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Evolução francesa

            Dentro da política de reduzir drasticamente as emissões de seus veículos, a Peugeot passou a oferecer produção em série, a partir de 2021, de uma versão elétrica alimentada por uma célula de combustível de hidrogênio do utilitário compacto Expert, que já oferecia configurações elétricas e a combustão. Após a introdução em 2020 do modelo e-Expert movido a bateria, a versão elétrica com célula de combustível de hidrogênio é a prova da rápida implantação da oferta eletrificada da linha Peugeot. O novo e-Expert Hydrogen inclui um sistema composto por uma célula de combustível que produz a eletricidade necessária para mover o veículo graças ao hidrogênio a bordo do tanque e uma bateria recarregável de íon de lítio de alta tensão com uma capacidade de 10,5 kWh, podendo ser recarregada da rede elétrica e também alimentando o motor elétrico durante certas fases de condução. O veículo pode ser abastecido com hidrogênio em três minutos para uma faixa de mais de 400 quilômetros de autonomia no ciclo de homologação WLTP (em aprovação). O volume de carga é de até 6,1 m³, com carga útil de até 1.100 quilos e capacidade de reboque de até uma tonelada. O novo e-Expert Hydrogen será inicialmente oferecido por meio de venda direta, na França e na Alemanha, a partir do final de 2021. Será produzido na França, em Valenciennes, que posteriormente será transformado em centro de competência Stellantis dedicado à tecnologia de hidrogênio na Alemanha, em Rüsselsheim.

Só no gás

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         A Turis Silva, empresa de transporte da região Sul do Brasil, iniciou a operação do primeiro ônibus rodoviário do país movido a gás natural veicular (GNV) e ou biometano para o fretamento. O objetivo da empresa é introduzir veículos movidos a combustíveis sustentáveis e colaborar para a redução da emissão de gases do efeito estufa. Resultado da parceria da Marcopolo e da Scania, o veículo será utilizado na operação de fretamento contínuo, na rota de Porto Alegre a Charqueadas, transportando empregados da unidade de aços especiais da Gerdau localizada no município do interior do Rio Grande do Sul. O ônibus Marcopolo Paradiso New G7 1050, com chassi Scania K 320 4×2, de 320 cavalos de potência, desenvolvido para a Turis Silva, tem capacidade para transportar quarenta e quatro passageiros, em poltronas Semileito, e autonomia de cerca de 300 quilômetros. O novo ônibus movido a GNV e ou biometano recebeu modificações no projeto da carroceria para instalação dos cilindros de gás entre as longarinas do chassi (abaixo do assoalho) ou sobre o teto. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e biometano ou mistura de ambos. O veículo conta com itens Marcopolo BioSafe, plataforma criada pela encarroçadora com foco na biossegurança dos passageiros, que incluem o sistema UV-C para desinfecção do sanitário e sistema de ar-condicionado, cortinas com material antimicrobiano e dispenser de álcool em gel na entrada da escada de acesso.

Nos pontos capixabas

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         Cinquenta ônibus Mercedes-Benz OF 1721 L foram adquiridos por empresas do Espírito Santo para a renovação de frotas que operam no sistema de transporte coletivo Transcol da Região Metropolitana de Vitória. Os veículos já foram entregues aos clientes, sendo quinze unidades para a Viação Serrana e dezoito para o Expresso Santa Paula, ambos pertencentes à mesma companhia, e dezessete para a Unimar Transportes. Outras quatro unidades do chassi articulado O 500 MA foram adquiridas pela Viação Praia Sol. Além da suspensão pneumática, os ônibus OF 1721 L são equipados com ar-condicionado e itens como plataforma elevatória, espaço para cadeirante e banco com dimensão diferenciada, visando o bem-estar e a acessibilidade aos usuários. A renovação de frota atende à exigência do órgão gestor local por veículos com idade baixa para maior conforto e segurança no transporte coletivo urbano. Considerando todas as categorias de urbanos e rodoviários, o OF 1721 é o ônibus mais vendido no país. São quase cem mil unidades desde 1998, quando sua primeira versão chegou ao mercado. Ao longo de sua trajetória, conquistou presença marcante no transporte coletivo urbano de grandes capitais.

Pensando micro

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        Dentro da sua estratégia de oferecer veículos desenvolvidos e focados nas necessidades específicas dos clientes e em diferentes aplicações, a Volare, marca pertencente à Marcopolo e líder brasileira no segmento de micro-ônibus, apresenta os modelos New Attack 8 e New Attack 9, que chegam ao mercado com design que acompanha as principais tendências no segmento automotivo. Nas versões Escolar, Executivo, Fretamento, Rural e Unidades Especiais, com largura de 2,20 metros e 2,32 metros e capacidade para transportar até quarenta e quatro passageiros, de acordo com a configuração, a linha New Attack é composta por modelos projetados para transporte de pessoas desde centros urbanos até para uso em aplicações severas. Um diferencial da nova linha é a disponibilidade de opções de altura de saia: city, standard e rural, essa exclusiva do modelo New Attack 8. A linha New Attack faz uso de componentes em plástico de engenharia reciclável para oferecer maior sustentabilidade e agilidade na substituição de peças. Os veículos têm conjuntos ópticos em leds, com farol de neblina e DRL opcionais, proporcionando durabilidade superior em comparação à lâmpada convencional. Os novos para-choques e grade têm design mais limpo para agilizar a manutenção e limpeza. Os modelos contam ainda com bagageiro traseiro com acesso facilitado. A linha tem opções de motorização Cummins ISF 3.8 de 152 e 162 cavalos de potência e Mercedes-Benz OM 924 LA com 156 cavalos, freio com sistema eletropneumático e tanque de combustível de 150 litros

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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