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Pequeno e abusado

A BYD acaba de confirmar a chegada ao país do Dolphin Mini – a versão reduzida do carro elétrico mais vendido do Brasil desde o ano passado. O modelo já está disponível para reservas, mas ainda não teve seu preço revelado. Por outro lado, porém, com o recente rebaixamento do preço do Renault Kwid E-Tech para R$ 99.990, é tido como quase certo que a nova variante do Dolphin virá ao Brasil a R$ 99 mil. Se for confirmado um bônus inicial oferecido pela marca chinesa de R$ 10 mil, sairá por algo em torno de R$ 89 mil. O Dolphin Mini tem 3,78 metros de comprimento, 1,71 metro de largura, 1,58 metro de altura e 2,50 metros de entre-eixos. Conta com motor de 75 cavalos de potência e 13,5 kgfm de torque, com autonomia de 280 quilômetros conforme o Inmetro. A bateria Blade LFP (fosfato de ferro-lítio) de 38 kWh tem potência de recarga de 6,6 kW no AC e de 40 kW no DC, com recarga de 30% a 80% no DC em meia hora. O modelo vem com seis airbags, freio de estacionamento eletrônico, direção elétrica com regulagem de profundidade e altura, banco do motorista elétrico, central multimídia BYD com 10,1 polegadas, compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, navegador GPS e Spotify nativos e instrumento digital de 7 polegadas. (colaborou o consultor Marcelo Cavalcante de Lima)

Ligado nas atualizações

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Update for the Audi Q2: New infotainment system with touchscreen and the Audi virtual cockpit

O Audi Q2 está recebendo uma atualização tecnológica abrangente em seu sistema de infoentretenimento, com todos os novos carros ganhando software e hardware inéditos, incluindo um display MMI “touch” de alta resolução de 8,8 polegadas, o Audi virtual cockpit com display de instrumentos de 12,3 polegadas e o volante multifuncional de três raios. Recursos de segurança adicionais, como reconhecimento de sinais de trânsito, aviso de saída de faixa e assistência ao estacionamento traseiro também integrarão os itens de série do SUV. O MMI Navigation plus com o Audi Connect e os serviços de navegação com mapas de satélite de alta resolução do Google facilitarão a leitura juntamente com todos os dados de condução relevantes, com uma atualização por mês automaticamente. O Audi Connect utiliza um e-SIM instalado permanentemente. As novidades no Q2 estarão disponíveis no primeiro semestre deste ano, com o modelo permanecendo sendo produzido em Ingolstadt, na Alemanha. A Audi deve finalmente introduzir o modelo em seu portfólio brasileiro. O Q2 esteve cotado para vir para cá pela primeira vez em 2015.

Linha acionada 

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O Renault Kardian foi mostrado pela primeira vez em outubro de 2023, tendo sua pré-venda lançada na semana passada. Agora, a marca francesa confirma que o seu novo SUV começou a ser produzido regularmente no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). O carro inaugura uma nova plataforma, um novo motor 1.0 turbo flex e uma nova caixa de câmbio automática de dupla embreagem. O Kardian é o primeiro carro do Renault International Game Plan 2027 e será lançado oficialmente no mercado brasileiro no final do próximo mês. Os pedidos no período de pré-vendas podem ser feitos no site prevenda.kardian.renault.com.br/r-passno R Pass com um sinal de R$ 1 mil. Com isso, o cliente tem acesso à reserva do carro e entrega prioritária, além da garantia de preço de pré-venda. As primeiras unidades do Kardian serão entregues a partir de seu lançamento. Estão disponíveis três versões de acabamento, a Evolution, com preço de R$ 112.790, a Techno, a R$ 122.990, e a Première Edition, a R$ 132.790. 

Problemas de junta

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Essenciais para o funcionamento e a vida útil dos motores a combustão, as juntas de cabeçote são projetadas para vedar a conexão entre o bloco e o cabeçote do propulsor. Sua função principal é evitar que fluidos, como óleo lubrificante e líquido de arrefecimento, se misturem, mantendo ao mesmo tempo a compressão da mistura ar/combustível dentro das câmaras de combustão. De acordo com Marlon Silva, coordenador técnico da Takao – marca de componentes para motor comercializada pela Goop Distribuidora –, os sinais de problemas nas juntas de cabeçote são:

– Perda de potência – Ao queimar, a junta do cabeçote deixa de manter a compressão adequada nos cilindros. Essa condição pode acelerar o desgaste dos componentes e causar danos irreparáveis ao motor.

– Alto consumo de óleo e combustível – Se houver queima da junta, ocorrem vazamentos de óleo e fluído de arrefecimento para as câmaras de combustão. Isso leva a um aumento excessivo no consumo de óleo e de combustível.

– Fumaça no sistema de exaustão – Depois de um tempo com a junta queimada,o sistema catalítico é afetado, soltando uma fumaça bem visível e forte odor exalado pelo sistema de exaustão.

-Vazamentos – Um sinal característico de queima da junta é o acúmulo do fluido do radiador em partes do motor ou abaixo do veículo.

– Contaminação de fluidos – Durante a queima da junta, ocorre a mistura do óleo lubrificante com o fluído de radiador, provocando uma contaminação que afetará a lubrificação de todos os componentes. 

Só para bacanas

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A McLaren São Paulo acabada de receber três unidades do modelo 750S Spider – com as portas ao estilo asa de gaivota – para entrega a clientes. Pintados nas cores Azul Aurora, Laranja McLaren e Branco Gelo, cada um foi configurado de acordo com os desejos do respectivo comprador, aproveitando as possibilidades de personalização oferecidas pela McLaren Automotive. “A chegada simultânea de três unidades de um único modelo top de linha como o 750S Spider não é um acontecimento frequente. Foi por essa razão que decidimos fazer o registro dos três carros juntos na loja”, explica Rodrigo Soares, diretor de Operações da McLaren São Paulo. Lançado no ano passado com carrocerias cupê e conversível, o McLaren 750S é equipado com motor 4.0 V8 biturbo capaz de entregar 750 cavalos de potência e 80,5 kgfm de torque, impulsionando o superesportivo de zero a 100 km/h em apenas 2,8 segundos, até 200 km/h em 7,3 segundos e à máxima de 332 km/h. O 750 S Spider tem valor de R$ 4,2 milhões. Mas preço não é problema para quem pode ter um McLaren, não é mesmo? 

Versão híbrida

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O CR-V é o automóvel Honda mais vendido no mundo. Agora, o SUV chega a sua sexta geração com a adoção da exclusiva tecnologia híbrida e:HEV. O CR-V Advanced Hybrid desembarca no Brasil em cinco opções de cores: Preto Cristal perolizada, Prata Platinum metálica, Branco Topázio perolizada, Cinza Basalto metálica e a inédita Azul Astral metálica. O revestimento do interior é em cinza claro para os veículos em Branco Topázio, Cinza Basalto e Azul Astral. Nas demais, a cabine é na cor preta. O modelo tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem. O conjunto elétrico (baterias e motores) tem garantia de oito anos ou de 160 mil quilômetros, com preço do carro de R$ 352.900. Do ponto de vista dinâmico, o CR-V Advanced Hybrid tem dois motores elétricos dispostos em paralelo – um para tração e outro para geração de energia – e o propulsor a combustão de quatro cilindros 2.0 DOHC de ciclo Atkinson com injeção direta de gasolina. De acordo com a Honda, a tração integral Real Time AWD Intelligent Control System permite elevado patamar de segurança e adaptabilidade aos mais variados tipos de terreno e condições de aderência. O habitáculo conta com teto solar panorâmico, multimídia com tela de 9 polegadas, painel de TFT de 10,2 polegadas, Head-Up display, dez airbags, operação inteligente da tampa do porta-malas, conectividade do myHonda Connect e sistemas de alto-falantes premium Bose e de condução assistida Honda Sensing. 

Nas rodas da sustentabilidade 

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A Michelin está completando um plano de investimento conjunto para a construção da primeira fábrica de reciclagem de pneus em final de ciclo de vida em Uddevalla, na Suécia. A empresa conjunta, formada ainda pela Antin e pela Enviro, em 2023, tem como objetivo construir várias fábricas de reciclagem na Europa. A fábrica deverá estar operacional no próximo ano, para processar inicialmente 35 mil toneladas de pneus velhos. A Scandinavian Enviro Systems desenvolveu uma tecnologia de reciclagem que extrai matérias-primas dos pneus em final de ciclo de vida, como o Carbono Black e o óleo de pirólise, por reação de decomposição por meio do calor, oferecendo importantes benefícios ambientais, incluindo uma redução substancial das emissões de dióxido de carbono.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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