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Gás em expansão

        A Scania entregou o quinto caminhão movido a GNV e/ou biometano do Brasil para o Grupo Charrua. Trata-se do primeiro modelo vendido para a Região Sul do país com a tecnologia. Com a nova venda, a marca sueca chega a vinte e três modelos movido a GNV e/ou biometano comercializados no Brasil, sendo dezoito para a PepsiCo. O pesado R 410 6×2 será usado no transporte de gás natural veicular pela Charrua Gás para atender a clientes do Rio Grande do Sul, como indústrias e postos de combustível. “É um prazer enorme ser o primeiro cliente do Sul a receber essa nova tecnologia da Scania, tanto pela economia quanto pela questão ambiental, com a redução das emissões de CO2. O fato da distribuidora do gás ser a primeira empresa do Grupo Charrua, mostra que somos pioneiros no que fazemos. Acredito que depois virão mais caminhões”, explica Flavio Aluísio Rudiger, diretor de Logística e Transportes do Grupo Charrua. Os caminhões pesados Scania movidos a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano são indicados para médias e longas distâncias.

Fase de adaptação

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        Transportadoras, empresas de logística e proprietários estão buscando adaptar seus veículos para atender a setores que apresentam quedas menores ou até sem sintomas do efeito da crise gerada pela Covid-19. Essa demanda cria oportunidades para empresas como a 4Truck, fabricante de implementos rodoviários para o transporte de cargas sediada em Guarulhos (SP) e considerada uma das maiores do segmento leve sobre chassi. “Apesar de toda a crise, a 4Truck fechou o primeiro quadrimestre de 2020 com um crescimento de 33%. Quando veio a pandemia, houve uma desaceleração, porém, estamos notando que o mercado está voltando a aquecer. No mês de maio, fechamos com o dobro no volume de venda em relação a abril, quando tivemos o pior resultado em cinco anos, aponta Osmar Oliveira, CEO da 4Truck. Uma das apostas da empresa é o serviço denominado “Entrega Rápida”, no qual o cliente recebe seu veículo implementado com baú de alumínio em até cinco dias. “O serviço foi criado para suprir a urgência neste período de demandas pontuais e essenciais”, destaca Oliveira. Entre os serviços mais procurados estão a produção de baús de alumínio isotérmicos (que transportam alimentos e medicamentos) e cabines suplementares, usadas para a manutenção de redes e serviços essenciais.

Dúzia exata

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        Especializada na logística de granéis sólidos, com forte atuação em Minas Gerais e no Paraná, a BrLog, empresa com sede em Curitiba, adquiriu doze modelos Hi-Way 440 6×2 da Iveco. “A compra faz parte do processo de renovação da nossa frota, que atualmente conta com aproximadamente duzentos veículos. A frota própria permite maior versatilidade e capacidade de atendimento das demandas dos clientes, com rápida resposta às variações de demanda”, justifica Bruno Zibetti, sócio-diretor da BrLog. A linha Hi-Way, lançada em 2013, evoluiu recentemente a partir de pesquisas feitas com os clientes da Iveco, que desenvolveu um pacote de melhorias técnicas, aumentando significativamente o torque e a economia de combustível dos modelos. Essas mudanças contemplaram a turbina, o coletor de escape, o volante do motor e o aumento da eficiência do sistema de arrefecimento, além da calibração geral de motor e caixa. Para otimizar os custos operacionais em todas as condições de uso, o cliente tem a opção do “modo econômico”, acionado por meio da tecla Eco no painel, contribuindo para um menor consumo de combustível.

Negócios do fogo        

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Vinte e sete novos caminhões Constellation 24.280 foram adquiridos por meio de licitação pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A entrega dos veículos será concluída ainda em junho. A participação na licitação foi feita pela fabricante mundial de viaturas de combate a incêndio Iturri, que incluiu os caminhões Volkswagen na proposta vencedora do edital. A Iturri tem fábrica instalada no Brasil desde 2017, no município de Atibaia (SP). Os caminhões Volkswagen que atuarão no combate a incêndios receberam o implemento denominado “viatura auto tanque bomba”, capaz de armazenar 12 mil litros de água e bomba com capacidade de 500 galões (1.900 litros) por minuto. “O Corpo de Bombeiros é uma instituição com imenso reconhecimento da população no Brasil. A Volkswagen Caminhões e Ônibus se orgulha em apoiar esse trabalho. Sabemos que a missão de salvar vidas requer veículos confiáveis e robustos. Por isso, acreditamos que a escolha pelo Constellation 24.280 foi natural, uma vez que o veículo reúne todos os atributos necessários para o desempenho das funções em que atuará”, comemora Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus

Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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