Fabio Gonzalez/Caoa Chery

Primeiro modelo a ser lançado pela chamada Fase 2 da Caoa Chery no Brasil, o Arrizo 6 – produzido em Jacareí (SP) – foi mostrado por meio de uma “live” nesta quarta-feira, dia 24 de junho. Com versão única, a GSX, o novo sedã médio chega às concessionárias na primeira quinzena julho, com preço de tabela de R$ 108.750. No entanto, a marca sino-brasileira está oferecendo o carro durante limitados dias de lançamento pelo preço promocional de R$ 98.400. O sedã da Caoa Chery tem como concorrentes o Toyota Corolla, o Honda Civic, o Chevrolet Cruze e, principalmente, de acordo com a marca, o Volkswagen Jetta. O Arrizo 6 começou a ser produzido antes da paralisação devido à pandemia do coronavírus. Aproximadamente um terço dos empregados voltou ao trabalho no início de junho. O retorno da equipe completa – de mais de quinhentas pessoas na fábrica de Jacareí – está previsto até agosto. Até o final do ano, a marca promete mais uma novidade para o mercado brasileiro.

Fabio Gonzalez/Caoa Chery

Com 4,67 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,41 metro de altura, 2,65 metros de distância de entre-eixos e uma capacidade do porta-malas de 570 litros – a maior do segmento no Brasil –, suficiente para a colocação de quatorze malas entre grandes e médias mostrado na apresentação, o Arrizo 6 é equipado com o motor 1.5 turbo bicombustível com 150 cavalos de potência e 21,4 kgfm de torque a 1.750 rotações por minuto, associado à transmissão CVT de 9 marchas e dois modos de condução, o “Eco” e o “Sport”. As rodas são de 17 polegadas polidas. A chave é presencial, bastando o motorista tocar na maçaneta da porta para entrar no veículo. O controle de mão comanda ainda o rebatimento dos retrovisores externos, o acionamento do teto solar e a climatização interna – permanecendo sempre a última escolhida pelo motorista antes de sair do carro. O Arrizo 6 é o modelo mais atual da plataforma M1X, que dá à Caoa Chery a possibilidade de explorar toda uma família de produtos, já deu origem no Brasil a outro sedã do portfólio da fabricante, o sedã compacto +Arrizo 5.

Fabio Gonzalez/Caoa Chery

De acordo com dados do Inmetro, o carro faz uma média de 11 km/l na cidade e de 13,3 km/l na estrada com gasolina e de 7,6 km/l na cidade e de 9,4 km/l na estrada abastecido com etanol. A aceleração de zero a 100 km/h é feira em 9,98 segundos (a montadora não divulgou a velocidade máxima). Tudo no Arrizo 6 é de série, com o único opcional no quesito cores da carroceria. O modelo foi lançado na China em outubro de 2018 e, desde o início de vendas no país oriental, em maio de 2019, teve 45.900 unidades emplacadas.

Fabio Gonzalez/Caoa Chery

Sob o slogan “Para quem direciona seu próprio destino, o Arrizo 6 está pronto”, o novo modelo da Caoa Chery foi desenvolvido pela engenharia brasileira em parceria com o Centro de design de Frankfurt, na Alemanha. A frete do carro concentra traços horizontais, que conferem uma sensação de amplitude na largura. Os faróis contam com uma guia de leds formando uma assinatura, luzes de circulação diurna DRL e acendimento e ajuste de altura automáticos dos conjuntos ópticos. Na traseira, também existe uma linha horizontal que passa inclusive no meio das lanternas em leds, com luzes de neblina afixadas no para-choque. No perfil, o veículo tem uma silhueta esguia vinda da carroceria tipo fastback, com uma linha de teto que desce suave até a traseira.

Fabio Gonzalez/Caoa Chery

O Arrizo 6 também pretende se destacar pela segurança. O sedã médio tem controle eletrônico de estabilidade e de tração, freios ABS de última geração com EBD e disco nas quatro rodas, assistente de partida em rampa, botão de freio de mão, 60% da carroceria construída em aço termoformado de alta resistência – suportando 13 toneladas de carga –, seis airbags – de cortina, lateral para motorista e passageiros e duplo frontal –, indicadores de cinto do motorista e do passageiro, de pressão e de temperatura dos pneus e de portas abertas, sistema Isofix de fixação para cadeirinha de criança e alarme. O Arrizo 6 estreia no mercado brasileiro com uma nova cor no portfólio da montadora, o prata metálico, além de branco e preto sólidos, cinza metálico e branco perolizado. O modelo tem três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio.

Fabio Gonzalez/Caoa Chery

Durante a apresentação do Arrizo 6, os diretores da Caoa Chery não demonstraram preocupação com uma possível migração de clientes do Arrizo 5 (sedã compacto) para o novo carro, por serem, segundo eles, modelos com perfil de consumidores completamente diferente. Para a fabricante, o perfil do cliente do Arrizo 6 é de homens que já formaram sua família e usarão o carro também para o trabalho. Apesar da insistência por parte da imprensa em saber sobre a expectativa de vendas do novo modelo, a empresa se limitou a dizer que o Arrizo 6 ocupará um terço da capacidade da linha de montagem de Jacareí, e serão fabricadas em um primeiro momento uma média de quinze unidades do modelo por dia. Para uma montadora tão jovem – estreou no Brasil em 2018 –, a ultrapassagem de participação de mercado de um ponto percentual e a consolidação com a décima primeira posição entre as fabricantes são conquistas importantes, assim como a rede de concessionárias. A Caoa Chery iniciou 2020 com cento e dez lojas localizadas nas principais capitais brasileiras. Até o final deste ano, está prevista a abertura de mais trinta, completando a temporada com cento e quarenta revendas no mercado nacional.

Aposta na sofisticação

Fabio Gonzalez/Caoa Chery

            Segundo a Caoa Chery, o Arrizo 6 tem um interior harmonioso, moderno e requintado. Inspirado no estilo alemão de design Bauhaus, o visual do modelo reflete tecnologia e conta com grandes telas que se integram em um desenho único, permitindo aos ocupantes dianteiros do veículo ter acesso de maneira rápida, fácil e intuitiva às informações do carro. O cluster colorido, interativo e configurável tem design amigável e tela LCD de 7 polegadas, que se une com o multimídia de 9 polegadas, igualmente colorido. Os elementos ainda estão integrados ao console de controle do ar-condicionado “touchscreen”, que segue o mesmo estilo presente em todo o interior. Os passageiros de trás contam com dupla saída do ar-condicionado e uma tomada USB para carregamento de celulares. Bancos, volante e detalhes dos painéis dianteiro e de portas são revestidos com material premium, dando um acabamento inovador e sofisticado ao interior do Arrizo 6.

Fabio Gonzalez/Caoa Chery

A tecnologia, que inspira o design do Arrizo 6, se faz presente na lista de equipamentos do modelo. O novo sedã tem câmera de 360 graus (com imagens captadas na grade frontal, sobre a placa traseira e nos dois espelhos externos), comando de climatização à distância, freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função “Auto Hold”, com destravamento das portas por aproximação, acionamento do motor por botão, rebatimento elétrico dos retrovisores e sistema de som com seis alto-falantes. A conectividade e a interação entre motorista e veículo são outros destaques. A central multimídia de 9 polegadas tem espelhamento por Apple Car Play e Android Auto, Bluetooth, controle do ar-condicionado e das configurações do veículo. No computador de bordo, a tela colorida de LCD de 7 polegadas possibilita configuração e traz design agradável. Há ainda três portas USB, duas na frente e uma atrás.

Fabio Gonzalez/Caoa Chery

Ficha técnica

Caoa Chery Arrizo 6

Fabio Gonzalez/Caoa Chery
Motor: 1.5L DVVT Turbo Flex, partida a frio sem reservatório, 4 cilindros, 16 válvulas (4 por cilindro)
Potência: 150 cavalos a 5.500 rpm (etanol)
Torque: 21,4 kgfm a1.750 rpm (etanol ou gasolina)
Transmissão: tipo CVT de 9 velocidades
Tanque de combustível: 48 litros
Porta-malas: 570 litros
Número de ocupantes: 5 pessoas
Comprimento: 4,67 metros
Largura: 1.81 metro
Altura: 1,49 metro
Distância de entre eixos: 2,65 metros
Peso do veículo: 1.364 quilos
Coeficiente aerodinâmico: 0.28
Direção: assistência elétrica
Suspensões: dianteira MacPherson do tipo independente, coluna com mola em espiral, amortecedor com ajuste duplo e barra estabilizadora, traseira semi-independente com barra de torção, coluna com mola em espiral, amortecedor com ajuste duplo e barra estabilizadora
Rodas: liga leve de 17 polegadas
Pneus: 205/50 R17 (estepe) 125/70 R16
Preços: R$ 108.750 – promocional de lançamento R$ 98.400

Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Fabio Gonzalez/Caoa Chery

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA