Divulgação

Embarque imediato

            A Volvo e a Marcopolo embarcam trinta ônibus para novo sistema de transporte de passageiros na Guatemala. São veículos para a operação entre Santa Catarina Pinula e a Cidade da Guatemala. Para melhorar a mobilidade urbana e trazer mais qualidade de vida a seus habitantes, cidades da Guatemala vêm adquirindo mais ônibus Volvo. É o segundo grande negócio da marca sueca naquele o país em menos de um ano. Com 12 quilômetros, o novo corredor é o primeiro do Transpinula, nome do serviço de transporte público coletivo da cidade. Santa Catarina Pinula tem cerca de 80 mil habitantes e fica ao lado da capital, na fronteira sudeste. O novo corredor integrará Santa Catarina à linha 13 do Transmetro, o BRT (Bus Rapid Transit) da Cidade da Guatemala. Os chassis Volvo são do modelo B270F, com motor de 270 cavalos e alto torque, o que garante grande desempenho mesmo com lotação de passageiros. A carroceria Torino da Marcopolo permite o transporte de sessenta e duas pessoas, trinta e três delas sentadas. Os ônibus têm câmeras de monitoramento interno e externo, poltronas estofadas e CityVent (sistema inteligente de renovação do ar), dentre vários outros itens de conforto.

Saída pelo Sul

Divulgação

        A Mercedes-Benz do Brasil, em parceria com a Marcopolo, enviou cento e duas novas unidades de ônibus para o Uruguai, sendo oitenta e sete para aplicação urbana e quinze para operações intermunicipais em Montevidéu e cidades próximas. Os veículos são para o programa de renovação de frota na região e serão operados pela C.U.T.C.S.A. (Compañía Uruguaya de Transporte Colectivo S.A.), uma das maiores empresas de transporte urbano do país vizinho, que atende à capital uruguaia e arredores. Os oitenta e sete chassis do modelo OH 1721/62 Low Entry apresentam piso baixo e rampa na porta central com posto específico para cadeira de rodas. Com capacidade total para sessenta e três passageiros, os veículos são providos de suspensão pneumática traseira e dianteira e equipados com carroceria Marcopolo Torino, medindo 11,8 metros de comprimento. Em sua composição, apresentam ar-condicionado, seis unidades USB instaladas ao longo do ônibus, faróis de neblina dianteiros e preparação para instalação de sistema de monitoramento com cinco câmeras. As demais quinze unidades do modelo OH 1622 L/52 têm capacidade total para quarenta e um passageiros e também contam com a suspensão pneumática traseira e dianteira. Com carroceria Marcopolo Audace 800 e comprimento total de 11,1 metros, têm as mesmas características das outras carrocerias, mas com elevadores para acessibilidade no lugar das rampas.

Tipo exportação

Divulgação

        A Volkswagen Caminhões e Ônibus passa a equipar quatro de seus modelos de seu portfólio de exportação com a nova caixa V-Tronic ZF Traxon de 12 velocidades, a mesma que já equipa os recém-lançados extrapesados da marca. A partir de agora, o novo componente está disponível também para os Constellation 24.330, 30.330, 19.360 e 25.360 em suas versões com transmissão automatizada, à venda nos mercados internacionais da montadora, além do Brasil. A nova geração de transmissão automatizada que chega aos modelos conta com uma série de melhorias para ampliar a eficiência mecânica, espaçar as manutenções preventivas e, em conjunto com o motor, trabalhar para permitir a troca de milhares de informações precisas por segundo no sistema, propiciando a troca mais rápida de marchas e a melhor condição de operação nas mais variadas situações, incluindo na rodagem em topografias mais acidentadas. O acionamento das marchas é feito por meio de uma alavanca posicionada no console central. Para somar no quesito conforto, a nova transmissão Traxon reduz o nível de ruído em até 35%, auxiliando no bem-estar do motorista a bordo. A nova transmissão chega ainda com um pacote de funcionalidades para reduzir o consumo de combustível e ampliar a segurança operacional.

Rota da África

Divulgação

        A gaúcha Randon Implementos fez a primeira exportação de semirreboques do modelo Plataforma para o Senegal. Outro embarque, de unidades dos modelos Tanque e Basculante, está previsto para o próximo mês. Esse movimento acompanha a retomada dos negócios da Randon Implementos com os mercados do continente africano em 2021. Além da exportação ao Senegal, outro marco importante foi a volta das operações no Quênia, onde a companhia mantém parceria para uma unidade de montagem CKD (Completely Knocked Down), de componentes de semirreboques exportados desmontados do Brasil. Principal exportadora brasileira do segmento, com participação de 70%, a Randon Implementos tem mais de cinquenta anos de presença internacional da marca. Nesse período, a companhia já comercializou mais de 70 mil unidades ao Exterior. Para países da África, esse volume alcança, aproximadamente, 20 mil produtos. Atualmente, os principais mercados no continente africano da Randon são Angola, Congo, Costa do Marfim, Moçambique e Gana. A empresa mantém ainda parcerias estratégicas com unidades de montagem CKD na Argélia, Costa do Marfim, no Egito e na Etiópia.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA