Permanece na frente
O mercado de caminhões novos caiu 21,7% no Brasil em janeiro de 2024 em relação ao mesmo mês de 2023. Segundo a Fenabrave, foram emplacados 7.993 caminhões no primeiro mês de 2024, ante os 10.209 emplacamentos de janeiro de 2023. A explicação é que houve uma concentração de compras de caminhões nos primeiros meses de 2023 por conta da chegada dos modelos com tecnologia Euro 6, mais caros, embalando as vendas de caminhões Euro 5, mais baratos. “O resultado de janeiro está dentro do esperado. E deve apresentar recuperação nos próximos meses”, acredita José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave. A Mercedes-Benz largou na frente em janeiro e faturou 1.882 caminhões, com 23,55% de participação. Já a Volkswagen Caminhões e Ônibus veio na vice-liderança com 1.833 emplacamentos e 22,93% do mercado. Logo atrás vem a Volvo, com 1.668 vendas e 20,87% dos emplacamentos. Em 2023, o pesado FH 540 foi o caminhão mais vendido do Brasil, com 7.200 unidades, mantendo a liderança em janeiro, com 614 emplacamentos.
Pesados de alugar
A Daimler Truck Financial Services (DTFS), braço financeiro do Grupo Daimler Truck, anunciou a entrada no mercado de locação de veículos comerciais no Brasil por meio do produto Mercedes-Benz Locações Caminhões e Ônibus, que foi desenvolvido em parceria entre o Banco Mercedes-Benz, a Mercedes-Benz Corretora de Seguros, a fabricante de veículos Mercedes-Benz do Brasil, e a Rede de Concessionários Mercedes-Benz. Pequenos, médios e grandes frotistas poderão contar com as soluções de locação de veículos pesados da marca Mercedes-Benz. O novo negócio de locação estreia este mês e tem previsão inicial de disponibilizar aos clientes cem unidades em três modelos de caminhões on-road – Accelo, Atego e Actros – e oferecerá aluguel a partir de três unidades para pessoas jurídicas, com prazos de 36, 48 e 60 meses. Inclui ainda gerenciamento de frota, documentação e multas, planos de manutenção nas concessionárias da marca, com mão de obra especializada e peças genuínas, telemetria Fleetboard e equipe comercial dedicada. “O negócio de locações de veículos comerciais vem evoluindo e tem muito mais espaço para crescer devido às vantagens aos clientes como a obtenção de benefícios fiscais, a não preocupação com a renovação da frota de veículos e revenda dos usados e com a gestão de manutenção, documentação e multas, que será feita pela empresa de locação. Há ainda a garantia de disponibilidade dos caminhões para a operação, propiciando maior liquidez para os clientes investirem no seu negócio principal”, explica Maurício Bertolacini, diretor de vendas e Marketing da Daimler Truck Locações e Serviços.
Para fretamento empresarial
Fundada em 1981 na cidade de Valinhos (SP), a Transmimo agora conta com 19 Iveco Bus na frota, com a chegada de seis novas unidades do Bus 17-280 Euro 6. Os novos ônibus estreiam a carroceria Busscar El Buss 320 FT e reforçam a operação de fretamento empresarial no interior paulista. Com a tecnologia Euro 6, o Bus 17-280 reúne a maior potência do segmento com economia de combustível e menores emissões, receita que tem tornado o modelo cada vez mais reconhecido pelos clientes. Produzido no Complexo Industrial de Sete Lagoas (MG), o Bus 17-280 é equipado com o motor FPT N67 Euro 6, com injeção eletrônica Common Rail e a tecnologia pós-tratamento Hi-eSCR (recirculação catalítica seletiva) da FPT Industrial. O conceito de “downspeeding” permite que o motor opere em baixas rotações, com torque elevado. A potência é de 280 cavalos a 2.500 rpm, com torque de 96,8 kgfm, na faixa de 1.250 rpm a 1.970 rpm, e a transmissão é a ZF de 6 velocidades.
Nas paisagens mato-grossenses
Um Vissta Buss 360, montado sobre chassi Volvo B380R, foi entregue à empresa mato-grossense Oeste Tur. O ônibus tem em sua configuração 50 poltronas Class Superpullman, equipadas com apoio de braço lateral articulado, apoio de pés com balancim e entrada USB individual. O Vissta Buss 360 conta ainda com sanitário e geladeira no final do corredor. Na lista de equipamentos eletrônicos estão quatro monitores 15 polegadas, roteador Wi-Fi, display de mensagem no salão com relógio, indicador de temperatura e mensagem de “sanitário ocupado”. Para auxiliar o condutor nas manobras, o ônibus conta com câmbio automático com alavanca tipo joystick, câmera de ré e sensor de estacionamento.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação – Fotos: Divulgação
Veja Também: