões de controle de toque no volante e, opcionalmente, pelo assistente de voz “Hey Mercedes”. Sua capacidade de aprender graças à Inteligência Artificial permite antecipar o que o motorista gostaria de fazer a seguir com a ajuda de funções preditivas. Por exemplo, se alguém liga regularmente para uma determinada pessoa às sextas-feiras a caminho de casa, o sistema sugere o seu número de telefone no visor nesse dia da semana. Outros destaques do MBUX incluem informações de tráfego ao vivo e atualizações via internet.

            No visor de alta resolução do sistema de infoentretenimento, o setor EQ no menu principal serve como um ponto central de acesso a exibições e configurações específicas sobre a corrente de carga, a hora de partida, o fluxo de energia e o consumo. O display de mídia também pode ser usado para operar a navegação, bem como os modos de condução. Funções e serviços de navegação específicos para EV são oferecidos, como a exibição de estações de recarga, o alcance elétrico e o planejamento de rota otimizado levando em consideração o nível de carga, o clima ou a situação do tráfego.

            Com 4,94 metros de comprimento, 1,86 metro de largura e 1,82 metro de altura, o Concept EQT apresenta portas deslizantes nos dois lados com uma abertura grande, para que ambos os bancos individuais da terceira fileira possam ser alcançados sem dificuldade. Três cadeiras para crianças podem ser instaladas lado a lado na segunda fileira de bancos. Um teto panorâmico com uma paisagem de estrelas projetada a laser inunda o interior com luz. A traseira em declive acentuado proporciona um compartimento de carga bem espaçoso. Se for necessário mais espaço, os assentos da terceira fileira podem ser rebatidos ou totalmente removidos, dando lugar para um carrinho de bebê, uma caixa de transporte para cães e outros equipamentos de lazer. O porta-malas do Concept EQT abriga um item surpreendente: um skate do tipo longboard elétrico, feito de alumínio e integrado ao compartimento de carga. Ele fica armazenado em um compartimento no piso do porta-malas, sob uma tampa de acrílico. O novo Classe T e sua versão elétrica EQT complementarão o portfólio no segmento de vans de pequeno porte da Mercedes-Benz juntamente com o furgão de carga Citan, que estreará uma nova geração ainda este ano, também com uma variante totalmente elétrica.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA