Em viés de alta
A DAF Caminhões Brasil acaba de ultrapassar a marca de duas mil unidades do novo XF em circulação no país. Produzido na fábrica da DAF em Ponta Grossa (PR), o caminhão pesado chegou renovado às concessionárias em setembro de 2020, com as primeiras unidades começando a ser entregues no mês seguinte. Disponível nas versões 4×2, 6×2 e 6×4, o XF é equipado com o novo motor Paccar MX-13, de 12,9 litros. Segundo a fabricante, o motor foi totalmente redesenhado para trabalhar em rotações menores e mínimo atrito, para disponibilizar alto torque e potência superior. O novo XF oferece dois tipos de motorização, de 480 cavalos (até 255 kgfm a partir de 900 rpm) e 530 cavalos (até 265 kgfm a partir de mil rpm). Dentre os recursos tecnológicos, destacam-se os sensores de pressão dos pneus, monitoramento do nível de energia de bateria, frenagem de emergência avançada, controle de estabilidade, aviso de saída da faixa e controle de cruzeiro adaptativo. “Por seus atributos de design, robustez, conforto, segurança e tecnologia, aliados a um consumo de combustível até 14% menor em comparação à versão anterior, o novo XF está em evidência entre os motoristas e transportadores, tornando-se rapidamente o sonho de consumo dos nossos clientes. Para a DAF, esse é um importante reconhecimento, comprovando a receptividade positiva no mercado e nos colocando entre os líderes de vendas de caminhões acima de 40 toneladas, categoria na qual o novo XF está inserido”, comemora Antenor Frasson Jr., diretor de Vendas da DAF Caminhões Brasil.
Saída ao sul
A Volkswagen Caminhões e Ônibus alcançou um marco no Uruguai: cem caminhões VW foram comercializados naquele país no mês de março, maior volume já vendido por uma mesma fabricante em um único mês. Graças ao recorde registrado em março, a fabricante da cidade fluminense de Resende fecha o trimestre com cento e oitenta unidades emplacadas e consolida a liderança de vendas com 28,6% de participação de mercado, segundo dados da Associação do Comércio Automotivo do Uruguai (Acau), que reúne as empresas do setor. O caminhão Volkswagen mais vendido no Uruguai é o Constellation 24.250, com sessenta e duas unidades, seguido pelos modelos Delivery 11.180, com vinte e quatro licenciamentos, e o Express, com vinte. No mercado uruguaio, a fatia de caminhões de 3,5 até 11 toneladas é a que mais cresceu nos últimos anos, em função das restrições à circulação de caminhões de grande porte nos centros das cidades.
Reflexos da pandemia
A pandemia e as restrições de mobilidade, distanciamento social e viagens continuam a prejudicar fortemente a indústria brasileira de ônibus, fazendo com que o segmento de fretamento ganhe relevância no cenário nacional. Líder no setor de carrocerias de ônibus, com 52,7% de participação de mercado, a gaúcha Marcopolo já mostra aquecimento nas vendas de veículos destinados para esse fim. Até abril, a encarroçadora entregará mais de duzentas unidades destinadas ao transporte de trabalhadores em áreas urbanas e nos setores de mineração e agronegócios, em vários Estados. Entre elas, estão as dez unidades do modelo Marcopolo Ideale 800 entregues à Transporte Thomas por meio da filial do Paraná. “Desde o segundo semestre do ano passado, operadoras de fretamento têm ampliado a quantidade de veículos em operação para manter o distanciamento entre os passageiros. E, para atender às necessidades dos clientes, temos desenvolvido produtos orientados as suas aplicações específicas, com uma engenharia estruturada para projetos customizados”, destaca Alexandre Cervelin, gestor de Negócios da filial Marcopolo Paraná. As dez unidades de Ideale 800 entregues à Transporte Thomas têm capacidade para transportar quarenta e oito passageiros. Todas as unidades têm poltronas executivas e sistema de ar-condicionado.
Versão mexicana
A encarroçadora paulista de ônibus Caio mais uma vez foi a marca escolhida pelo mercado mexicano para fornecer novas unidades para o sistema de transporte coletivo da Cidade do México, que conta com uma robusta e moderna estrutura de mobilidade urbana. Segundo dados do Ministério da Mobilidade mexicano (Semovi), são transportados 1,5 milhão de passageiros por dia. Em parceria com a Volvo Group Buses México, os trinta e cinco veículos produzidos pela Caio são do modelo Millennium, denominados Access no país, e circularão na recém-criada linha 4 da capital. A montagem das carrocerias, que são enviadas em forma de SKD, é feita na Volvo México com o acompanhamento técnico de profissionais da Caio. Os Access são encarroçados sobre chassis Volvo B 8RLE – 6X2, com 15 metros de comprimento e motorização Euro 6, com baixa emissão de agentes poluentes. O chassi ainda não é comercializado no Brasil. Um destaque que agrega funcionalidade ao modelo é a porta deslizante com folha dupla, importada da Holanda. Também conhecida como “porta padrão metrô”, a Sliding Door foi instalada no entre-eixos do ônibus. Por deslizar lateralmente, a porta ocupa menos espaço na carroceria, o que facilita o fluxo de passageiros pelo vão de abertura de acesso, com 1,35 metro de largura. Uma rampa móvel foi instalada no acesso à Sliding Door, para a comodidade de pessoas PcDs. O salão interno também tem sinalização em braile e espaço para cão-guia. Dentro da regulamentação mexicana, os ônibus disponibilizam poltronas exclusivas para mulheres.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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