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A nova geração do Mercedes-Benz GLA foi revelada em dezembro de 2019 e deve chegar aos modelos produzidos em Iracemápolis (SP) no segundo semestre deste ano. O SUV compacto ocupa a segunda posição entre os mais vendidos da marca da estrela de três pontas no país, com quatrocentas e oitenta e cinco unidades vendidas no acumulado de janeiro a maio, ficando atrás do Classe C (setecentas e setenta e três unidades). Na Europa, paralelamente ao desenvolvimento do novo GLA, a AMG – divisão esportiva da Mercedes e responsável pela equipe de Fórmula-1 hexacampeã do mundo – preparou suas versões “apimentadas” do SUV compacto, todas com o inconfundível “bigodão” na grade frontal, batizada de Panamericana. Elas serão importadas para o Brasil, pois a fábrica de Iracemápolis não produz as configurações AMG.

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Em comparação com à geração anterior do GLA, ainda fabricada em São Paulo, a nova tem 1,4 centímetros menos no comprimento (4,41 metros), mais 3 centímetros na largura (1,83 metro), 10 centímetros na altura (1,61 metro) e 3 centímetros de distância de entre-eixos (2,73 metros). Graças às novas medidas, o modelo passa a ter mais espaço para a cabeça e para as pernas de quem senta atrás. Acrescenta-se a isso os avanços da central multimídia com sistema interativo MBUX e dos dispositivos de segurança autônomos. Na versão “básica”, o GLA tem motor 1.3 turbo de 163 cavalos e câmbio automatizado de dupla embreagem com 7 marchas, podendo acelerar, segundo a marca, de zero a 100 km/h em 8,7 segundos e chegar a 210 km/h. A topo de linha 35 4Matic tem um 2.0 turbo de 306 cavalos, para levar o carro até os 100 km/h em 5,1 segundos e chegar aos 250 km/h.

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Como a divisão esportiva da Mercedes “não sabe brincar”, pegou o motor do GLA 35 4Matic e o “turbinou” com um torque de 40,8 kgfm. Logo em seguida, a AMG dotará o 45 4Matic e o 45S 4Matic com potência de 421 cavalos e torque de 50,9 kgfm sobre mesmo motor 2.0. Para a AMG, o GLA 4S tem uma aceleração da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4,3 segundos e uma velocidade final de 250 km/h, limitada eletronicamente. Para aproveitar mais a performance, a divisão equipou o carro com o “Race-Start”, um controle de largada que interrompe parcialmente a ignição enquanto as marchas sobem. Isso nada mais é do que uma imitação do “punta-taco” (o motorista aciona ao mesmo tempo intercaladamente os pedais do acelerador e do freio, com o pé direito). Coisa de quem pretende e sabe transformar um carro de rua em um “bólido” de competição.

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Os novos SUVs compactos de desempenho da Mercedes-AMG estão disponíveis no Velho Continente para encomenda. Os preços variam de 54 mil euros a 69 mil euros – cerca de R$ 295 mil e R$ 380 mil, respectivamente, sem os impostos de importação, no caso da vinda para o Brasil. Os carros “envenenados” pela AMG contam com uma ampla gama de dispositivos de desempenho e segurança para uso nas pistas de competição e no dia a dia nas ruas e estradas. A distribuição variável da potência nas quatro rodas é feita pela transmissão de dupla embreagem e uma tração integral ativa. As classificações dinâmicas dos modelos preparados pela divisão da Mercedes visam a grupos-alvo de pilotos profissionais esportivos ou de quem gosta desse estilo de vida ao volante no seu cotidiano.

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O GLA preparado pela AMG tem uma revisão na geometria da suspensão, para reduzir as “puxadas” do volante nas acelerações, e braços sobrepostos de alumínio. Os amortecedores adaptativos oferecem ao motorista-piloto três opções de rigidez da suspensão de acordo com seu gosto. Para dar uma “mãozinha” adicional na dirigibilidade, a AMG colocou uma placa de alumínio sob o motor para “endurecer” a estrutura dianteira do carro, deixando-o mais dócil e sem as perigosas “saídas de frente”, porque a correção desse tipo de manobra é mais conhecida por pilotos realmente profissionais. Para frear, o AMG GLA utiliza discos de 13,8 polegadas com pinças de quatro pistões na frente e discos de 13 polegadas e pinças de pistão único na traseira. O pacote opcional AMG Dynamic Plus troca os freios dianteiros por discos de 14,2 polegadas e pinças de seis pistões. Os GLA 45 têm aletas verticais na grade e faróis de leds. De série, vêm equipados com rodas de 19 polegadas, podendo ter opcionalmente um conjunto de 21 polegadas. A traseira exibe um aerofólio bem largo sobre o vidro e um para-choque redesenhado com duas saídas de escapamento de 3,2 polegadas cada uma.

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Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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