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Renovação ampla

            Maior fabricante de veículos comerciais da China, com mais de 11 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo, a Foton passa a atuar no Brasil oficialmente como subsidiária da Foton Motor Global. Presente no mercado brasileiro desde 2011, com uma rede de cerca de 30 concessionárias distribuídas por dez Estados e o Distrito Federal, a marca teve sua linha de caminhões leves e médios Euro 6 totalmente renovada na China e trará também um modelo semileve 100% elétrico, todos vocacionados para operações logísticas urbanas. Quatro modelos importados da China já estão homologados para operar em território brasileiro. O Aumark S 715 é um caminhão leve com Peso Bruto Total (PBT) de 7 mil quilos e capacidade de carga útil de mais de 4.500 quilos. Tem potência de 150 cavalos e torque de 40,7 kgfm. Seu Peso Bruto Total Combinado (PBTC) é de 9 mil quilos. O trem de força é composto por motor Cummins F2.5 e transmissão ZF/5S408 de 5 marchas. Também no segmento de leves, o Aumark S 916 tem PBT de 9 mil quilos e capacidade máxima de carga útil de 6.021 quilos. Seu PBTC é de 12 mil quilos. Aliado à transmissão ZF/6S558 de 6 marchas, tem motor Cummins F3.8 de 160 cavalos e torque de 50,9 kgfm. O Aumark S 1217 A/B é um médio com PBT de 11.500 quilos, com capacidade máxima de carga útil de mais de 8 mil quilos e PBTC de 14 mil quilos. Vem com motor Cummins F3.8 de 170 cavalos e torque de 61,2 kgfm, além de transmissão ZF/6S558 de 6 marchas. Já o iBlue 6T é um caminhão semileve 100% elétrico com PBT de 6 mil quilos e capacidade máxima de carga útil de 3.575 quilos. Vem equipado ainda com baterias CATL de 81 kWh, que acionam um motor com 64 kW (87 cavalos). Com carga completa, o iBlue tem autonomia para rodar por aproximadamente 200 quilômetros. 

Da Suécia para as tomadas brasileiras

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        A PepsiCo anuncia a compra do seu primeiro caminhão elétrico semipesado de distribuição no Brasil. Fabricado na Suécia, o Scania P25 6×2 será utilizado no transporte de produtos das fábricas aos centros de distribuição da companhia, e já está em fase de testes no interior de São Paulo. A PepsiCo foi uma das pioneiras do setor de bens de consumo no Brasil a testarem caminhões movidos a GNV (gás natural veicular) e veículos 100% elétricos, desde 2019. Agora, agrega um caminhão elétrico da Scania a sua frota, com capacidade para transportar 23 toneladas e autonomia de até 200 quilômetros. Com carroceria fabricada com plástico reciclado na composição, o modelo da Scania foi trazido ao Brasil a pedido da PepsiCo para testes de performance e rotas em sua operação logística interna, entre as fábricas e os centros de distribuição, considerando a autonomia para longas distâncias. A PepsiCo conta com uma frota própria com mais de 4 mil veículos, dos quais mais de 160 elétricos ou a GNV, e mantém uma operação logística de alta capilaridade, chegando a todas as regiões do país. A empresa incorporou em 2020 os primeiros dez caminhões elétricos em sua frota de médio porte. No mesmo ano, adquiriu 18 unidades movidas a GNV atingindo uma redução média de 23% nas emissões de CO2, em comparação aos caminhões tradicionais. 

Parceria elétrica

        A Hyundai Motor Company e o Iveco Group anunciaram a assinatura de um acordo para produção de um veículo comercial leve totalmente elétrico que integrará a linha de comerciais leves elétricos da Iveco, juntando-se à atual linha Daily de furgões e vans. A Hyundai Motor e o Iveco Group iniciaram a parceria em março de 2022, e, desde então, têm gerado resultados concretos relacionados a veículos comerciais movidos a hidrogênio, entre eles o desenvolvimento conjunto do eDaily FCEV e o lançamento do ônibus urbano E-Way FCEV.  Menor que o Daily, o novo veículo com a marca Iveco será o primeiro modelo de exportação a usar a eLCV, uma plataforma global da Hyundai feita exclusivamente para veículos elétricos comerciais com peso bruto de 2,5 a 3,5 toneladas. A nova plataforma – que pode ser adotada também numa versão elétrica da multivan Hyundai Staria – conta com um design de piso baixo, que garante mais possibilidades de uso para carregamento e transporte de carga. O novo comercial leve da Iveco será lançado este ano no IAA Transportation 2024, de 16 a 22 de setembro, em Hanover, na Alemanha.

Corredor logístico a GNL

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        A Eneva – que atua nos setores de geração, exploração e produção de petróleo e gás natural e comercialização de energia elétrica – e a Virtu GNL – especializada em transporte de gás natural liquefeito –, fizeram a maior compra de caminhões a GNL da América Latina, com 180 unidades. O negócio representa o primeiro passo para criar o maior corredor logístico rodoviário com foco na redução de emissões de CO2, abrangendo inicialmente as regiões Norte e Nordeste do Brasil. A parceria prevê que a Eneva forneça o GNL para transporte de suas cargas, enquanto a Scania atua como provedora da solução de transporte e a Virtu GNL como a fornecedora de serviços logísticos de descarbonização, envolvendo a operação dos caminhões e postos de abastecimento. 30 caminhões Scania modelo R 410, configuração 6×2, são para a GNL Brasil, uma joint venture da Eneva com a Virtu, que serão utilizados para atendimento aos contratos firmados para a venda de GNL em pequena escala (SSLNG), no Maranhão. O motor de 1,3 litros com seis cilindros proporciona 410 cavalos de potência a 1.900 rpm. Os demais 150 caminhões, do modelo R 460 e em configuração 6×4, foram adquiridos pela Virtu GNL e serão destinados a um novo serviço a ser iniciado a partir de agosto de 2024.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação – Fotos: Divulgação

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