Primeiro SUV da Porsche, que rompeu em 2002 a tradição da marca de produzir apenas esportivos, o Cayenne teve de enfrentar todos os preconceitos dos fãs puristas. No entanto, o modelo não somente fez os aficionados o “engolirem” ao longo dos anos como também se tornou o carro mais vendido da fabricante alemã em todo o mundo. Os novos Cayenne GTS já podem ser encomendados e estarão nas concessionárias europeias no início de julho. Para o Brasil, estão programados para desembarcarem no segundo semestre de 2021. Na Alemanha, os preços começam em 114.087 euros para o Cayenne GTS (cerca de R$ 655 mil) e 118.490 euros (R$ 675 mil) para o Cayenne GTS Coupé.
Normalmente, para os modelos GTS, o trem de força desempenha um papel particularmente importante: em vez do motor 3.6 V6 biturbo de seu antecessor, um coração V8 agora bate mais uma vez sob o capô do SUV alemão. Os novos Cayenne GTS e Cayenne GTS Coupé passam a ser equipados com um 4.0 V8 biturbo com 460 cavalos de potência e torque de 63 kgfm, associado à transmissão automática de 8 marchas. Conforme a Porsche, as duas configurações com o Pacote Sport Chrono aceleram de zero a 100 km/h em 4,5 segundos e podem chegar à velocidade máxima de 270 km/h, limitada eletronicamente.
Parte integrante do novo 4.0 V8 é o sistema de escape esportivo de nova geração, com duplas ponteiras, as quais adotam um formato oval quando conjugadas com o opcional Pacote Esportivo destinado a reduzir o peso do conjunto. Ao mesmo tempo, e como é da praxe nas versões GTS, a suspensão ativa PASM foi rebaixada – no caso, dois centímetros em comparação aos demais Cayenne – e afinada no sentido da máxima eficiência. Igualmente de série são o sistema de vetorização de binário PTV Plus e o sistema de freios com discos de 390 milímetros de diâmetro na frente e 358 milímetros atrás e pinças vermelhas. Fazem parte do leque de opções os freios PSCB (com revestimento em carboneto de tungstênio) e PCCB (carbono-cerâmicos), a suspensão pneumática com três câmaras rebaixada 10 milímetros, o eixo traseiro direcional e o sistema de barras estabilizadoras ativas.
O pacote padrão de design esportivo, combinado com vários detalhes em preto, garante uma aparência única e exclusiva aos Cayenne GTS. Os novos modelos têm rodas com raios pretos brilhantes de 21 polegadas RS Spyder como padrão. Os faróis principais de leds com o Porsche Dynamic Light System e a faixa de luzes traseiras de leds são escurecidos. As entradas de ar dianteiras, as faixas laterais da janela, os tubos do sistema de escapamento esportivo e as letras “Porsche” na traseira também são basicamente pretas. A diferença entre a versão GTS e a GTS Coupé do Cayenne está no pacote Porsche Sport Chrono. Além dos 4.400 euros (cerca de R$ 20 mil) a mais no preço, ele introduz no GTS Coupé os mais modernos recursos esportivos da marca alemã, como modos de direção selecionáveis pelo motorista por um botão no volante, controle de lançamento (para melhorar as performances nas largadas), cronômetro no painel e suportes dinâmicos de transmissão.
Materiais de alta qualidade como Alcântara no teto, nos painéis centrais dos assentos, nos apoios de braços do console central e das portas, acompanhado de alumínio escovado, conferem a aparência esportiva e elegante dos modelos Cayenne GTS no interior. Os assentos esportivos padrão com ajuste de oito posições e direções oferecem suporte ideal nas curvas mais rápidas, graças ao aumento adicional dos apoios laterais, reservados exclusivamente para os modelos dessa versão. As letras “GTS” são encontradas nas portas da frente, nos protetores das portas e nos apoios de cabeça dos bancos, bordadas em vermelho, assim como as costuras pespontadas dos assentos em couro. As várias opções de personalização incluem o pacote interior GTS com detalhes adicionais em cores em Vermelho Carmim ou giz, como costura decorativa. A lista de equipamentos de entretenimento e conectividade é digna do segmento premium, como o sistema multimídia com tela de 12 polegadas sensível ao toque, o espelhamento com Apple CarPlay e Android Auto, o sistema de som Burmester 3D e o ar-condicionado digital de duas zonas.
Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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