Nas tomadas europeias
A DAF apresentou para o mercado europeu a nova geração dos caminhões semipesados XB, com uma série completa de veículos elétricos a bateria. A DAF foi a primeira fabricante europeia de caminhões a oferecer uma gama de modelos elétricos a bateria ao mercado, expandindo sua liderança ambiental com os modelos XD e XF Electric da nova geração. O novo XB Electric é adequado para distribuição no centro da cidade e regional, em locais com restrições de emissões. Ao lado das versões de 16 e 19 toneladas, está disponível uma de 12 toneladas com rodas de 17,5 polegadas e apenas um degrau de entrada. As distâncias entre-eixos começam em 4,2 metros. Para obter o menor impacto ambiental e mais durabilidade, a DAF aplica conjuntos de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP – Lithium Ferro Phosphate) isentos de cobalto e magnésio, de alta densidade energética e com um conteúdo bruto de 141 a 282 kWh, permitindo ao XB Electric autonomias de até 350 quilômetros. Os modelos conseguem fazer carregamento da bateria de 20% a 80% em até 70 minutos. O novo XB está disponível ainda com motores a diesel Paccar PX-5 de 4,5 litros e quatro cilindros e Paccar PX-7 de 6,7 litros e seis cilindros, com potências de 170 a 310 cavalos.
Um cento a mais
Com matriz na cidade catarinense de Palmitos, a Tombini atua no transporte rodoviário de cargas secas e refrigeradas, operando em todas as regiões do Brasil. A empresa adquiriu cem unidades do modelo Actros 2548 LS 6×2 para renovação de frota. Topo de linha da Mercedes-Benz, o Actros é um caminhão para transporte rodoviário e operações mix road. Os caminhões extrapesados rodoviários Actros têm tecnologia BlueTec 6, que proporciona redução de emissões e no consumo de diesel. “Na linha Actros 2024, estamos entregando aquilo que os clientes pedem em nossos contatos frequentes em suas operações, durante visitas e eventos e no relacionamento diário com as equipes das concessionárias e da fábrica”, ressalta Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Investimento industrial
A Suspensys, que faz parte da Randoncorp, está investindo R$ 150 milhões para construção de uma nova fábrica na cidade de Mogi-Guaçu, no interior de São Paulo. A unidade, que começou a ser erguida em dezembro do ano passado, deverá entrar em operação no primeiro trimestre de 2025 para fornecer componentes à frota de ônibus e caminhões produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil. A nova unidade industrial iniciará as operações com a fabricação do eixo dianteiro, item acrescido ao portfólio da fabricante global de sistemas de suspensões, eixos e soluções em eletrificação para veículos comerciais para atender ao acordo de dez anos fechado com a Mercedes-Benz. Multinacional gaúcha de soluções de mobilidade, a Randoncorp – até 2023 denominada Empresas Randon – conta com mais de 50 operações ao redor do mundo e alcança mais de 120 países.
Renovação de urbanos
A cidade de Ribeirão Preto, no interior paulista, conta com mais 128 novos ônibus urbanos Mercedes-Benz Euro 6, entre modelos OF 1721 e OF 1619, todos já em circulação pelas vias de seu sistema de transporte coletivo. São 78 unidades na frota da Rápido D’Oeste – 62 do modelo OF 1721 e 16 unidades do OF 1619 – e 50 unidades na Transcorp. O chassi OF 1721 é o mais vendido no Brasil. São mais de 100 mil unidades vendidas desde 1998, quando a primeira versão chegou ao mercado. “A preferência dos clientes pelo OF 1721 deve-se a vários diferenciais reconhecidos no mercado, como alta performance, menor consumo de combustível do segmento, baixo custo operacional, ampla disponibilidade e confiabilidade no transporte de passageiros”, revela Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação – Fotos: Divulgação
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