O Salão do Automóvel de Los Angeles abriu suas portas no dia 30 de novembro e se estende até 9 de dezembro. O evento é realizado anualmente no LA Convention Center, localizado próximo ao suntuoso distrito de Beverly Hills e Hollywood, a Capital Mundial do Cinema. Promovido desde 1907, o Los Angeles Auto Show completou o primeiro centenário no ano passado como um importante centro de tendências, justamente por ser o maior da Costa Oeste dos Estados Unidos.
O evento californiano cresce de importância a cada ano e já ultrapassou em prestígio a tradicional mostra de Detroit, pois o evento californiano abre um leque de expositores mais universal, enquanto o do Norte dos Estados Unidos destaca mais as três fabricantes que têm sede naquela região – a General Motors, a Ford e a Chrysler. Numa espécie de síntese do momento automotivo global, o Salão de Los Angeles teve de tudo um pouco: muitos utilitários esportivos, híbridos, esportivos, elétricos e até, quem diria, esportivos elétricos. A estreia das fabricantes de carros elétricos Byton e Rivian no evento é profética sobre o que serão os próximos salões de automóveis do mundo.
Alguns destaques do Salão de Los Angeles 2018
Audi e-Tron GT Concept
A linha e-Tron da Audi ganha em Los Angeles primeiro conceito esportivo, o elétrico GT, que será lançado mundialmente em 2020. Depois dos e-Tron SUV e Sportback, ambos com lançamento previsto para 2019, a casa de Ingolstadt revela agora seu cupê de quatro portas, com 4,96 metros de comprimento, 1,96 metro de largura, 1,38 metro de altura, 2,90 metros de entre-eixos. Graças à leveza da carroceria construída toda em fibra de carbono, alumínio e aço de alta resistência (tecnologia desenvolvida em conjunto com a Porsche), o motor de 590 cavalos de potência combinada pode levar o carro de zero a 100 km/h em apenas 3,5 segundos e à velocidade final de 240 km/h, limitada eletronicamente.
Porsche 911
A oitava geração do clássico Porsche 911 foi revelada no Salão de Los Angeles deste ano, com um design mais muscular e um interior que inclui monitor com tela “touchscreen” de 10,9 polegadas. A próxima geração do motor turbo de seis cilindros foi desenvolvida para salientar ainda mais a potência. O 911 Carrera 4S tem agora 450 cavalos, um acréscimo de 30 cavalos em relação à potência da versão anterior. O modelo acelera de zero a 100 km/h em 3,7 segundos e pode atingir 308 km/h.
Lincoln Aviator
A Ford apresenta o novo Lincoln Aviator no Salão de Los Angeles como mais um passo na renovação da sua marca de luxo. O imponente SUV médio com três fileiras de assentos traz novidades no design, nos motores e em tecnologias inéditas no segmento, como a função que permite abrir e dar partida no veículo por um aplicativo no celular. O Lincoln Aviator oferece opção de tração nas quatro rodas e motor a gasolina ou híbrido. Seu propulsor 3.0 V6 com dois turbocompressores gera 400 cavalos de potência e 55,3 kgfm de torque, com transmissão automática SelectShift de 10 velocidades. A versão híbrida Aviator Grand Touring tem 450 cavalos de potência integrada, com dois modos adicionais de direção, Pure EV e Preserve EV, para gerenciar o uso da energia elétrica.
Toyota Prius
A Toyota leva ao Salão de Los Angeles a mais recente evolução do Prius, modelo que se apresenta agora com diversas melhorias, tanto ao nível de estilo quanto em tecnológicas. A nova versão fará sua estreia europeia no Salão de Bruxelas, em janeiro. A renovação da quarta geração do híbrido mais popular do planeta é uma evolução da configuração anterior, com linhas retocadas e realçadas pelo conjunto óptico com luzes de leds e maior capacidade de iluminação, para-choque dianteiro mais elevado, novas lanternas traseiras em leds, duas novas cores (Azul Breeze e Vermelho Emotional) e novas rodas em liga de 17” e de 15” com um novo contraste em cinza-escuro. É o primeiro modelo da marca japonesa a utilizar o Hybrid AWD-i, um novo sistema de tração integral inteligente, que faz uso de um motor elétrico de elevado torque para transmitir tração ao eixo traseiro.
Mazda3
O Salão Los Angeles foi o escolhido para o lançamento oficial da nova geração do Mazda3, modelo que estreia no mercado no próximo ano, começando pelos Estados Unidos. O hatch utiliza os motores Skyactiv-X a gasolina de 1,5 litro e de 2,0 litros e Skyactiv-D (turbodiesel) de 1,8 litro, com opções de transmissão manual ou automática (ambas com 6 velocidades) e tração dianteira ou integral i-Activ AWD, em combinação com o sistema de vetorização binária GVC Plus. No quesito segurança, o novo Mazda3 vem com um inédito airbag para os joelhos do motorista, que depois será estendido para todos os modelos da marca.
Jeep Gladiator
A Jeep revela em Los Angeles sua picape de quatro portas Gladiator, originada do Wrangler. A inédita Gladiator será lançada no mercado norte-americano com motor 3.6 V6 da família Pentastar, com 285 cavalos de potência e 35,2 kgfm de torque, associado à transmissão manual de 6 velocidades e outra automática de 8 marchas como opcional. A configuração a gás 3.0 V6 EcoDiesel de 260 cavalos e 60 kgfm será introduzida na gama somente em 2020. A transmissão integral será sustentada nas versões Sport, Sport S e Overland pelo sistema Command-Trac, com reduzida e eixos dianteiro e traseiro Dana 44 de terceira geração. Na Gladiator Rubicon, o sistema Rock-Trac inclui ainda os diferenciais autoblocantes Tru-Lok.
Honda Passport
O novo Honda Passport para cinco pessoas faz sua estreia mundial em Los Angeles e será lançado comercialmente no próximo ano. O eclético SUV combina a condução do dia-a-dia com a capacidade off-road radical. O Passport – posicionado entre o CR-V e o Pilot na marca japonesa – é equipado com motor V6 com injeção direta, suspensão totalmente independente e direção com modo próprio para longas viagens ou o trânsito conturbado das grandes cidades. A robusta capacidade off-road oferecida pela tração nas quatro rodas i-VTM4 e seu sistema Intelligent Traction Management de quatro modos, segundo a Honda, qualificam o Passport a enfrentar qualquer tipo de terreno e aventura.
Rivian R1T
A norte-americana Rivian mostra sua cara ao mundo em Los Angeles com a picape R1T e o SUV de sete lugares R1S, ambos 100% elétricos. A marca estreante afirma que utilitário esportivo “verde” tem uma autonomia de 650 quilômetros, podendo alcançar mais 300 quilômetros com um pacote extra oferecido como opcional. O R1S com o modo de condução mais poderoso acelera de zero a 100 km/h em 3,2 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 200 km/h. O forte utilitário norte-americano garante o desempenho mesmo completamente carregado, podendo inclusive puxar um reboque de tamanho médio.