Depois de apenas um ano de lançamento, não é comum que um modelo tenha mudanças profundas. Até por que seria um contrassenso. O máximo que as fabricantes introduzem nesse tempo é uma nova versão de motor ou mesmo de configuração de carroceria. Com o Fiat Fastback, nem isso! Apresentado ao mercado brasileiro exatamente em agosto do ano passado, o Fastback já nasceu com três variantes bem definidas para seus públicos – a Audace, a Impetus e a Limited Edition by Abarth, “alimentada” pela picada do escorpião. Uma quarta variante do Fastback foi introduzida este ano, tornando-se a de entrada da família, a Turbo 200 AT, já como modelo 2024. Outro detalhe para o Fastback seguir na “velocidade de cruzeiro” é que o modelo está cumprindo com o planejado pela fabricante pertencente ao Grupo Stellantis: vender bem.
Nos quatro primeiros meses “cheios” de vendas de 2022, o SUV-cupê emplacou 9.889 unidades (432 em setembro, 2.843 em outubro, 3.190 em novembro e 3.411 em dezembro). Nos sete primeiros meses deste ano, o Fastback teve 21.130 unidades vendidas – com média mensal de pouco mais de 3 mil exemplares, ocupando a vigésima posição entre os carros de passeio no mercado brasileiro. Como parâmetro dentro da própria fábrica (na cidade mineira de Betim), no mesmo período de 2023, o Pulse – do qual o Fastback compartilha vários itens – teve 25.438 unidades vendidas, se colocando como o décimo sexto no mesmo ranking. Se for comparada a média de preços da linha Pulse ante à do Fastback (bem mais alta), a balança tende a ser ainda mais favorável ao mais recente modelo da Fiat. Com 4,42 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,54 metro de altura, 2,53 metros de distância de entre-eixos e com um longo e largo porta-malas de 516 litros, o Fastback na linha 2024 tem preços de R$ 119.990 na Turbo 200 AT, de R$ 138.990 na Audace, de R$ 150.990 na Impetus e de R$ 162.490 na Limited Edition by Abarth.
As novidades da linha 2024 do Fastback se destacam por um novo revestimento no painel interno com acabamento cromado, detalhes escurecidos na carroceria e um novo pacote de opcionais. “O Fastback é um modelo muito importante para a Fiat. Ele chegou para se juntar ao Pulse no segmento que mais cresce no país e para inaugurar uma nova categoria dos B-SUVs, a de SUV-cupê. Seu design arrojado, aliado a sua tecnologia avançada e seu desempenho, elevou o patamar do segmento”, afirma Herlander Zola, vice-presidente Sênior da Fiat na América do Sul. Por dentro, o Fastback ganhou um “upgrade”, com o painel de instrumentos com revestimento em couro nas versões Limited Edition Powered by Abarth e Impetus e em tecido na Audace, com costura dupla. Essa atualização se estende ao apoia-braço central e aos painéis das portas dianteiras e ao acabamento “soft touch” ao redor das maçanetas internas.
Na parte externa, a Limited Edition by Abarth tem como novidades detalhes cromados no acabamento, nos badges e em detalhes inferiores, traseiros e dianteiros do para-choque em Satin Chrome. A versão topo de linha do Fastback vem de fábrica com rodas de 18 polegadas diamantadas. A Impetus também traz acabamento escurecido, desde os retrovisores até os badges, tanto frontais quanto posteriores. Parte do para-choque da frente tem detalhes cromados escurecidos. A variante acrescenta o Fiat ConnectMe, plataforma de serviços conectados da marca para comodidade, segurança e ajuda ao motorista, que passa a integrar a gama de opcionais da Impetus. Já a Audace passa a contar com retrovisores na cor preta brilhante. A versão dá a opção de os clientes escolherem entre os pacotes adicionais, o Pack Multimídia 10 polegadas com entretenimento avançado ou o Pack Bancos em Couro.
As três versões iniciais do Fastback são equipadas com o motor 1.0 T200 turbo flex, com 125 cavalos de potência abastecido com gasolina e de 130 cavalos com etanol e torque máximo de 20,4 kgfm, associado ao câmbio tipo CVT com 7 marchas simuladas. A Limited Edition by Abarth – que, apesar do nome, não é uma série especial e sim uma configuração permanente da família – utiliza o motor 1.3 T270 turbo da Stellantis, já presente em modelos da Fiat e da Jeep no Brasil, como a picape intermediária Toro e o SUV médio Compass. Apimentado pela Abarth, o propulsor desenvolve 185 cavalos de potência a 5.750 rotações por minuto no Fastback topo de linha com etanol e 27,5 kgfm de torque a 1.750 giros, acoplado ao câmbio automático de 6 marchas com opção de trocas ao comando do motorista em “paddles shifters” localizados atrás do volante. De acordo com a Fiat, acelera de zero a 100 km/h em 8,1 segundos e pode chegar à velocidade de 210 km/h.
Produzidos em Betim, os motores do Fastback estão alinhados com o Proconve L7, de regulamentação de emissões de poluentes. De série, o modelo tem dois airbags frontais e dois laterais para proteção de tórax e cabeça, enquanto a “top” tem controle de tração TC+ e ABS off-road. O carro traz o sistema de segurança ativa ADAS, com comutação automática dos faróis, alerta de mudança de faixa, frenagem automática de emergência, freio de mão eletrônico e a função Auto Hold, que mantém o freio acionado alguns segundos após a retirada do pé no pedal em subidas.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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