A Nissan anunciou no final de julho o início de produção da Frontier na fábrica de Santa Isabel, que pertence à aliança Renault-Nissan, localizada em Córdoba, na Argentina. A fabricação da picape média no país vizinho faz parte do plano de a marca oriental aumentar em 40% as vendas de veículos comerciais leves em escala mundial até 2022. Metade da produção da picape da Nissan na Argentina será destinada ao Brasil. Por aqui, de janeiro a julho, a Frontier vendeu pouco menos de 600 unidades por mês. A partir da nova origem fabril, a Nissan pretende ampliar as vendas também no Brasil e entrar no “top ten” do ranking brasileiro de picapes, incluindo compactas e médias.
No anúncio oficial, feito nas instalações de Santa Isabel, estiveram presentes Mauricio Macri, presidente da Argentina, Juan Schiaretti, governador da Província de Córdoba, Hiroto Saikawa, presidente e CEO da Nissan Motor Co. Ltd., e Luis Fernando Pelaez Gamboa, presidente da Renault argentina, entre outros representantes da aliança francesa-nipônica. O projeto de Córdoba – que gerará 3 mil empregos diretos ou indiretos – é fruto de um investimento de US$ 600 milhões para construir uma linha de produção exclusiva de picapes e de uma pista de testes. Com o início das atividades em Córdoba, a Nissan da Argentina passa a fazer parte da rede de produção da Frontier, ao lado de Tailândia, China, México e Espanha.
Desde o lançamento, a atual geração da Frontier é considerada pela Nissan como uma peça-chave para que o modelo mude de patamar e consiga concorrer diretamente contra oponentes de peso do segmento, especialmente a Toyota Hilux, a Chevrolet S10 e a Ford Ranger. Equipada com motor 2.3 biturbo a diesel com 190 cavalos de potência, a “nova” Frontier ganhou transmissão automática de 7 velocidades. A fabricante oriental deseja associar sua picape à robustez e capacidade para enfrentar qualquer tipo de terreno, sem abrir mão da sofisticação, do conforto e da conectividade.
Para garantir a robustez, a Frontier tem como base um novo chassi, segundo a fabricante, mais leve e com alta resistência. Construída em aço reforçado e chamada de “Duplo C”, a estrutura tem oito barras transversais e um outro chassi sobreposto. A filosofia é utilizada na carroceria, feita com o mesmo material para ganhar resistência e leveza. A Nissan inovou também no conjunto de suspensão traseira. Pela primeira vez no segmento, uma picape média é dotada com sistema multilink de molas helicoidais que trabalha em sintonia com o eixo rígido, em uma composição de equilíbrio para tornar o veículo confortável no dia a dia e forte nos terrenos difíceis ou de piso genuinamente off-road.
A Frontier, agora produzida na Argentina, oferece no quesito conectividade e entretenimento o sistema Nissan Multi-App com tela de 6,2 polegadas conceito inspirado nos tablets. O dispositivo não depende do espelhamento de um smartphone para levar os recursos do aparelho para o veículo. O sistema é capaz de baixar um grande número de aplicativos, transferir arquivos digitais de música e fotografia, acessar a internet por meio da contratação do serviço à parte ou usando o celular como roteador, conectar o celular para atender ligações por viva-voz (via Bluetooth), ouvir música por uma conexão com iPod, streaming, rádio ou arquivos digitais de MP3, tocar CDs e DVDs e visualizar fotos e vídeos.