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Após uma revelação feita quase a “conta-gotas” por mais de um ano, a Titano enfim foi apresentada no Brasil, para colocar a Fiat no cobiçado segmento de picapes médias. A Titano encarará a dura missão de rivalizar com picapes médias com um longo caminho bem sedimentado no mercado local, especialmente com as líderes Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger. Montada na fábrica Nordex, no Uruguai, com peças importadas da China, a Titano tem como base a plataforma KP1, desenvolvida pela chinesa Changan em conjunto com a PSA Peugeot Citroën. A plataforma deu origem à Changan Kaicene F70 – lançada em 2019 – e à “clone” Peugeot Landtrek, também fabricada na China desde 2020. A picape da marca francesa chegou a ser cotada para o Brasil, mas foi lançada em outros países latino-americanos. Contudo, no mercado brasileiro, o grupo Stellantis – que reúne as marcas Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën, entre outras – decidiu que a nova picape média levaria o emblema da Fiat. Contaram a favor da decisão a extensa rede de concessionárias e de serviços da marca italiana no país e sua liderança nos segmentos de picapes menores, com a compacta Strada – o veículo mais vendido do país há mais de três anos – e a intermediária Toro – primeira colocada de sua categoria.

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O nome “Titano” é inspirado na entidade da mitologia grega que enfrenta Zeus e os demais deuses do Olimpo e faz referência também ao metal titânio, que tem alta resistência e durabilidade. A Titano chega ao mercado brasileiro já como modelo 2025 em três versões: a Endurance, com preço de R$ 219.990, a Volcano, a R$ 239.990, e a topo de linha Ranch, a R$ 259.990. Ou seja, em uma faixa de preços que começa entre 10% e 30% abaixo das versões mais despojadas das picapes líderes do mercado nacional – uma tática similar à adotada pelas chinesas BYD e GWM no ano passado, no segmento de compactos elétricos. Mas, como as chinesas também mostraram recentemente, preço menor não basta para ganhar os consumidores locais – é preciso oferecer outros atrativos. Na picape média da Fiat, o principal é o tamanho da caçamba – leva o maior volume da categoria, com 1.314 litros. A capacidade é garantida pela área de carga com 1,63 metro de comprimento, 1,92 metro de largura e 50 centímetros de altura, com santantônio, protetor e capota marítima.

A nova picape do mercado brasileiro é equipada nas três versões com o motor 2.2 turbodiesel de 180 cavalos de potência a 3.750 rotações por minuto e 40,8 kgfm de torque a 2 mil giros acoplado à transmissão automática de 6 marchas nas variantes Volcano e Ranch. Na Endurance, a potência é a mesma, com o torque ficando em 37,7 kgfm, associado ao câmbio manual de 6 velocidades. De acordo com a Fiat, a Titano acelera de zero a 100 km/h em 12,4 segundos (14,7 segundos na Endurance) e pode chegar à velocidade de 175 km/h. A picape média é dotada de capacidade off-road, vinda de uma caixa de transferência e do bloqueio manual do diferencial traseiro. É possível selecionar três modos de tração, o 2H (dois High Speed), com a força ficando 100% nas rodas traseiras, o 4H (quatro High Speed), para terrenos mais difíceis, e o 4H (quatro Low Speed) com reduzida, para quando é necessário maior torque, principalmente em condições extremas de off-road. 

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Com 5,33 metros de comprimento, 2,22 metros de largura (com espelhos), 1.89 metro de altura (com barras longitudinais) e 3,18 metros de entre-eixos, a Titano tem 23,5 centímetros de distância em relação solo, 29 graus de ângulo de entrada (o da frente) e 27 graus de ângulo de saída. É equipada com rodas de liga leve de até 18 polegadas e conta com uma capacidade de reboque de 3.500 quilos. Na frente, a grade antecipa a nova linguagem de design da marca, com temas geométricos e robustos, uma nova interpretação da Fiat Flag (bandeirinha italiana estilizada), assinatura dos faróis DRL em leds e “skid plate” (protetor do motor). A suspensão dianteira tem novas molas e a traseira conta com feixe de molas para mais conforto, robustez e durabilidade. A Titano está disponível nas cores metálicas Vermelho Tramonto, Preto Carbon e Prata Billet e a sólida Branco Ambiente. 

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Para adaptação às exigências do mercado brasileiro, a Titano recebeu novos coxins de cabine, suspensões, rodas, bancos e calibrações específicas para garantir mais conforto sem perda da capacidade off-road, maior distância em relação ao solo e aderência, tudo conforme a marca italiana. Segundo a Fiat, o novo modelo foi testado em diferentes pavimentos e condições de temperatura, justamente para colocar sua durabilidade à prova nos variados terrenos e climas brasileiros. A Stellantis estuda ainda transferir a produção de sua nova picape para a Argentina, onde tem fábricas em Córdoba, de onde sai o sedã compacto Fiat Cronos – o modelo mais vendido no país vizinho – e em El Palomar, onde são montados os Peugeot 208 e Partner e o Citroën Berlingo. 

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No quesito segurança, a Titano vem com seis airbags, sete alças de segurança e recursos que auxiliam para uma direção mais segura. Incorpora alerta de saída de faixa, Hill Descent Control, assistente para descidas acentuadas, detector de pressão dos pneus (TPMS), Electronic Stability Program (ESP), assistente de partida em rampa, controle de tração e o Trailer Swing Control, para ajudar a estabilizar o reboque. De acordo com a Fiat, o ABS com EBD contribui para a segurança no veículo, garantindo uma frenagem mais eficiente e segura.

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Dentro, a Titano oferece um total de 27 litros de porta-objetos e ganchos retráteis nas costas dos bancos dianteiros para pendurar bolsas ou mochilas de até quatro quilos. O painel tem tela digital colorida de 4,2 polegadas e a central multimídia, 10 polegadas. É possível conectar e carregar dispositivos eletrônicos por meio de entradas USB acessíveis diretamente no console central. Na versão Ranch, os bancos são em um polímero que simula couro com costuras para realçar o requinte, com os dianteiros tendo ajuste elétrico e os traseiros modulares, podendo ser rebatidos, o que permite capacidade de transporte de até cem quilos atrás da segunda fileira de bancos. O volante é multifuncional revestido em couro e com o Fiat Script (atual logo da marca). A multimídia pode ser personalizada, tem navegação TomTom e espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto, enquanto o ar-condicionado digital é dual zone e a praticidade da keyless entry’n go (chave presencial com partida por botão). Acrescenta um alerta de posição do volante, que avisa o motorista para alinhar a direção antes de sair com o carro. Uma câmera de 360 graus ajuda o motorista na hora de estacionar, sendo ativada automaticamente quando obstáculos são detectados durante a direção, graças a quatro câmeras distribuídas no exterior do veículo.

A Titano é o primeiro modelo da Fiat a oferecer garantia de cinco anos, com as revisões devendo ser feitas a cada um ano ou 10 mil quilômetros, com R$ 1.835 para a primeira, R$ 1.802 para a segunda, R$ 1.529 para a terceira, R$ 2.161 para a quarta, R$ 2.075 para a quinta e R$ 1.802 para a sexta. Tido como um dos segmentos em que os clientes mais gostam de customização, a Titano traz a possibilidade de personalização do veículo pela Mopar, marca de peças e acessórios originais da Stellantis. Para isso, a picape tem um portfólio de mais de 40 acessórios desenvolvidos com foco em funcionalidade.

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Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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