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Antes no México

A GWM acaba de lançar no México o Tank 300, um SUV contado para vir ao Brasil. Projetado para atender às necessidades daqueles que buscam a combinação entre desempenho off-road e luxo, o HEV (Hybrid Electric Vehicle, ou veículo elétrico híbrido) é equipado com um motor 2.0 turbo combinado a um elétrico, que produzem potência de 341 cavalos e torque de 64,7 kgfm, fazendo de zero a 100 km/h em 8,1 segundos. Seu interior refinado contrasta com seu exterior robusto, proporcionando uma experiência de condução única dentro e fora da estrada. Com 4,76 metros de comprimento, 1,93 metro de largura e 1,90 metro de altura e 2,75 metros de entre-eixos, o Tank 300 tem tração 4×4 com reduzida, câmbio automático de 9 marchas, capacidade de atravessar terrenos alagados de até 70 centímetros de profundidade, bloqueio de diferencial traseiro e dianteiro e capacidade de reboque de 750 quilos.

Tempo de homologar

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Chegaram ao Brasil para fins de homologação as duas primeiras unidades do Seres E5 PHEV. O SUV híbrido plug-in (pode ser carregado também na tomada) de até sete lugares entrega 1.150 quilômetros de autonomia total (94 quilômetros no modo elétrico), graças à propulsão do conjunto formado pelo motor elétrico (alimentado por bateria de 19,27 kW) e do 1,5 litro, que resultam em uma potência total de 176 cavalos. Os testes de homologação do E5 PHEV estão sendo feitos simultaneamente no Brasil e na China, com o intuito de tornar o processo mais rápido e possibilitar à Seres Brasil iniciar a comercialização no país ainda este ano. As duas unidades que desembarcaram por aqui serão utilizadas para testes de homologação e avaliação do veículo para as condições brasileiras. Embora seja chinesa, a Seres surgiu em 2016 em Santa Clara, na Califórnia. 

Sustentabilidade com desempenho

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O Audi Q6 e-Tron é o primeiro modelo de produção na Plataforma Elétrica Premium (PPE), marcando o próximo passo na transformação da empresa em um fornecedor de mobilidade elétrica. Com a linha Q6 e-Tron, a mobilidade elétrica vem pela primeira vez da fábrica de Ingolstadt, Alemanha. O novo elétrico de alto desempenho já está disponível para encomenda na Europa com preços de 74.700 e 93.800 euros (cerca de R$ 405 mil e R$ 508 mil) e serão entregues aos clientes no terceiro trimestre deste ano, com chegada prevista para outubro ao Brasil. O novo Q6 e-Tron tem autonomia de até 625 quilômetros (pelo ciclo WLTP), com aceleração de zero a 100 km/h em 5,9 segundos, podendo chegar a 230 km/h, vindas do motor com 387 cavalos de potência. “Construído na nova plataforma PPE, o Q6 e-Tron é o próximo salto tecnológico em mobilidade elétrica premium para nossos clientes. A PPE mostra como estamos reunindo conhecimentos dentro do Grupo Volkswagen e, assim, tornando a mobilidade elétrica escalonável. Graças à PPE, podemos lançar modelos de grande volume com elevados padrões técnicos em diferentes segmentos e, assim, eletrificar ainda mais o nosso portfólio”, revela Gernot Döllner, presidente do Conselho de Administração da Audi AG. 

Tempero baiano

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A Ford dará início à venda do Explorer 2025 no segundo trimestre nos Estados Unidos, renovando o SUV mais vendido de todos os tempos na América do Norte. A engenharia brasileira participou do desenvolvimento de vários itens do SUV, trabalhando em parceria com a equipe norte-americana. A renovação do modelo foi feita com a colaboração do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford, instalado na Bahia. O novo Explorer será oferecido nas versões Active, de entrada, ST-Line, com visual esportivo, ST, de alto desempenho, e topo de linha Platinum, com motor 2.3 EcoBoost ou 3.0 V6 EcoBoost, de 400 cavalos de potência. Todas têm tração traseira, com 4WD opcional, e transmissão automática de 10 marchas recalibrada. O Explorer é o primeiro veículo da marca a trazer o novo sistema de infoentretenimento Ford Digital Experience, que prioriza o uso da voz para controlar várias funções, como temperatura, navegação, busca, música, rádio, chamadas, mensagens, agenda e aparelhos domésticos, por meio do Google Assistant ou Alexa. A integração com o Google Maps permite navegar tanto pela tela central multimídia de 13,2 polegadas quanto pelo painel de instrumentos de 12,3 polegadas. Não há previsão da importação do novo Explorer pelo Brasil.

Veteranos de respeito

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A nona edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA), de Águas de Lindoia – distante 159 quilômetros de São Paulo, via Bragança Paulista –, será realizada de 30 de maio de 2 de junho. Mais uma vez, o evento oferece um espaço de quase 70 mil metros quadrados, com praça de alimentação, 450 estandes com peças para restauração, miniaturas colecionáveis, camisetas personalizadas e brinquedos antigos. São esperados pelo menos mil carros para exposição e venda no jardim da Praça Adhemar de Barros, central da cidade, e um público de mais de 500 mil visitantes, que terão entrada gratuita. As inscrições para exposição são feitas exclusivamente no site do Encontro, em www.encontroaguasdelindoia.com.br/ebaa2024, podendo ser inscritos veículos com 30 anos ou mais, com os fabricados de 1980 a 1994 somente se tiverem a placa preta. O Encontro terá ainda a tradicional premiação dos modelos que mais se destacarem. 

Longe das ruas

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Foram mostrados quatro novos carros-conceito no quinquagésimo oitavo Easter Jeep Safari, de 23 a 31 de março, no Deserto de Moab, no Estado norte-americano de Utah. O Wrangler Low Down, uma variante do conceito Lower 40 de 2009, é equipado com motor 6.4 V8392 de 475 cavalos de potência, acoplado a uma transmissão automática de 8 marchas. O Wrangler 4xe Willys Dispatcher combina o sistema híbrido plug-in 4xe com um tema de design retrô, homenageando os primeiros jipes de uso civil do pós-Segunda Guerra Mundial. O carro desenvolve um total de 375 cavalos e 63,7 kgfm de torque, com transmissão automática de 8 marchas. O High Top tem como base a picape Gladiator e é empurrado pelo 3.6 V6 Pentastar associado a uma caixa automática de 8 marchas. Já o Vacationeer é um jipe premium que combina conforto e aventura com recursos modernos, com base no Grand Wagoneer de 1960 a 1990. O conceito Vacationeer é movido por um motor 3.0 Hurricane biturbo, que gera 510 cavalos de potência e 67,7 kgfm de torque. 

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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