Chevrolet Camaro

O novo Camaro

 

O Chevrolet Camaro 2019 chegará às concessionárias brasileiras em janeiro, tanto na configuração cupê quanto na conversível, quando serão anunciados os preços de cada uma. O novo Camaro mantém o motor 6.2 V8 de 461 cavalos de potência e torque de 62,9 kgfm, mas estreia a transmissão automática sequencial de 10 velocidades. Segundo a Chevrolet, a configuração cupê é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 4,2 segundos e chegar a 290 km/h, velocidade máxima limitada eletronicamente. Com linhas mais agressivas, especialmente na frente, o Camaro tem ainda como principais novidades sistemas de controle de largada e de aquecimento de pneus traseiros, a terceira geração do multimídia MyLink e o retrovisor interno por câmera. A missão do novo Camaro será dura: tentar reduzir a sensação causada pelo Ford Mustang, que domina com folgas segmento.

 

Só para profissionais

Nissan Leaf Nismo RC

A Nissan revelou em Tóquio o Leaf Nismo RC, seu novo carro de competição 100% elétrico, com o dobro do torque e da potência máxima em comparação com seu antecessor. A apresentação ocorreu na Galeria Nissan Crossing, no badalado distrito de Ginza, na capital japonesa. Desenvolvido pela Nismo, a divisão esportiva da Nissan, o Leaf RC entrou na pista pela primeira vez no domingo passado, dia 2 de novembro – nas mãos de pilotos profissionais -, no circuito de Fuji, que já foi sede do GP do Japão de Fórmula-1. Com dois motores elétricos, tração nas quatro rodas e carroceria com design reestilizado e mais agressivo, o carro idealizado especialmente para as competições demonstra como a tecnologia de veículos elétricos da Nissan pode entregar muita potência combinada à silenciosa propulsão zero. Os motores entregam um total de 250 kW (350 cavalos) e 64 kgfm de torque instantâneo para as quatro rodas. O Leaf Nismo RC tem uma série de componentes mais leves e uma estrutura monocoque de fibra de carbono, que permitem um peso de apenas 1.220 quilos. O bólido acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,4 segundos.

 

Gol faz golaço

 Volkswagen Gol

Conforme resultados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a venda de carros e comerciais leves no país teve aumento de 12,2% em novembro na comparação ao mesmo mês do ano passado, com um total de 221.317 novas unidades emplacadas. Nos 11 meses deste ano, o mercado brasileiro teve um crescimento de 15,1% sobre o mesmo intervalo de 2017, com 2,33 milhões de unidades vendidas agora. A Chevrolet manteve a primeira colocação no ranking das montadoras em novembro, com 20,46% de participação e 45.271 veículos emplacados, seguida pela Volkswagen (15,05% e 33.305) e pela Fiat (12,14% e 26.864). Nos carros, o grande “case” de novembro foi a volta do Gol – antigo líder de vendas no país, durante 27 anos – às primeiras colocações. O compacto da VW terminou o mês na segunda posição, com 8.836 unidades comercializadas, atrás do Chevrolet Onix (22.277) e à frente do Ford Ka (8.834), do Hyundai HB20 (8.395), do Chevrolet Prima (7.598), do Renault Kwid (7.092), do Fiat Argo (6.078), do VW Polo (5.644), do Hyundai Creta (5.171) e da Fiat Strada (5.158), fechando o “Top Ten”. A briga entre o Gol, o Ka e o HB20 está bonita e acirrada.

 

Minivan com isenções

Chevrolet Spin para PCD

A Chevrolet Spin é o veículo mais procurado de seu segmento por pessoas com deficiência e seus familiares. Essa liderança da minivan recentemente reestilizada tem explicação no amplo espaço interno, na versatilidade e no preço acessível. Para ampliar a oferta de produtos elegíveis à isenção de impostos para PCD, a Chevrolet está lançando uma nova configuração de entrada da Spin com transmissão automática de 6 velocidades e outros itens valorizados por esse perfil de consumidor. Derivada da versão LT, a nova configuração conta banco traseiro corrediço, direção com assistência elétrica, multimídia MyLink com Apple CarPlay e Android Auto e motor 1.8 bicombustível. “Tamanha a relevância da Spin para o segmento PCD foi o fato de que era o único modelo adaptado presente no Salão do Automóvel de São Paulo, e essa nova configuração chega em uma faixa de preço eleita às isenções tanto de ICMS quanto IPI”, comenta Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de produto da GM. Por fora, a versão é caracterizada pela grade pintada de cinza, rodas de alumínio aro 15 e pelo rack de teto. No interior, há disponibilidade de ar-condicionado, computador de bordo, controle de cruzeiro e ajustes elétricos para os retrovisores externos e para os vidros e travas, que podem ainda serem comandados de forma remota por meio da chave.

 

2 milhões de raposas

Volkswagen Fox

A Volkswagen está comemorando os 15 anos de estrada do Fox e a produção do exemplar 2 milhões na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Lançado em 2003, o compacto segue entre os carros mais vendidos da marca no Brasil, com cerca de 35 mil unidades emplacadas neste ano. No mês passado, foram comercializadas 3.800 unidades do Fox, um aumento de 23% em relação a outubro. Atualmente é oferecido em duas versões: Connect e Xtreme, com destaques na conectividade e nos recursos de tecnologia exclusivos na categoria. Desenvolvido no Brasil, o Fox lançou o conceito “Design Around the Passengers” (desenvolvido ao redor dos passageiros), que busca proporcionar melhor espaço interno, conforto e funcionalidade. O Fox é equipado com os motores da família EA111 Flex 1.0 e 1.6.

 

Da cor do mar

Ford Mustang

A Ford deu início às vendas do Mustang 2019, que continua a ser oferecido no Brasil exclusivamente na versão topo de linha GT Premium, trazendo como novidades um sistema de som da Bang & Olufsen e a opção de cor Azul Indianápolis. O novo modelo já está disponível nas concessionárias por R$ 315.900. “O Mustang 2019 é o esportivo que entrega o melhor desempenho, tecnologia e equipamentos da categoria e agora vem com um som ainda mais envolvente e sofisticado, que reforça o seu carisma único”, diz Fabrizzia Borsari, gerente de Produto da Ford. O ronco do motor V8 5.0 de 466 cavalos, controlado por meio do sistema de válvula ativa do escapamento (nos modos Normal, Esportivo, Pista e Silencioso), é um dos grandes “baratos” do Mustang. A suspensão adaptativa MagneRide, os freios Brembo, os sete modos de direção e o bloqueio eletrônico das rodas dianteiras para pré-aquecimento dos pneus traseiros em arrancadas são outros recursos do superesportivo, que acelera de zero a 100 km/h em 4,3 segundos, associado à transmissão automática de 10 velocidades.

Abastecimento total

A francesa Total assinou contrato com o grupo brasileiro Zema para assumir a empresa de distribuição de combustíveis Zema Petróleo, seu TRR (transportador, revendedor e retalhista) Zema Diesel e a Zema Importação. A Zema Petróleo conta atualmente com uma rede de mais de 280 postos de gasolina no país, fornecendo diversos produtos de petróleo e bases de armazenamento de combustíveis, incluindo o etanol, a maioria localizada nos Estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Com a aquisição, a Total se insere no maior mercado de combustíveis da América do Sul e no segundo maior mercado mundial de biocombustíveis de baixo carbono. O Grupo pretende expandir suas atividades na área com o objetivo de dobrar a quantidade de postos embandeirados em cinco anos, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. A mudança de nome dos atuais 280 postos começará em 2019, e novos pontos de referência serão abertos em locais selecionados. A Total está presente no Brasil há mais de 30 anos. O Grupo conta com mais de 3 mil empregados no país e opera, com cinco filiais, os segmentos de exploração e produção, gás, lubrificantes, produtos químicos e energia renovável.

Concessionária flutuante

O Estado do Amazonas é cortado por florestas e rios que praticamente isolam até mesmo as cidades mais populosas. O acesso de pessoas e a distribuição de certas mercadorias, como carros novos, dependem exclusivamente do meio fluvial. Com isso, a Chevrolet acabou lançando mão do famoso “jeitinho brasileiro”, criando uma espécie de concessionária itinerante para percorrer essas regiões, estreitando o contato com o consumidor e estimulando o comércio de veículos. Surgiu então o Feirão de Fábrica Chevrolet a Bordo, uma ação de vendas inovadora sobre uma balsa. A embarcação é capaz de transportar vários automóveis, que ficam posicionados como em um “showroom” de uma loja tradicional. A identidade visual também é semelhante. A balsa conta ainda com uma estrutura confortável, com salas refrigeradas para atendimento e financiamento. Um empregado faz a avaliação do carro usado na negociação e um despachante permite que o cliente já saia de lá a bordo do modelo zero-quilômetro. Evidentemente, quando a balsa atraca. “Antes da balsa da Chevrolet, o interessado viajava horas ou mesmo dias até uma concessionária para concretizar a compra do automóvel. Depois ainda precisava procurar uma empresa especializada que fizesse o frete fluvial. O cliente reclamava do longo processo e se preocupava com o risco de avarias ao produto durante a viagem”, descreve Gustavo Machado Souza, gerente regional de Marketing da Chevrolet.

 

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