Gás que se espalha

            A Scania não para de ampliar as vendas de seus caminhões pesados da Nova Geração movidos por Gás Natural Veicular e biometano, produzidos desde março de 2020 na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A Comgás, a maior distribuidora de gás natural do país, anunciou que pretende acelerar o desenvolvimento do mercado de GNV e biometano para veículos comerciais pesados. Está investindo na ampliação da rede de dutos em polos estratégicos nos quais há uma demanda iminente por gás natural, e ainda tem como meta futura inserir o biometano em sua rede de dutos. Outra empresa que resolveu investir nos caminhões movidos a biometano e GNV é a B2W Digital. Dona das marcas Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato, a empresa inicia a operação de uma frota de caminhões movidos a biometano e GNV, a primeira do e-commerce no país. Até o fim de maio, dez caminhões estarão circulando por diferentes rotas da região Sudeste com a tecnologia mais sustentável. Com capacidade de transportar até 23 toneladas cada um, oito veículos da frota já fazem viagens diárias para garantir as entregas em até vinte e quatro horas das marcas da B2W. Em uma viagem no trajeto Rio de Janeiro a São Paulo usando biometano, por exemplo, cada veículo evita a emissão de cerca de meia tonelada de CO2, reduzindo as emissões em até 95% em comparação ao modelo movido a diesel.

Além da centena

        A Marcopolo está fazendo a entrega de cento e um veículos para a Rio Negro, empresa mineira de transporte de passageiros pertencente ao Grupo Transmoreira. São setenta ônibus do modelo Viaggio 900, vinte micro-ônibus Senior e onze Volare Attack 4×4 para aplicação no transporte de trabalhadores de uma grande empresa brasileira do segmento de mineração, um dos mais aquecidos da economia nacional. Das cento e uma unidades adquiridas pela Rio Negro, as setenta do modelo Viaggio 900 têm chassi Mercedes-Benz OF1721, com diferenciais como sensor de cinto afivelado e retarder para maior força e segurança nas frenagens. Os veículos contam com quarenta e oito poltronas do modelo executiva e demais itens de conforto, como sistema de ar-condicionado, parede de separação total e sistema de áudio e vídeo. Os vinte micro-ônibus Senior têm chassi Mercedes-Benz LO 916 e capacidade para trinta passageiros em poltronas executiva, também com sensor de cinto de segurança, sistemas de áudio e vídeo e ar-condicionado. Os veículos se destacam pelo reduzido consumo de combustível e pelo baixo custo de manutenção, otimizando o custo operacional. E os onze Volare Attack 8 4×4 têm a vocação para trafegar em vias sem pavimentação e fora-de-estrada. O modelo é equipado com motorização Cummins ISF 3.8, de 152 cavalos de potência, e tem capacidade para transportar trinta e um passageiros sentados em poltronas executiva de 87,5 centímetros de largura, com sensor de cinto de segurança afivelado.

Nos caminhos de Minas

        O Grupo D’Granel, de Minas Gerais, ampliou sua frota com a aquisição de sessenta caminhões pesados Iveco Hi-Way 600S44. O objetivo é atender ao aumento da procura dos clientes da empresa, entre eles, multinacionais dos setores de cimento e minério, para o transporte de cargas variadas. O primeiro lote com dez caminhões já foi entregue. No primeiro trimestre de 2021, a marca teve crescimento de 61% nas vendas de veículos pesados, como o Hi-Road e o Hi-Way. “A Iveco é a montadora de caminhões que mais cresce no Brasil. Contamos com um portfólio completo, para atender a diferentes segmentos do transporte, e capilaridade em 100% do território nacional, com uma ampla gama de serviços”, comemora Ricardo Barion, diretor Comercial da Iveco. A engenharia da marca italiana desenvolveu um pacote de melhorias técnicas para aumentar o torque e a economia de combustível. Essas mudanças contemplaram a turbina, o coletor de escape, o volante do motor e o aumento da eficiência do sistema de arrefecimento, além da calibração geral de motor e caixa. Com o maior torque das motorizações, o desempenho dos caminhões permite retomadas mais eficientes, resultando em menor tempo médio de viagem e maior produtividade.

Linha aquecida

        A Volvo retomou o segundo turno na produção de caminhões VM em seu complexo industrial de Curitiba, no Paraná. A medida foi tomada para atender ao aumento na procura pelo modelo, que registrou 24% de crescimento nos emplacamentos em 2020 e segue em alta neste ano. Agora, toda a produção de caminhões da Volvo passa a operar em dois turnos. A linha de montagem do VM já tinha esse regime, de 2011 a 2015. As vendas do VM cresceram 24% no ano passado, quando foram emplacadas 3.530 unidades no Brasil, entre todas as versões do semipesado. O modelo mais emplacado da marca nessa linha é o semipesado VM 270 cavalos 6×2, mas o pesado VM 330 cavalos 8×2 tem crescido na preferência dos transportadores. A versão é procurada por quem prefere um veículo rígido de grande capacidade, ao invés de uma composição de cavalo-mecânico de entrada atrelado a uma carreta e três eixos. “O VM é muito versátil e se adapta facilmente às diferentes necessidades do transporte, sejam rodoviárias, urbanas ou em aplicações vocacionais. Ele gradativamente conquistou a preferência dos frotistas, principalmente em virtude do baixo consumo de combustível, do reduzido custo de manutenção e da alta disponibilidade”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor-executivo de Caminhões da Volvo.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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