Tempo de acelerar
Depois de um mês de março com problemas de produção que afetaram a indústria brasileira de duas rodas, as vendas de motocicletas cresceram expressivamente em abril. O total de motos vendidas no Brasil no mês passado chegou perto de 95 mil unidades – é o melhor nível dos últimos cinco anos. A líder Honda atingiu cerca de 72 mil emplacamentos e a Yamaha, 17,4 mil unidades. A eterna líder CG 160 teve uma evolução de 70% em relação a março, com 27,6 mil unidades vendidas, seguida por outros três modelos da Honda: Biz, NX 160 e Pop 110i. A Yamaha manteve a Fazer em quinto lugar. Entre as scooters, a briga entre a Yamaha NMax e a Honda PCX está disputadíssima – o modelo da Honda lidera as vendas no ano, por 7.623 a 7.348.
Parada imprevista
Por causa da situação adversa na cadeia de suprimentos decorrente da crise de abastecimento causada pelos efeitos da pandemia do coronavírus e para ajustar o fluxo do recebimento de insumos, a Yamaha decidiu suspender as atividades em algumas de suas linhas de produção de motocicletas no período de 3 a 12 de maio. Nas linhas afetadas, os empregados estarão em férias coletivas. A produção de motores de popa, bem como as demais atividades operacionais da Yamaha Motor da Amazônia, da Yamaha Motor Componentes da Amazônia e da Yamaha Logística permanecerão em plena atividade durante esse período.
Icônicas revisitadas
A Electra Glide Revival inaugura a série limitada Icons Collection, uma linha de motos em edição limitada com a qual a Harley-Davidson pretende homenagear sua própria participação na cultura motociclística norte-americana e seus modelos clássicos. As motocicletas da Icons Collection serão numeradas e terão um certificado de autenticidade. A Electra Glide Revival, com seu estilo retrô-clássico e autêntico inspirado na Electra Glide de 1969, a primeira moto da Harley-Davidson disponível com a icônica carenagem “batwing” e que tinha as malas fabricadas em fibra de vidro com acabamento em branco. A Electra Glide Revival é movida pelo motor Milwaukee-Eight 114 V-Twin, equipado com cabeçotes de quatro válvulas e com duas velas em cada cilindro. Mas, apesar do estilo “vintage”, o modelo reserva espaço para modernidades. O sistema de infoentretenimento Boom! Box GTS tem tela “touchscreen” colorida e apresenta um sistema de navegação avançado, assim como comandos de voz quando emparelhado com um “headset” compatível, com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay. O modelo vem equipado com RDRS Safety Enhancement, que inclui freios ABS de curvas combinados e controle de tração de curvas. A produção da Electra Glide Revival será limitada a 1.500 unidades numeradas. Não há previsão da chegada do modelo ao Brasil.
Tecnologia germânica
Os capacetes da marca alemã Schuberth, com sede na cidade alemã de Magdeburgo, estão sendo vendidos no Brasil pela Sacramento Motorsport, empresa especializada no comércio de equipamentos e vestuário para motociclistas. Os primeiros modelos a chegarem ao mercado brasileiro são o C3 Pro e o C4 Pro, destinados aos pilotos de touring, e também o E1, mais vocacionado para on/off-road. O C3 Pro é o capacete mais vendido da marca, com preço de R$ 4.450. Com casco desenvolvido com base em fibra de vidro e uma resina especial, proporciona elevada absorção de impactos e dissipação da energia. Todo o revestimento interno pode ser removido e lavado, e a viseira é feita em policarbonato à prova de riscos. Oferecido por R$ 5.650, o C4 Pro é compatível com os intercomunicadores SC1 Standard e Advanced – que são vendidos separadamente. Tem antena integrada para sinais de rádio e Bluetooth, alto-falante pré-instalado e microfone. O E1 tem dutos de ar internos para garantir fluxo de ar e custa R$ 5.450.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!