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Impulso inicial

O mercado de carros de passeio e de comerciais leves fechou o primeiro mês de 2024 com a venda de 152.039 unidades, representando um crescimento de 16,5% sobre janeiro do ano passado e um recuo de 35,7% em comparação ao último mês de 2023. Entre os modelos, a picape compacta Fiat Strada arrancou mais uma vez na frente (é líder de mercado no Brasil há mais de três anos), com 8.022 exemplares emplacados em janeiro. O hatch compacto Hyundai HB20 ficou em segundo lugar, com 7.478 vendas, seguido por dois outros hatches compactos, o Volkswagen Polo (7.258) e o Chevrolet Onix (5.714), pelo SUV compacto Hyundai Creta (4.969), pelo hatch compacto Fiat Argo (4.696), pelos SUVs compactos Chevrolet Tracker (4.280) e o Nissan Kicks (4.074), pelo subcompacto Fiat Mobi (3.719) e pala picape compacta Volkswagen Saveiro (3.631). (colaborou o consultor Marcelo Cavalcante de Lima)

Posições mantidas

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Entre as marcas, janeiro de 2024 teve a liderança da italiana Fiat, com a venda de 30.852 veículos e participação de mercado de 20,2%, à frente da alemã Volkswagen, com 22.143 emplacamentos e “market share” de 14,5%, da norte-americana General Motors (18.912 e 12,4%), da sul-coreana Hyundai (14.237 e 9,3%), que teve o empurrão do HB20, o carro de passeio mais vendido em janeiro no Brasil, da japonesa Toyota (13.720 e 9,02%), da norte-americana Jeep (7.885 e 5,1%), da francesa Renault (7.296 e 4,8%), das japonesas Nissan (6.063 e 3,9%) e Honda (5.155 e 3,3%) e da sino-brasileira Caoa Chery, com 3.470 unidades vendidas no mês e “share” de 2,2%.

Na corrida dos elétricos

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Os automóveis eletrificados tiveram 12.081 unidades vendidas em janeiro de 2024 no Brasil, sendo 4.375 de 100% elétricos e 7.706 de híbridos (associam um motor a combustão a um, ou mais, elétrico). A participação de mercado total dos eletrificados em janeiro foi de 7,95%. Nos modelos de BEVs (veículos elétricos movidos a bateria), o domínio dos chineses continua sendo acachapante, ocupando as quatro primeiras posições do ranking. O BYD Dolphin manteve a liderança conquistada no ano passado, com 1.820 unidades emplacadas em janeiro, ficando à frente do GWM Ora 03 (696), dos BYD Seal (612) e Yuan Plus (274) e do Peugeot e-2008 GT (269). Nos híbridos, o primeiro lugar em janeiro ficou com o GWM Haval H6, com 1.619 emplacamentos, seguido pelo BYD Song Plus (1.520), pelos Toyota Corolla Cross (995) e sedã (468) e pelo Caoa Chery Tiggo 8 (459). (colaborou o consultor Marcelo Cavalcante de Lima)

Feito para desfilar

A Volkswagen do Brasil produziu uma versão conversível do Virtus especialmente para a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ocasião do anúncio do investimento de R$ 16 bilhões da marca alemã para o ciclo 2024-2028. Nos próximos quatro anos, a Volkswagen prevê o lançamento de 16 novos modelos no Brasil, incluindo híbridos, 100% elétricos e flex. No primeiro momento, as novidades serão uma picape, um novo motor mais eficiente para veículos híbridos e uma nova plataforma tecnológica, flexível e sustentável. Para servir de “plataforma móvel” para o “tour” do Presidente da República pela fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo/SP, o Virtus Cabrio foi feito com base nas versões Highline e Exclusive do sedã compacto originado do Polo. O “show car” tem o exterior pintado na cor Azul Biscay, rodas de 18 polegadas com acabamento escurecido, interior com bancos, painel e apliques de porta em preto e motor 250 TSI atrelado ao câmbio automático de 6 marchas. Cerca de trinta profissionais da área de Desenvolvimento do Produto, com suporte do departamento de Qualidade, tiveram seis semanas para a entrega do veículo. Para a criação do Virtus Cabrio, foi feita a remoção do conjunto do teto. A partir daí, com a ausência das continuações das colunas “B” e “C” (centrais e de trás), foi preciso reforçar outros pontos do veículo. Já para proporcionar um espaço mais amplo entre os bancos dianteiro e traseiro, o assoalho foi alongado promovendo modificações inclusive no tamanho do tanque de combustível, alojado na parte inferior do assoalho. 

Rumo à eletrificação

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Na sequência do E-Lion Day iniciado em 2023, a Peugeot apresenta novas ações para reforçar seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Inicialmente para a Europa, a marca do leão anunciou uma atualização na gama de veículos elétricos com os modelos e-208, e-2008, e-308, e-308 SW, e-3008, e-Rifter, e-Traveller, e-Partner, e-Expert e e-Boxer. Este ano, serão incorporados à linha de 100% elétricos o e-408 e o e-5008. Para garantir a reciclagem de veículos na Europa, a Stellantis criou a Sustainera Valorauto, uma joint venture com a Galloo. O programa inclui a coleta e a desmontagem de veículos, a recuperação, a reforma e a comercialização de peças reaproveitáveis e a reciclagem de materiais. Outra joint venture dedicada especificamente à reciclagem de baterias de carros elétricos na Europa e na América do Norte foi concluída com a Orano, utilizando uma tecnologia de baixo carbono para recuperação de materiais de baterias de íons de lítio. 

Para levar meia dúzia

A Seres Brasil confirmou para abril o início das entregas do M7, SUV de luxo para até seis pessoas, a clientes brasileiros. Duas unidades do carro estão no país desde o último trimestre de 2023 e podem ser conferidas na matriz da fabricante chinesa, em Alphaville, e no showroom localizado na Avenida Europa, em São Paulo. Com dois motores elétricos e um 1.5 turbo a gasolina (o mesmo “powertrain” do Seres 5 EVR), o M7 é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 4,8 segundos. Com ajuda da propulsão elétrica com extensor, o SUV pode ter uma autonomia total de até 1.100 quilômetros. O modelo se beneficia ainda da tecnologia Huawei nos sistemas de conectividade e nas baterias. Na China, os pedidos do M7 continuam a crescer, apesar das entregas serem limitadas pela capacidade de produção. Foram mais de 130 mil encomendas nos quatro meses desde o lançamento do modelo no país asiático. O preço do M7 será confirmado por ocasião da entrega para os compradores brasileiros.

Tem bons antecedentes?

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No momento da compra de um seminovo ou usado, a verificação de sua procedência é indispensável. Para assegurar uma transação livre de contratempos, é preciso ser feito um laudo cautelar minucioso, acompanhado de uma avaliação estética abrangente do automóvel. “A segurança e a satisfação dos consumidores devem ser prioridade. Algumas pessoas podem tentar esconder que os carros tiveram alguma colisão importante, com dano na parte estrutural do veículo, com uma estética, aparentemente, impecável. Para evitar surpresas desagradáveis, os compradores devem fazer laudos cautelares antes de concluir uma transação”, aconselha Luca Cafici, CEO da InstaCarro, que sugere um “check list”:

Pintura – Examinar a pintura sob mais de um ângulo de luz e se há diferenças de tonalidade de cor ou de textura na carroceria.

Alinhamento das peças – Desalinhamentos podem indicar que o veículo passou por reparos não documentados.

Soldas – Inspecionar as soldas nas emendas de chapas (abaixo das borrachas de vedação das portas) e nas áreas críticas do veículo, como nas longarinas. Reparos mal feitos podem apresentar sinais visíveis nesses pontos.

Sinais de revestimentos e adesivos não originais – Eles podem esconder imperfeições na pintura.

Interior – Volante e painel com aspecto estranho podem indicar que o airbag foi deflagrado. Veículos recuperados de uma enchente sempre têm cheiros estranhos no seu interior.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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