: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix

Mais do que uma grande exposição de motocicletas, o Salão Duas Rodas é uma imensa celebração do estilo de vida dos amantes dos veículos de duas rodas. Este ano, a décima quinta edição do maior evento de motos da América Latina acontece de 19 a 24 de novembro no São Paulo Expo, na Zona Sul da capital paulista. A expectativa dos organizadores é que cerca de 250 mil pessoas circulem pelos 55 mil metros quadrados de área interna e dez mil metros quadrados de área externa. Entre os mais de quatrocentos expositores estão fabricantes de capacetes, pneus, roupas, acessórios e toda a espécie de adereços ligados às motocicletas, e também prestadores de serviços relacionados ao setor, como tuning, seguradoras e até empresas de mototurismo. Mas a principal atração do evento são mesmo as motocicletas – estão expostas mais de quinhentas, de diferentes marcas e estilos para todos os tipos de público.

Na edição deste ano, algumas marcas tradicionais no mercado nacional resolveram não participar, como a BMW, a Harley-Davidson, a Ducati e a Dafra. Apesar das ausências, não faltaram novidades. Fabricantes como Honda, Yamaha, Kawasaki, Triumph, Suzuki, Kymco, KTM, Hao Jue, Royal Enfield e Vespa – que, juntas, contabilizam mais de 98% da produção e das vendas do mercado nacional – se encarregaram de manter o público entretido. Os novos modelos quebraram recordes de presença em “selfies”, pois, na maioria dos estandes, não há maiores restrições para que o público suba nas motos e interaja com as atrações. Porém, quem prefere interagir de verdade com as motocicletas pode também desfrutar de alguns modelos no maior circuito de test-ride já criado em salões no mundo – mais de 10 quilômetros de percurso, com pistas de asfalto e off-road, com uma estimativa de mais de 15 mil testes durante todos os dias do salão.

Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o mercado brasileiro ensaia uma retomada, após a forte retração no período de 2015 a 2017. A atual estimativa para produção total de 2019 é de 1.105.000 unidades, correspondendo a uma alta de 6,6% na comparação com o volume fabricado em 2018 (1.036.788 unidades). A entidade acredita que a curva de crescimento apresentada durante 2019 deve se repetir no próximo ano, com a produção em 2020 devendo alcançar 1.175.000 motocicletas, correspondendo a uma alta de 6,3%. “Desde o ano passado, o setor de motocicletas dá sinais concretos de recuperação. Ela começou em 2018, se consolidou em 2019 e deve seguir em 2020. Porém, ainda estamos longe de alcançar o patamar de 2011, quando ultrapassamos o volume de dois milhões de unidades produzidas”, avalia Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Destaques do Salão Duas Rodas 2019

Honda CB 500X

: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix

Porta de entrada da Honda no segmento de alta cilindrada, a CB 500X modelo 2020 ganhou um design mais agressivo, embreagem assistida deslizante e revisão do sistema de escape. A trail está mais “aventureira” graças à adoção da roda dianteira de 19 polegadas, que segundo a Honda permite ao modelo encarar com grande agilidade pisos irregulares ou vias sem pavimentação. O motor de 471 cilindradas rende a potência máxima de 50,4 cavalos a 8.500 rpm e o torque (sem este ‘máximo’) de 4,55 kgfm a 7 mil rpm.

Yamaha XMAX ABS

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O fato do segmento de scooters ser o que mais cresce no Brasil certamente animou a Yamaha a trazer o XMAX ABS. O sport premium scooter chega embalado por dois importantes prêmios mundiais de design: o “Red Dot Design Awards” e o “iF Design Award”. O desenho é aerodinâmico e as linhas frontais entre os faróis convergem formando uma letra X, algo que se repete nas lanternas. O motor é um monocilíndrico de 250 cilindradas, que atinge 22,8 cavalos a 7 mil rotações e 2,5 kgfm a 5.500 giros.

Triumph Rocket 3 R

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Com as ausências de BMW, Harley-Davidson e Ducati, a Triumph foi a única marca premium da edição deste ano do Salão Duas Rodas. Para aproveitar a oportunidade, a fabricante inglesa apresentou a nova Rocket 3 R, a moto com o maior motor do mundo. No propulsor de 2.500 cm³, distribuídos pelos três grandes cilindros, a potência chega a 167 cavalos a 6 mil giros e o torque é de brutais 22,5 kgfm a 4 mil rpm – o mais alto de qualquer motocicleta de produção no planeta. As vendas no mercado brasileiro terão início no primeiro trimestre de 2020.

Kawasaki Z900

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Menos de um mês depois de ter sido apresentada no Salão de Milão, na Itália, a nova Kawasaki Z900 chegou ao Salão Duas Rodas 2019. A naked foi redesenhada, ganhou um quadro reforçado e painel de TFT que permite conexão com o smartphone. O modelo passa a contar com três níveis de pilotagem, que variam a entrega de potência e o torque. O motor, de quatro cilindros, foi mantido e permanece com 125 cavalos de potência. A chegada às concessionárias nacionais deve ocorrer no final de 2020, com preço ainda indefinido.

Royal Enfield Interceptor 650

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A Royal Enfield apresentou no Salão Duas Rodas as novas bicilíndricas de 650 cilindradas Interceptor e Continental GT, que foram lançadas mundialmente no início de 2019. A Interceptor custa R$ 24.990 sem o frete e já está em pré-venda no site da marca – a chegada às lojas brasileiras está prevista para janeiro de 2020. O motor tem 47 cavalos de potência e 5,3 kgfm de torque. Segundo a marca indiana, 80% do torque está disponível a 2.500 rotações. A transmissão é de 6 velocidades.

KTM 390 Duke ABS

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Depois de ter anunciado em fevereiro que não estaria no Salão Duas Rodas 2019, a KTM mudou de ideia e, há um mês, confirmou presença no evento. A operação da marca austríaca no Brasil passou por mudanças recentes. A fabricante rompeu uma parceria comercial com a Dafra e firmou acordo com a Factory Powersports – mas a parceria com a Dafra para a produção de motos na Zona Franca de Manaus permanece inalterada. Durante o evento paulistano, mostra a 390 Duke ABS ano 2020. A versão anterior do modelo da categoria street chegou ao Brasil em maio de 2018. O motor mantém os 44 cavalos de potência máxima a 9 mil rpm e o torque de 3,77 kgfm a 7 mil giros.

Gloov S1

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Opção prática e ecologicamente correta de mobilidade urbana, os ciclomotores elétricos estão crescendo em todos os mercados mundiais. No Brasil não é diferente e vários modelos de diversas origens marcaram presença no Salão Duas Rodas. A marca chinesa Gloov, que tem representação na capital paulista, trouxe o S1. Com rodas de 12 polegadas e pesando apenas 78 quilos, o modelo atinge a velocidade máxima de 65 km/h. A bateria de íons de lítio de 60 volts e 23 amperes leva cinco horas até estar totalmente carregada e oferece uma autonomia em torno de cinquenta quilômetros, dependendo da utilização. Custa R$ 13.990.

 Honda CB 650R

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Com seu design agressivo, os novos modelos da família 650R tiveram redução de peso e ganho na relação peso/potência. De acordo com a Honda, melhorou o desempenho e a ciclística. A naked CB 650R tem desenho completamente novo, dentro do estilo retrô minimalista da família Neo Sports Café. Para melhorar a entrega de potência, o motor de 88,4 cavalos ganhou nova admissão e exaustão. O modelo deve chegar às lojas ainda no primeiro trimestre do ano que vem.

Yamaha Niken GT

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Nem só de veículos de duas rodas se faz um Salão Duas Rodas. A Yamaha trouxe a Niken GT, uma motocicleta que tem duas rodas dianteiras. O modelo utiliza o sistema que a Yamaha chama de Leaning-Multi-Wheel, no qual cada uma das rodas frontais é acoplada a dois garfos investidos e equipada com freio a disco, inclinando nas curvas. O motor de três cilindros e 847 cilindradas gera 115 cavalos. Conforme a Yamaha, a Niken GT é capaz de fazer os mesmos movimentos de inclinação de uma motocicleta comum, com igual comportamento dinâmico em curvas e evolução em função da maior aderência gerada pelas rodas duplas na frente. A viabilidade de comercializar o modelo no Brasil ainda está em estudos.

Piaggio Vespa Club 125

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Referência mundial dos apaixonados por scooters e motonetas, a marca italiana Vespa, pertencente ao Grupo Piaggio, lança o modelo Club 125. O novo scooter chega às concessionárias nacionais ainda este ano para se tornar a porta de entrada da marca, com preço público sugerido de R$ 14.980. O motor monocilíndrico de 125 cilindradas refrigerado a ar gera 9,5 cavalos de potência a 7.250 rpm e torque de 1,01 kgfm a 6.250 rpm. “A Vespa Club é o culminar da elegância, de novas tendências e uma excelente opção de mobilidade urbana, apoiada em tecnologia de ponta. Acreditamos que o estilo da nova Club será muito apreciado pelos fãs da Vespa”, comemora Giuseppe de Paola, presidente da Asset Beclly Piaggio Brasil.

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