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Fase ascendente

            Além de registrar números positivos de vendas no Brasil no primeiro trimestre de 2021 – foram 1.471 caminhões emplacados no período ante oitocentas e quinze unidades de 2020, o que significa um crescimento de 80,5% -, a Iveco alcançou um bom desempenho nas vendas para países da América do Sul, com exceção da Argentina. Nesses mercados, a marca cresceu 187% comparado ao mesmo período de 2020 e ultrapassou a venda registrada em todo o primeiro semestre do ano passado. Depois do Brasil e da Aregentina, os principais parceiros comerciais da Iveco na região são Chile, Peru, Paraguai e Uruguai com grandes expectativas futuras para Colômbia e Equador.  “Para manter a performance comercial em alta, estamos trabalhando em um plano de desenvolvimento estratégico da rede de distribuidores e importadores nos principais países do continente e, em breve, teremos novidades”, avisa Daniel Calderoni, diretor Comercial da Iveco para países importadores da América do Sul. Uma das novidades devem ser os caminhões movidos a gás. Depois de apresentar na Europa o novo S-Way NP, o primeiro caminhão pesado movido a gás natural liquefeito (GNL) daquele mercado, a Iveco tornou-se a pioneira da Argentina a ter o certificado de homologação para fabricar caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC), com a licença para o Tector 160E21. A vinda dos caminhões movidos a gás da marca italiana para o mercado brasileiro é dada como certa. Atualmente, a única fabricante de caminhões a oferecer modelos abastecidos com gás natural veicular (GNV) no mercado brasileiro é a Scania.

Sinergia energética

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        O Grupo Daimler e o Grupo Volvo definiram oficialmente seu plano de ação pioneiro para a nova joint venture de células de combustível, a Cellcentric GmbH & Co. KG, como parte de um compromisso do setor para acelerar o uso de células de combustível baseadas em hidrogênio para veículos pesados de longa distância e outras aplicações. Com a ambição de se tornar uma fabricante global líder de sistemas de células de combustível, a Cellcentric construirá uma das maiores unidades de produção em série de sistemas com essa tecnologia da Europa, com início de produção programado para 2025. E, para agilizar o lançamento das células de combustível baseadas em hidrogênio, as duas acionistas da joint venture pedem por uma estrutura de políticas de hidrogênio harmonizadas na União Europeia em apoio à tecnologia, para que se torne uma solução comercial viável. De acordo com o Grupo Daimler e com o Grupo Volvo, que têm participação igual na joint venture, os caminhões elétricos movidos a bateria e por células de combustível baseadas em hidrogênio se complementarão dependendo do caso individual de uso requerido pelos clientes. A energia obtida por meio de baterias será mais utilizada para cargas mais leves e para distâncias mais curtas, enquanto a energia das células de combustível tende a ser a opção preferida para cargas mais pesadas e distâncias mais longas. As principais fabricantes de caminhões na Europa estão pedindo a instalação de cerca de trezentos postos de abastecimento de hidrogênio de alto desempenho adequados para veículos pesados até 2025 e de cerca de mil postos de abastecimento de hidrogênio no máximo até 2030 no continente europeu. A meta do Grupo Daimler e do Grupo Volvo é começar com testes junto a clientes de caminhões com células de combustível em cerca de três anos e estar em produção em série durante a segunda metade desta década.

Conexão com o marketing

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        Todos os clientes da Volkswagen Caminhões e Ônibus podem aderir ao serviço de adesivo de pagamento automático da ConectCar com mensalidade gratuita por doze meses. O serviço da empresa de meio de pagamento automático de mobilidade, que promete entregar mais agilidade, segurança e economia na passagem em pedágios e estacionamentos, é válido tanto para quem acaba de adquirir um novo veículo da marca quanto para os proprietários de modelos VW há mais tempo. A condição está disponível para clientes pessoa física, no Plano Rodovias, e para clientes pessoa jurídica, no Plano Frotas, que ainda conta com 30% de desconto em todos os meses subsequentes ao término da isenção. “Nosso objetivo é facilitar e agilizar o dia a dia do cliente, que poderá usar essa facilidade em 100% das rodovias do país. A centralização dessas informações em uma fatura com extrato digital também propicia uma melhor gestão da operação e controle das despesas. Outra vantagem é a segurança, especialmente nesse momento de pandemia, pois evita o contato físico e manuseio de tíquetes, cartões ou dinheiro nas praças de pedágio”, explica Antonio Cammarosano Filho, diretor de Serviços e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Para os interessados, basta acessar o site da ConectCar desenvolvido exclusivamente para a parceria (www.conectcar.com/vwco) e solicitar o envio do adesivo para o endereço escolhido. Em todos os casos, a ativação do serviço pode ser feita pelo aplicativo da ConectCar, de forma que é possível escolher também o plano mais conveniente às necessidade da operação, Rodovias ou Frotas.

Negócios movidos a fretamentos

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        A Mercedes-Benz fez uma nova venda de ônibus para a RCR Locação, cliente tradicional da marca há vinte e quatro anos, que atua no setor de fretamento contínuo e eventual nas regiões Nordeste e Norte, cuja matriz localiza-se em Recife, capital de Pernambuco. Desta vez, foram adquiridas quarenta e nove unidades, nove do modelo OF 1724 já em operação e quarenta do chassi OF 1721 em processo de encarroçamento, com previsão de entrega no mês de maio. Ainda no primeiro trimestre deste ano, a empresa também adquiriu quatorze vans Mercedes-Benz Sprinter, modelo 416 CDI, para a matriz em Recife. As quarenta e nove unidades, com carroçaria de ônibus rodoviário da Marcopolo, asseguram maior conforto aos passageiros e são destinadas às operações de fretamento contínuo no transporte de trabalhadores de empresas e indústrias da Região Metropolitana de São Luís, no Maranhão. O novo lote comercializado pela RCR junta-se aos cento e vinte e três ônibus adquiridos entre outubro e novembro do ano passado, mantendo o compromisso de renovar constantemente sua frota de cerca de quinhentos e trinta veículos, 100% da marca Mercedes-Benz. “Assim como no ano passado, o segmento de fretamento segue aquecido no Brasil em 2021. Isso se dá por conta do fretamento contínuo das empresas que, para se adequarem às medidas de segurança em relação à Covid-19, tiveram de aumentar o número de ônibus para reduzir a quantidade de pessoas por veículo, garantindo assim o distanciamento dos empregados. É importante ressaltar que o crescimento do segmento se dá também por setores específicos da economia que apresentam boa performance como energia, agro, saúde, mineração, construção, tecnologia e serviços”, contabiliza Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. No primeiro quadrimestre deste ano, a Mercedes-Benz liderou as vendas de ônibus para fretamento no Brasil. No volume acumulado de janeiro a abril, foram emplacadas trezentas e setenta e seis unidades, mais do que o dobro das cento e quarenta e cinco durante o mesmo período de 2020. Isso representa 59% de participação de mercado no segmento de fretamento para a Mercedes-Benz.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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