Topo inalterado
As vendas de carros de passeio e comerciais leves fecharam fevereiro com 155.277 unidades emplacadas, com crescimento de 2,1% sobre janeiro deste ano e de 19,02% ante o mesmo mês de 2023. No primeiro bimestre deste ano, as vendas nos dois segmentos foram de 307.339 unidades, um aumento de 22,8% em comparação ao mesmo intervalo de 2023. Entre os modelos, a picape compacta Fiat Strada manteve a liderança em fevereiro, com 8.568 exemplares vendidos, seguida pelos hatches compactos Volkswagen Polo, com 8.063, e Fiat Argo (6.507), pelos subcompactos Fiat Mobi (6.288) e Renault Kwid (6.046), pelo hatch compacto Hyundai HB20 (5.287), pelo SUV compacto Hyundai Creta (4.385), pelo hatch compacto Chevrolet Onix (4.299), pela picape compacta Volkswagen Saveiro (4.127) e pelo SUV médio Jeep Compass (4.074). (colaborou o consultor Marcelo Cavalcante de Lima)
Sucessor garante segunda posição
A Fiat permaneceu em primeiro lugar nas vendas de fevereiro, com 34.326 unidades comercializadas e participação de mercado no Brasil de 22,1%. A marca italiana ficou à frente da alemã Volkswagen, com 23.906 emplacamentos e “market share” de 15,4% – embalada principalmente pelas vendas do Polo, o sucessor do Gol na versão Track –, da norte-americana General Motors (16.535 e 10,6%), da japonesa Toyota (13.396 e 8,6%), da sul-coreana Hyundai (11.961 e 7,7%), da francesa Renault (10.050 e 6,4%), da norte-americana Jeep (8.760 e 5,6%), das japonesas Nissan (5.866 e 3,7%) e Honda (5.443 e 3,5%) e da sino-brasileira Caoa Chery, que vendeu 3.339 unidades em fevereiro e teve “share” de 2,1%. (colaborou o consultor Marcelo Cavalcante de Lima)
Lugar reservado
O primeiro bimestre deste ano teve a venda de 22.477 unidades de veículos eletrificados no Brasil, sendo 7.983 de 100% elétricos e 14.494 de híbridos, que associam um motor a combustão interna a um – ou mais – elétrico. Desde 2012, os dois segmentos já venderam 243.005 veículos elétricos e híbridos no país. Só em fevereiro de 2024, foram 3.627 de totalmente elétricos e 6.824 de híbridos. Nos elétricos, o BYD Dolphin manteve a liderança em fevereiro, com 1.807 exemplares emplacados (quase a metade da soma de todos os outros modelos no mês), seguido pelo GWM Ora 03 (588), pelos BYD Seal (455) e Yuan Plus (226) e pelo JAC E JS1 (140). Nos híbridos, o primeiro lugar em fevereiro ficou com o BYD Song Plus, com 1.901 unidades vendidas, à frente do GWM Haval H6 (1.127), dos Toyota Corolla Cross (920) e Corolla sedã (413) e do Caoa Chery Tiggo 8 (242). (colaborou o consultor Marcelo Cavalcante de Lima)
Desconto de ocasião
A Kia Brasil anunciou a redução de R$ 15 mil no preço praticado do Stonic em dezembro do ano passado, passando de R$ 139.990 para R$ 124.990, válido por todo o mês de março. O preço promocional do Stonic faz parte da campanha comercial “Movimento Híbrido Kia”, extensiva também aos outros modelos da marca, o Niro e o Sportage. Com 4,14 metros de comprimento, 1,76 metro de largura, 1,52 metro de altura e 2,58 metros de entre-eixos, o Stonic compartilha a plataforma com o Rio e é produzido na Coreia do Sul e na China. O Stonic tem motor 1.0 turbo Kappa Smartstream de três cilindros com injeção direta e sistema híbrido leve (MHEV) de 48V, com um total de 120 cavalos de potência e torque de 20,4 kgfm. A transmissão é automática de 7 marchas e dupla embreagem, com tração dianteira. De acordo com a marca sul-coreana, o carro acelera de zero a 100 km/h em 10,4 segundos e pode chegar a 190 km/h.
Vantagens e mais vantagens
A GWM incorpora mais vantagens para quem comprar o 100% elétrico Ora 03 – segundo colocado em vendas dos carros carregáveis em tomadas no segmento em fevereiro. A partir de agora, quem comprar o Ora 03 nas versões Skin ou GT terá cinco anos de revisões gratuitas ou 48 mil quilômetros. A Skin pode ser adquirida com entrada de 50% mais 24 parcelas com taxa zero de juros em um dos 70 pontos de venda da marca chinesa ou ainda pelo site Mercado Livre, mediante depósito de R$ 9 mil. Também é possível incluir no valor do financiamento a aquisição de um Wallbox WEG para as duas variantes do elétrico. Outra vantagem é a recarga de bateria sem custo em mais de mil postos em todo o Brasil durante este ano, por meio de vouchers. Para saber mais detalhes, basta acessar o site da GWM (www.gwmamericas.com.br). O preço do Ora 03 Skin é de R$ 150 mil, enquanto o do GT é de R$ 184 mil. As duas configurações são movidas pelo mesmo motor, posicionado no eixo dianteiro, que entrega 171 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque. O modelo é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 8,2 segundos, com a velocidade máxima limitada em 160 km/h. Uma diferença entre as versões está na capacidade energética da bateria. Na Skin, é de 48 kWh, já na GT, é de 63 kWh, proporcionando maior autonomia, que chega a 319 quilômetros, de acordo com o Inmetro.
Mais para o campo
O Volkswagen Polo tem uma nova versão, a Robust – nome já usado na picape compacta Saveiro –, desenvolvida para terrenos mais difíceis. Para isso, a suspensão foi elevada, com o comprador recebendo dois kits de acessórios para ajustar o veículo a situações de terrenos mais difíceis. A marca alemã não divulgou o preço da nova variante, nem se ela será permanente no seu catálogo, apenas confirmando que será oferecida apenas em vendas diretas (sem a intermediação de concessionária). Basicamente, o Polo Robust utiliza as configurações do Track (o herdeiro do Gol), com motor 1.0 aspirado de três cilindros de até 84 cavalos de potência e 10,3 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de 5 marchas. Para estrear o Polo Robust, a Volkswagen escolheu a Expodireto Cotrijal – uma das maiores feiras do agronegócio no Brasil –, realizada de 4 a 8 de março na cidade de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. O Polo é produzido nas cidades paulistas de São Bernardo do Campo e Taubaté.
“Verdes” esportivos
A Porsche deu início à pré-venda do novo Macan no Brasil. O modelo é oferecido por R$ 580 mil na versão Macan 4, que já pode ser encomendada, e por R$ 770 mil na Macan Turbo, a partir do próximo dia 13. As entregas das primeiras unidades são esperadas para o segundo semestre deste ano. Dotado de potência de 408 cavalos (300 kW) no Macan 4 e de 639 cavalos (470 kW) no Macan Turbo, o segundo automóvel totalmente elétrico da marca de Stuttgart tem a Porsche Active Aerodynamics – com elementos ativos e passivos e um coeficiente de arrasto de apenas 0,25 – que confere aceleração de zero a 100 km/h em 5,2 segundos e velocidade máxima de 220 km/h no Macan 4. No Macan Turbo, os números são de 3,3 segundos e 260 km/h, respectivamente. Os dados de autonomia, aferidos de acordo com as normas do Inmetro, serão divulgados futuramente. Os dois Macan elétricos têm tração permanente nas quatro rodas. Os motores retiram sua energia de uma bateria de íon de lítio acondicionada no assoalho do carro, que pode ser carregada de 10% a 80% em 21 minutos em um posto de carregamento rápido. Os modelos a combustão continuarão sendo comercializados pelos Porsche Center de todo o Brasil, nas versões Macan, Macan T, Macan S e Macan GTS.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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