Divulgação

Criatividade brasileira

            A Arrow Mobility, startup de mobilidade urbana fundada em 2021 na cidade gaúcha de Caxias do Sul, foi premiada no iF Design Award 2024, um dos mais importantes prêmios de design do mundo. O projeto vencedor, o Arrow One, conquistou o reconhecimento na disciplina de “Design de Produto”, na categoria de veículos comerciais. Organizado pelo International Forum Design GmbH, com sede em Hannover, Alemanha, o iF Design Award é uma competição que reconhece a excelência em design e inovação em várias categorias, como arquitetura, embalagens, comunicação e transporte.  Com um design futurista, o Arrow One foi concebido para ser um veículo elétrico sustentável em sua operação, com uma plataforma “skate”, que permite flexibilidade no design e maximiza o espaço interno, tornando-o ideal para o transporte de entregas de última milha. O design do Arrow One se destaca no mercado brasileiro de veículos comerciais, com formas geométricas marcantes e um interior que combina um painel de instrumentos “clean” com uma tela de mídia digital, para proporcionar uma experiência intuitiva e tecnológica para o condutor. A iluminação totalmente em leds do Arrow One confere uma assinatura visual distintiva ao veículo, tornando-o facilmente reconhecível por onde trafega. Mais informações em www.arrowmobility.com.br 

Três centenas

Divulgação

       O chassi de ônibus urbano Mercedes-Benz OF 1721, o campeão de vendas do Brasil, foi escolhido para renovação de frota na Região Metropolitana de Belém, capital do Pará. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) adquiriu 300 unidades do OF 1721 L, com suspensão pneumática, distribuídas entre 19 empresas operadoras do transporte coletivo local. Os primeiros ônibus começaram a ser enviados às encarroçadoras em janeiro, com previsão de entrega total ainda no primeiro semestre de 2024.  A realização de todo esse investimento foi viabilizada pelo acordo firmado com o governo do Estado e com a prefeitura de Belém, no qual foi estabelecida a desoneração do ICMS e do ISS, que reduziu significativamente o impacto tributário para as empresas e por consequência para a tarifa. Os novos veículos Euro 6 preparam Belém com uma frota sustentável para ser sede, em 2025, da trigésima “Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima” (COP 30). Os motores Mercedes-Benz com exclusiva tecnologia BlueTec 6 reduzem as emissões de óxidos de nitrogênio e material particulado. Além da suspensão pneumática, os novos ônibus oferecem aos passageiros ar-condicionado, Wi-Fi e outros acessórios, para levar mais conforto e praticidade para os usuários do transporte coletivo urbano local. Desenvolvido para receber carrocerias de até 13,2 metros, o OF-1721 vem equipado com o motor eletrônico OM-924 LA de quatro cilindros, que oferece potência de 208 cavalos a 2.200 rpm e torque de 79,5 kgfm de 1.200 a 1.600 rpm. 

Nas tomadas cuiabanas

Divulgação

       Dando sequência ao seu cronograma de demonstrações em diferentes cidades brasileiras, a Marcopolo inicia esta semana em Cuiabá, capital de Mato Grosso, operações com o ônibus 100% elétrico Attivi Integral, com chassi e carroceria desenvolvidos pela marca. A ação é uma parceria com a operadora Consórcio Metropolitano, responsável pela linha intermunicipal entre Várzea Grande e Cuiabá, terá duração de um mês e permitirá aos usuários do transporte coletivo da cidade utilizar um ônibus com tecnologia limpa e renovável. O modelo Attivi Integral, que pode ter até 13 metros de comprimento e capacidade para até 80 passageiros, tem chassi Low Entry, equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW (476 cavalos) e torque de 336,5 kgfm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 396 kWh e autonomia de 250 a 280 quilômetros (dependendo das condições de utilização). “O Attivi Integral é um modelo que conta com aplicação da tecnologia nacional, o conhecimento da engenharia brasileira e a expertise mercadológica das sete décadas de atuação da Marcopolo, reproduzindo a segurança e confiabilidade. Confiamos e apoiamos a transição de matriz energética de Cuiabá, que prevê a aquisição de 40 unidades a partir do segundo semestre de 2024”, comemora Alexandre Cervelin, gerente Comercial da Marcopolo e responsável pelas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte.

Alunos em movimento

Divulgação

       A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de entregar os primeiros 120 ônibus da licitação atual do programa Caminho da Escola. Os veículos chegam ao Estado do Mato Grosso com uma frota composta pelo modelo Volksbus 8.180 E ORE 1. As unidades foram adquiridas pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT). Essa foi a primeira entrega de veículos deste ano para o programa, que visa renovar e ampliar o número de ônibus escolares e garantir qualidade ao transporte à escola. Após essa remessa, um lote com mais 150 Volksbus será entregue à Seduc-MT, totalizando 270 ônibus ao Estado nessa encomenda. Feitos sob medida para o transporte escolar, os veículos têm níveis reduzidos de emissões e favorecem o conforto a bordo. Todos estão equipados com ar-condicionado e configuração específica para a operação. O novo Volksbus 8.180 E é desenvolvido para as aplicações fora-de-estrada. O novo motor de 3,8 litros entrega 180 cavalos de potência e 61,2 kgfm de torque. O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 para renovar e ampliar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação – Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA