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De olho nas pequenas

        Nada menos do que 80% do mercado de duas rodas no Brasil é composto por motos de baixa e média cilindrada. É para essa ampla faixa de mercado que a marca francesa de lubrificantes Motul oferece a sua mais nova formulação: o lubrificante para motores 5000 20W-50. Segundo a fabricante, a novidade foi concebida especialmente para as condições climáticas e de rodagem encontradas no país. Engenheiros e técnicos brasileiros se juntaram aos seus pares no centro de tecnologia da marca, na França, para desenvolver o 5000 20W-50. Trata-se de um óleo semissintético, de alta viscosidade, produzido com a exclusiva tecnologia HC-Tech, que oferece proteção ao motor, maior poder de lubrificação, um pacote completo de aditivos e mais segurança entre as trocas. “O 5000 garante muita proteção e desempenho para quem tem a moto como a sua companheira fiel de trabalho. Não há nada igual nesse nicho de lubrificantes”, explica Guillaume Pailleret, CEO da Motul Brasil.

Plugada e conectada

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        O futuro da mobilidade será elétrico e conectado. Essa é a filosofia da fabricante indiana de veículos elétricos Ather Energy, que apresentou na Índia – o maior mercado de veículos de duas rodas do mundo – a nova 450X. Com um motor elétrico de 6kW e uma bateria de íons de lítio de 2,9 kWh, a Ather 450X tem até quatro modos de pilotagem: Eco, Ride e Sport, e um modo de alto desempenho, batizado de Warp. A scooter elétrica pode chegar a até 80 km/h com uma autonomia da bateria é de 85 quilômetros em uso urbano (no modo Eco) e, segundo a fabricante, vai de zero a 40 km/h em apenas 3,3 segundos no modo Warp. A carga completa em tomadas comuns leva quase 6 horas, mas a Ather oferece atualmente quatorze pontos de recarga rápida na cidade de Chennai, sul da Índia, onde em 10 minutos já recarrega o suficiente para rodar cerca de 15 quilômetros. A conectividade é um ponto alto da scooter elétrica indiana, que tem Android com 4G e Wi-Fi ligado, usa Google Maps como aplicativo de navegação e baixa atualizações da nuvem.

Cruiser vintage

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        A marca belga de motos de baixa cilindrada Bullit, que produz modelos com designs clássicos e motores na faixa de 50 a 250 cm³ por preços acessíveis, acaba de apresentar a V-Bob 250, cruiser com um estilo retrô. Equipada com um motor V2 de 250 cm³ que desenvolve 17 cavalos de potência, o modelo voltado para o uso urbano tem velocidade máxima de 130 km/h. O peso em ordem de marcha da novidade da Bullit é de 179 quilos. A V-Bob 250 é equipada com suspensão de garfo invertido na dianteira e dois amortecedores na traseira. Os freios são a disco nas duas rodas. Na Grã-Bretanha, a V-Bob 250 chega às lojas em julho com preço estimado em 3.799 libras, equivalentes a cerca de R$ 25 mil.

Brinquedão de 15 mil peças

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        No início de junho, a Lego, em parceria com a Ducati, lançou um conjunto Lego Technic com uma miniatura da Panigale V4 R feita com seiscentas e quarenta e seis peças, com 32 centímetros de comprimento, 16 centímetros de altura e 8 centímetros de largura, vendida na Europa por 60 euros. Depois do lançamento, o artista plástico italiano Riccardo Zangelmi aceitou um desafio da Ducati: reproduzir uma Panigale V4 R em escala real, usando as peças do brinquedo Lego Technic. Relevado no Autódromo de Modena, o resultado da empreitada consumiu 400 horas de montagem e mais de 15 mil peças. Trata-se de uma réplica quase perfeita, que inclui todos os detalhes da moto verdadeira. A reprodução em tamanho real pesa nada menos do que 180 quilos – 8 quilos a mais que a Panigale V4 R real.

Por: Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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