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Aposta industrial

Em solenidade ocorrida no Palácio do Planalto, a General Motors anunciou a primeira fase de seu novo ciclo de investimentos para suas operações no Brasil. O aporte financeiro corresponde a R$ 7 bilhões, que serão aplicados de 2024 a 2028, com foco na mobilidade sustentável. O encontro teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de Shilpa Amin, presidente da GM Internacional, e de Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul. Segundo a General Motors, o investimento abrange a renovação completa do portfólio de veículos no Brasil, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o mercado local, a criação de novos negócios e evoluções nas fábricas da marca no país. “O Brasil é estratégico para o plano global de expansão de negócios da GM. Além de ser um polo exportador de veículos para a América do Sul, conta com um amplo centro de desenvolvimento de engenharia e é um mercado com alto potencial de crescimento com vocação para veículos de novas tecnologias, em sintonia com a matriz energética predominantemente limpa do país”, explicou Amin. O que não foi falado no encontro mas pode ser lido nas “entrelinhas dos cartazes apresentados e nas falas dos executivos em Brasília é que a marca norte-americana deve produzir o seu primeiro carro 100% elétrico no Brasil, dentro do ciclo do investimento anunciado. 

Chinesas empolgadas

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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu os executivos da marca chinesa BYD no Palácio do Planalto para tratar da abertura da primeira fábrica da montadora fora da Ásia, em Camaçari, na Bahia. A BYD apresentou um relatório detalhado de seu plano de investimentos no Brasil e entregou um SUV elétrico Tan EV vermelho para ser usado pela Presidência da República por um ano em regime de comodato (empréstimo sem custos). O Tan tem preço de R$ 529.890. Já outra chinesa com forte participação no mercado brasileiro, a GWM, comemorou a criação do programa “Nova Indústria Brasil” (NIB), anunciado pelo Governo Federal em Brasília (DF). O plano visa promover a industrialização da economia brasileira e reverter o processo de desindustrialização que o país vive há décadas. O NIB inclui a concessão de R$ 300 bilhões em financiamentos até 2026. Para a GWM, o programa provocará aumento da tecnologia na indústria e nos veículos produzidos no Brasil, estimulará a eletrificação e a descarbonização no setor automotivo brasileiro e o fortalecimento da infraestrutura de geração de energia elétrica e da rede de recarga dos veículos elétricos, promovendo ainda o maior uso dos motores flex e de biocombustíveis no país.

Para os muito ricos

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A McLaren São Paulo apresentou o novo 750S, lançado em 2017 para suceder o 650S. O modelo mostrado tem pintura Ventura Orange (cor original da equipe de Fórmula-1 criada pelo neozelandês Bruce McLaren em 1966) e é a primeira unidade a chegar ao Brasil. O 750S tem motor 4.0 V8 biturbo com 750 cavalos de potência e é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 2,8 segundos, até 200 km/h em 7,2 segundos e até 300 km/h em menos de 20 segundos. A versão cupê tem preço inicial de R$ 4 milhões, enquanto a configuração conversível custará R$ 4,20 milhões. 

Entrada com tempero

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O Citroën C3 recebeu um novo pacote exclusivo para a versão Live 1.0, agregando mais itens de conforto pelo valor de R$ 1 mil. Com foco na acessibilidade, o C3 com pacote Live Plus tem preço de R$ 73.990 e itens como direção elétrica, ar-condicionado, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, vidros dianteiros e travas elétricos, luzes de condução diurna (DRL), lavador e limpador do vidro traseiro, desembaçador elétrico e sistema de som Mopar com conexão Bluetooth e entrada USB. A configuração tem motor 1.0 Firefly de até 75 cavalos com câmbio manual de 5 marchas. Conforme a marca francesa pertencente à Stellantis, a leveza da plataforma CMP ajuda o C3 Live 1.0 a rodar mais de 14 km/l. 

Ajustes de ocasião

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A Renault promoveu melhorias em modelos e versões de sua gama 2024 no Brasil. O subcompacto Kwid, o hatch compacto Stepway, o sedã compacto Logan e a picape intermediária Oroch receberam novos equipamentos de segurança e comodidade. O Kwid (com preço a partir de R$ 72.640) traz agora comando de regulagem de altura do farol, indicador de direção lateral e abertura do porta-malas com acionamento elétrico por botão na tampa em todas as configurações. O Stepway 1.0 (a partir de R$ 77.990) e o Logan (a partir de R$ 96.110) passam a trazer série de comando de regulagem de altura do farol, indicador de direção lateral e sistema de controle de estabilidade (ESP). O Stepway tem visual aventureiro combinado ao motor 1.0 de 82 cavalos, enquanto o Logan oferece amplo espaço interno, mecânica robusta e baixo custo de manutenção. Já a Oroch – que lançou o segmento de picapes intermediárias originadas de SUVs -, com preço a partir de R$ 114.990, passa a ter de série comando de regulagem de altura do farol em suas duas variantes. 

Retoques de estilo

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A Mitsubishi Motors acaba de apresentar a nova série especial do SUV Eclipse Cross. Trata-se da Rush, com mudanças especialmente no design externo e com edição limitada a apenas 150 unidades, com preço de R$ 169.990. A gama Eclipse Cross conta ainda com outra série especial, a Sport, com preço de R$ 209.990 na HPE-S e de R$219.990 na HPE-S S-AWC, e as configurações permanentes HPE, a R$ 185.990, HPE-S, a R$ 204.990, e HPE-S S-AWC, a R$ 214.990, todas produzidas na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO). A série especial Rush é equipada com o motor 4B40 MIVEC Turbo de injeção eletrônica direta multiponto semi-sequencial de 165 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque, associado à transmissão automática INVECS-III CVT com sistema sequencial Sport Mode com 8 marchas. A Rush tem um design mais esportivo em comparação às outras versões. As caixas de roda, os acabamentos inferiores dos para-choques e as molduras das portas são pintados na cor da carroceria, em substituição ao acabamento em preto existente nas demais. O visual mais arrojado tem rodas de aro 18 com design e acabamento no mesmo tom cinza metalizado do “skid plate” (placa protetora) traseiro e nos retrovisores. Dentro, há a central multimídia da JBL com visor “touchscreen”, que adiciona ao painel uma tela capacitiva de 7 polegadas, conexão Wi-Fi com aplicativos Spotify e Waze e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay. O Eclipse Cross Rush já está disponível para encomenda em todas as concessionárias da marca no Brasil.

No calor do momento

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Os líquidos e os fluidos do carro a combustão esquentam, especialmente nas altas temperaturas do verão de um país tropical. O calor impacta desde o aumento do desgaste dos pneus até o risco de superaquecimento do motor e falhas elétricas. A manutenção preventiva e o conhecimento sobre o comportamento dos fluidos do carro sob calor intenso podem ser a chave para evitar contratempos. “A água em um sistema de irrigação do carro ajuda no bom funcionamento de todo o veículo, seja refrigerando ou limpando as impurezas. O fluido de freio é vital para a segurança, pois transmite a pressão do pedal para as rodas. Em altas temperaturas, esse fluido pode ter redução em sua eficácia”, adverte Luis Fernando Sabino, especialista técnico de soluções para combustíveis e lubrificantes da BASF América do Sul. Outro fluido fundamental é o de arrefecimento, que atua como um protetor contra o superaquecimento do motor, absorvendo o calor gerado pela combustão. Já o fluido de transmissão, componente muitas vezes deixado de lado, desempenha papel essencial na lubrificação e no resfriamento do sistema. “Entender como as altas temperaturas afetam o funcionamento dos fluidos do carro não é apenas uma questão técnica, mas uma estratégia importante para enfrentar os desafios térmicos do nosso verão. Ao adotar práticas de manutenção preventiva, o motorista não apenas prolonga a vida útil do veículo como também garante viagens mais tranquilas e seguras, aproveitando ao máximo do carro e de suas férias”, completa Sabino.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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