Óleo local
A multinacional francesa de lubrificantes para motores Motul, que atua há mais de cento e sessenta e cinco anos no mercado mundial, lança o primeiro produto da marca fabricado no Brasil. Trata-se do 3000+ (plus), que a marca define como um lubrificante mineral com qualidade premium para o segmento de motos de baixa cilindrada. A demanda de um setor responsável por 80% do mercado interno e o desejo de atender a um público tão forte no Brasil foram os principais fatores que motivaram a Motul a desenvolver o novo produto, dando um upgrade na formulação química do já conhecido lubrificante Motul 3000 (100% mineral, viscosidade 20W-50), para a realidade na aplicação das ruas brasileiras. “Percebemos a carência por um produto com qualidade e preço competitivo. As motos de até 160 cilindradas têm forte presença nos serviços de entregas, rodam por longos períodos e em condições de uso severas. Como falamos por aqui, a inovação está no nosso DNA. Então, ao perceber essa necessidade do mercado, precisávamos agir. O 3000+ chegou para atender a o consumidor que precisa rodar muito, garantindo a proteção do motor, com confiabilidade e durabilidade”, explica Guillaume Pailleret, CEO da Motul Brasil. A expectativa de produção é de 5 a 6 mil toneladas anuais. O 3000+ será fabricado no Estado de São Paulo, em uma indústria parceira, com gerenciamento da Motul, que fornece a matéria-prima e administra a operação. A embalagem do novo produto vem acompanhada de um adesivo com a logomarca da Motul, que pode ser facilmente destacado e utilizado na decoração da moto – uma ação de marketing especialmente pensada para agradar aos fãs da marca, que a Motul chama de “motul lovers”.
Expansão elétrica
A startup de mobilidade elétrica Voltz recebeu um aporte de R$ 100 milhões da Creditas e do Grupo Ultra. O capital será utilizado para a implantação da primeira fábrica de motos elétricas na Zona Franca de Manaus, na expansão da marca no Brasil, no desenvolvimento de novos modelos e em projetos estratégicos. “Com o aporte, podemos executar planos essenciais para alavancar o crescimento da Voltz, como melhorar nossa cadeia de suprimentos com o início da produção em larga escala no Brasil, inauguração de lojas-conceito em várias localidades estratégicas, lançamentos de novos modelos e projetos de conectividade que redefinirão a mobilidade em duas rodas”, conta Renato Villar, fundador da empresa. Desde que trouxe ao mercado o modelo EV1, primeira scooter elétrica concebida no país, em novembro de 2019, a Voltz já vendeu mais de 4 mil veículos no Brasil, entre diferentes modelos da scooter EV1 e a moto EVS. Para 2021, o objetivo da companhia é multiplicar cinco vezes sua receita operacional.
Aposta limitada
A MXF Motors está lançando a 250TS Limited Edition, modelo de dois tempos desenvolvido para prática de enduro e trilhas. Apresentada em 2018 durante o Bananalama, a nova versão ganha carenagem com grafismos inspirados nos modelos de competição do MXF Enduro Team, além de design afinado, subquadro de alumínio, protetor de bengala dianteira da BMS Racing, suspensões reforçadas, conjuntos de descarga e ponteira reformulados. Outras inovações são um novo set de carburador, flange e filtro de ar, que permitem um novo ajuste, mais rápido e capaz de gerar mais economia de combustível. O pinhão também foi revisado para conferir maior poder de arrancada para a 250TS Limited Edition. O motor de dois tempos da 250TS Limited Edition tem 224 cm³ de capacidade e conta com refrigeração a água e óleo e partida elétrica ou por pedal. A nova 250TS Limited Edition tem preço sugerido de R$ 32.900. A marca não informa quantas unidades serão fabricadas na edição limitada.
Coisa de jovem
Foi por meio do aplicativo Tik Tok que a fabricante italiana Piaggio apresentou a inédita scooter elétrica One poucos dias antes da sua aparição oficial, marcada para o Salão de Pequim, na China. Com design jovial, a One foi exibida na mídia social sem maiores detalhes. Segundo a fabricante, a e-scooter será “leve, fácil de se conduzir e essencial mas inteligente”. Está confirmado que o modelo será equipado com um painel de instrumentos digital colorido capaz de mudar o tom do fundo dependendo do ambiente, luzes de leds, partida sem chave e dois mapeamentos do motor elétrico. Será a única scooter elétrica a oferecer um compartimento abaixo do assento, um problema nesses modelos por conta do espaço usado para levar a bateria. As baterias da One poderão ser retiradas para receberem recarga em casa ou no escritório. Espera-se que os detalhes técnicos sejam disponibilizados no Salão de Pequim.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!