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Tempo de acelerar

            Depois de um mês de março com problemas de produção que afetaram a indústria brasileira de duas rodas, as vendas de motocicletas cresceram expressivamente em abril. O total de motos vendidas no Brasil no mês passado chegou perto de 95 mil unidades – é o melhor nível dos últimos cinco anos. A líder Honda atingiu cerca de 72 mil emplacamentos e a Yamaha, 17,4 mil unidades. A eterna líder CG 160 teve uma evolução de 70% em relação a março, com 27,6 mil unidades vendidas, seguida por outros três modelos da Honda: Biz, NX 160 e Pop 110i. A Yamaha manteve a Fazer em quinto lugar. Entre as scooters, a briga entre a Yamaha NMax e a Honda PCX está disputadíssima – o modelo da Honda lidera as vendas no ano, por 7.623 a 7.348.

Parada imprevista

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        Por causa da situação adversa na cadeia de suprimentos decorrente da crise de abastecimento causada pelos efeitos da pandemia do coronavírus e para ajustar o fluxo do recebimento de insumos, a Yamaha decidiu suspender as atividades em algumas de suas linhas de produção de motocicletas no período de 3 a 12 de maio. Nas linhas afetadas, os empregados estarão em férias coletivas. A produção de motores de popa, bem como as demais atividades operacionais da Yamaha Motor da Amazônia, da Yamaha Motor Componentes da Amazônia e da Yamaha Logística permanecerão em plena atividade durante esse período.

Icônicas revisitadas

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        A Electra Glide Revival inaugura a série limitada Icons Collection, uma linha de motos em edição limitada com a qual a Harley-Davidson pretende homenagear sua própria participação na cultura motociclística norte-americana e seus modelos clássicos. As motocicletas da Icons Collection serão numeradas e terão um certificado de autenticidade. A Electra Glide Revival, com seu estilo retrô-clássico e autêntico inspirado na Electra Glide de 1969, a primeira moto da Harley-Davidson disponível com a icônica carenagem “batwing” e que tinha as malas fabricadas em fibra de vidro com acabamento em branco. A Electra Glide Revival é movida pelo motor Milwaukee-Eight 114 V-Twin, equipado com cabeçotes de quatro válvulas e com duas velas em cada cilindro. Mas, apesar do estilo “vintage”, o modelo reserva espaço para modernidades. O sistema de infoentretenimento Boom! Box GTS tem tela “touchscreen” colorida e apresenta um sistema de navegação avançado, assim como comandos de voz quando emparelhado com um “headset” compatível, com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay. O modelo vem equipado com RDRS Safety Enhancement, que inclui freios ABS de curvas combinados e controle de tração de curvas. A produção da Electra Glide Revival será limitada a 1.500 unidades numeradas. Não há previsão da chegada do modelo ao Brasil.

Tecnologia germânica

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        Os capacetes da marca alemã Schuberth, com sede na cidade alemã de Magdeburgo, estão sendo vendidos no Brasil pela Sacramento Motorsport, empresa especializada no comércio de equipamentos e vestuário para motociclistas. Os primeiros modelos a chegarem ao mercado brasileiro são o C3 Pro e o C4 Pro, destinados aos pilotos de touring, e também o E1, mais vocacionado para on/off-road. O C3 Pro é o capacete mais vendido da marca, com preço de R$ 4.450. Com casco desenvolvido com base em fibra de vidro e uma resina especial, proporciona elevada absorção de impactos e dissipação da energia. Todo o revestimento interno pode ser removido e lavado, e a viseira é feita em policarbonato à prova de riscos. Oferecido por R$ 5.650, o C4 Pro é compatível com os intercomunicadores SC1 Standard e Advanced – que são vendidos separadamente. Tem antena integrada para sinais de rádio e Bluetooth, alto-falante pré-instalado e microfone. O E1 tem dutos de ar internos para garantir fluxo de ar e custa R$ 5.450.

Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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