Ninja desnuda
Depois de ser apresentada ao mundo no final do ano passado, a Kawasaki Ninja ZX-25R tornou-se um dos principais lançamentos de 2020 em diversos mercados mundiais. Seu motor de quatro cilindros em linha de 250 cm³ com 50 cavalos de potência máxima a 15.500 rotações e torque de 2,33 kgfm a 14.400 giros é considerado uma “obra prima” pelos fãs da marca japonesa. Agora, o designer indonésio Julak Sendie resolveu desenvolver uma versão naked da ZX-25R, que recebeu a denominação de Z25R. Baseado nas Z400 e Z900, o modelo deixou o chassi em treliça à mostra e introduziu proteções no farol e no motor. Embora a Z25R tenha mexido com a imaginação dos fãs da Ninja ao redor do mundo, até o momento, não se sabe se a Kawasaki realmente tem planos para lançar uma versão naked da tetracilíndrica ZX-25R.
Roadster contemporânea
A Triumph surpreendeu o mundo das motocicletas ao apresentar a nova Trident, um protótipo de roadster de porte médio que herda elementos da renomada Speed Triple da marca britânica. Após quatro anos de desenvolvimento, a nova Triumph Trident foi revelada mundialmente durante evento no London Design Museum. O protótipo traz o tradicional estilo imponente da marca britânica em seu visual, com contribuições de estilo do designer italiano Rodolfo Frascoli, fundador em 2010 do centro de estilo independente Frascoli Design. Trata-se de uma moto com pouquíssimas carenagens, para os amantes de nakeds/roadsters. O tanque de combustível vem com entradas para encaixe das pernas e a posição de pilotagem seguem o conceito aplicado na conhecida Speed Triple. A moto será equipada com um novo propulsor triplo com dimensionamento único e de médio porte. Parte dos quatro anos que levaram para a Trident ser apresentada foi usada na criação desse motor, desenvolvido por uma equipe exclusiva dentro da própria sede mundial da empresa, em Hinckley, na Inglaterra. Informações mais aprofundadas ainda não foram divulgadas. “O protótipo de design Trident marca o início de um novo e emocionante capítulo para a Triumph. Nosso objetivo foi trazer uma nova visão sobre a personalidade e o estilo, juntamente com um manuseio fácil e acessível e as qualidades pelos quais a Triumph é conhecida – e a um preço verdadeiramente competitivo”, afirma Steve Sargent, diretor mundial de Produto da Triumph.
Com a cabeça no rali
A Pro Tork, a maior fabricante de motopeças da América Latina, apresentou uma linha de produtos licenciados do Rali dos Sertões. São oito itens nos segmentos street e off-road, que celebram o patrocínio da fabricante de motopeças ao maior rali das Américas. A competição acontece este ano de 31 de outubro a 7 de novembro, saindo da Fazenda Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), e chegando em Barreirinhas (MA). Entre a linha de produtos off-road, destacam-se o capacete e o conjunto de proteção para o motociclista. Já na street existem mais três opções de capacetes destinados às ruas. Além disso, a coleção conta com outros itens e souvenir com a temática do rali. Um destaque da linha é o capacete Pro Tork Fast Sertões. Segundo a Pro Tork, o capacete foi projetado para garantir máxima segurança e rendimento, graças ao seu casco injetado em ABS. O capacete traz forro antimofo – podendo ser removido e lavado –, sistema de ventilação e acabamento emborrachado.
Cruiser elétrica
A chinesa Evoke Motorcycles, uma fabricante de motocicletas com sede em Pequim, acaba de revelar a versão final da sua mais recente moto elétrica, a cruiser 6061. As primeiras imagens, ainda virtuais, da Evoke 6061 surgiram na internet há um ano. Trata-se de uma power cruiser com especificações impressionantes, que busca acabar definitivamente com os preconceitos sobre as motos elétricas. O modelo traz um motor VS-1200 PSMS (Permanent Magnet Synchronous Motor) de alta voltagem, e entrega 120kW (160 cavalos) com um limite máximo de 8 mil rpm, que lhe permite atingir uma velocidade máxima superior a 230 km/h. Para alimentar esse motor, a Evoke desenvolveu uma bateria de íons de lítio refrigerada por líquido, capaz de armazenar 24,8kWh, que lhe confere uma autonomia superior a 450 quilômetros em ambiente urbano, ou 265 quilômetros na estrada. Esses números ultrapassam os de qualquer outra moto elétrica produzida até agora. Segundo a Evoke, um abastecimento entre carga zero e os 80% demora apenas 15 minutos em um carregador rápido de nível 3, DC a 125 kW. Para carregamentos em casa, a Evoke 6061 está equipada com um sistema de 1,8 kW. As reservas já estão disponíveis para o mercado norte-americano, no qual o preço final é de US$ 24.995, algo perto de R$ 138 mil.
Por: Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: