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Para completar o plano de manter seu portfólio no mercado brasileiro mais próximo ao da Europa, a Volvo acaba de lançar a nova V60, com preço de R$ 199.950. A station wagon chega ao Brasil em versão única, a Momentun, fabricada sobre a plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), a mesma do XC60, do XC90 e do S90. Com os lançamentos feitos neste ano no país (o XC40 e as configurações híbridas e a diesel do XC60 e do S90), a marca sueca teve um crescimento de 94% nas vendas de janeiro a novembro em comparação ao mesmo período de 2017. A V60 é equipada com o motor T5 Drive-E 2.0, quatro cilindros, turbocompressor e injeção direta a gasolina. Segundo a Volvo, a station wagon tem 254 cavalos de potência a 5.500 rotações por minuto e 35 kgfm de torque de 1,5 mil a 4,8 mil rpm, associado à transmissão automática de 8 velocidades.

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Como todos os modelos da fabricante escandinava, a V60 dá um valor especial à segurança. A station wagon conta com o sistema City Safety de segunda geração com assistente de direção, que entra em ação quando a frenagem automática sozinha não é o bastante para evitar uma colisão. O City Safety monitora veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto à noite. No cardápio segurança, a V60 disponibiliza ainda os sistemas de alerta de mudança de faixa – emite um sinal sonoro e esterça o volante automaticamente evitando possível acidente de 65 km/h a 200 km/h –, de proteção em saída de estrada, de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e de monitoramento de pressão dos pneus e o chamado Mitigação de Pista Oposta, que aplica frenagem automática para reduzir o risco de batida com um veículo na contramão.

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No estilo, a V60 realça os traços que “simbolizam o mais puro design escandinavo”, conforme a marca sueca. Todas as linhas dos demais modelos da Volvo estão presentes na station wagon, como a grade dianteira e os faróis em “full led” no formato “martelo de Thor” com funções de acendimento e nivelamento automáticos e luzes de condução diurna de leds. As laterais com linhas esculpidas enfatizam a cintura do carro. A V60 tem barras de teto de alumínio, friso dos vidros laterais com acabamento no mesmo material e rodas de liga leve de 18 polegadas. A traseira é a mesma dos SUVs da marca, destacando as lanternas que “serpenteiam” pelas extremidades do carro e invadem em ponta a tampa do porta-malas.

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A V60 tem o mesmo padrão interior dos outros modelos da Volvo, luxuoso e com materiais nobres de acabamento. O motorista tem à disposição o sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, acessível pela tela touchscreen de 9 polegadas de LCD no painel central, reunindo praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. A central foi idealizada para que o motorista não precise desviar sua atenção do trânsito e conta com gráficos em alta resolução com formato vertical para tornar a leitura de mapas e informações mais intuitiva. A integração do smartphone está disponível nos aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. Além do sistema de áudio High Performance com 10 alto-falantes de 170W, a V60 tem, por meio da interface Sensus, o Volvo On Call, com serviço de segurança, proteção e conveniência, que oferece assistência 24 horas, auxílio de emergência e localização em caso de roubo ou furto do veículo. Como bônus, o Sensus permite ao condutor, via smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota no veículo e enviar destinos para o sistema de navegação.

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Com a plataforma modular, a nova V60 cresceu 9,6 centímetros em relação à versão anterior. Esse ganho, mais os encostos dos bancos dianteiros mais finos, garantiu um espaço mais generoso para as pernas dos passageiros dos assentos traseiros. O porta-malas da station wagon tem volume de 529 litros, podendo ser ampliado para 1.364 litros com o rebatimento dos bancos de trás.

No quesito dirigibilidade, a V60 oferece quatro modos de direção. Usando um botão de seleção posicionado no console entre os bancos dianteiros, o condutor pode alternar entre três configurações pré-estabelecidas ou personalizar a sua própria, mudando a rotação do motor para mudanças de marchas, a resposta do acelerador e o peso da direção. O Eco privilegia a economia de combustível, o Confort, a suavidade no uso diário, o Dynamic, a condução mais esportiva e o Individual customiza a configuração programada pelo motorista.

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