Expresso canavieiro
Referência global em bioenergia e na produção e comercialização de açúcar e uma das maiores empresas em faturamento no Brasil, a Raízen utilizará caminhões Volvo em suas operações de São Paulo e do Mato Grosso do Sul na safra de cana-de-açúcar 2021/2022, que começa agora em abril. A companhia já recebeu duzentas e dez unidades dos modelos FMX e FH, que trabalharão no transporte de cana picada, levando cargas da área de transbordo na lavoura até o local de moagem, dentro das instalações das usinas. Nesse negócio, a Raízen optou por dividir o lote de duzentos e dez veículos entre locadoras e operadores logísticos. “As necessidades de transporte e a logística do setor sucroalcooleiro são complexas. Existem várias aplicações, cada qual com suas peculiaridades. Os modelos Volvo possibilitam diferentes especificações que, combinadas, atendem a todas as necessidades”, explica Alcides Cavalcanti, diretor-executivo de caminhões da Volvo no Brasil. A composição (caminhão mais implemento) depende do tipo de cana-de-açúcar transportada (picada ou inteira) e da estrada na qual trafegará. A escolha correta do modelo para cada tarefa é fundamental para obter o melhor desempenho do veículo, garantir maior produtividade e aumentar a rentabilidade da empresa.
Sem carona ao corona
A Mercedes-Benz, maior fabricante e líder nas vendas de ônibus no Brasil, mantém seu apoio às ações de prevenção e combate à Covid-19 e segue divulgando e reconhecendo as boas práticas das empresas do setor e das encarroçadoras no transporte urbano e rodoviário. O site da campanha “Vá de ônibus. Vá seguro” (www.vadeonibusvaseguro.com.br) apresenta vários cases de medidas de higienização e sanitização de veículos que buscam ampliar a proteção dos passageiros, como também de motoristas e demais trabalhadores nos veículos, nas garagens, rodoviárias e nos terminais. Além de depoimentos de líderes de entidades ligadas ao transporte urbano (NTU), rodoviário (ABRATI) e de fretamento e turismo (ANTTUR), o site www.vadeonibusvaseguro.com.br reúne mais de trinta vídeos de curta duração que apresentam as diferentes medidas de higienização e sanitização adotadas por empresas de ônibus e parceiros. Um dos vídeos do site traz uma iniciativa pioneira adotada pela empresa Ouro e Prata, a primeira do país a apresentar ao mercado um modelo equipado com itens da plataforma Marcopolo BioSafe, que trazem inovação em biossegurança. Entre as novas soluções embarcadas, destacam-se o sistema Safe-Distance, com três fileiras de poltronas individuais que permitem maior distanciamento entre os passageiros. Cortinas antimicrobianas entre cada poltrona impedem a proliferação de micro-organismos, proporcionando mais segurança a bordo. A esterilização do toalete com luz UV-C é outra novidade de BioSafe. Com propriedade de desinfecção, a radiação ultravioleta é amplamente utilizada na área da saúde. Após cada uso, o processo de desinfecção ocorre automaticamente, garantindo um ambiente sempre esterilizado e protegido.
Chinês na tomada
A divisão brasileira da DHL Supply Chain, multinacional do setor de armazenagem e transporte de carga, agregou mais um veículo elétrico a sua frota própria de distribuição urbana, aprofundando assim a abrangência de seus serviços logísticos sustentáveis. O modelo escolhido foi o JAC iEV1200T, caminhão VUC importado da China, 100% movido a energia elétrica. Além de não emitir quaisquer gases poluentes, o veículo tem baixo custo operacional, autonomia de duzentos quilômetros, baterias de fosfato de ferro-lítio de 97 kWh e um custo por quilômetro rodado cinco vezes menor que de um caminhão movido a diesel equivalente. Ele se integra a frota de mais de vinte e cinco veículos elétricos da DHL Supply Chain já rodando no Brasil, entre vans e bicicletas, com a vantagem de ter uma capacidade de carga maior, de até 7,5 toneladas. Estima-se que o caminhão elétrico com essas características previna a emissão de até 600 toneladas de CO2 em cerca de trinta anos, na comparação com um modelo movido a um combustível comum. Outras vantagens são a isenção de restrições na circulação urbana, silêncio e baixa trepidação na rodagem e agilidade na recarga. A DHL Supply Chain utilizará o VUC elétrico para coletas e entregas na cidade de São Paulo, principalmente para os mercados de varejo, moda, consumo e insumos médicos e remédios, incluindo pontos como shoppings, farmácias, lojas de rua e supermercados.
Só o fretamento salva
Enquanto o segmento de rodoviários registra queda no volume de vendas por conta da pandemia do novo coronavírus, o setor de fretamento segue aquecido em 2021. A Tursan Turismo Santo André Ltda., um dos principais operadores de transporte do Estado do Rio de Janeiro, adquiriu cem novos ônibus Volkswagen Volksbus 17.230 com carroceria Marcopolo Ideale 800 para renovação de sua frota. Os veículos, com 12,63 metros de comprimento total e capacidade para transportar quarenta e seis passageiros, serão utilizados nas operações de fretamento de diferentes empresas e contam com poltronas do modelo Executiva, sistema de ar-condicionado Valeo 356 e elevador para total acessibilidade. A Marcopolo, líder nacional no setor de carrocerias de ônibus, com 52,7% de participação de mercado, já mostra aquecimento nas vendas de veículos destinados para esse fim. Até o final de abril, a companhia entregará mais de duzentas unidades destinadas ao transporte de trabalhadores em áreas urbanas e nos setores de mineração e agronegócios, em vários Estados.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!