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Livre dos efeitos da Covid-19 – pelo menos, como pandemia – e da falta de componentes eletrônicos, a indústria automotiva pode andar com um pouco mais de normalidade em 2023. O mercado brasileiro acompanhou a tendência global da invasão das picapes – de todos os tipos – e dos eletrificados. Tanto, que dos dez mais em evidência em 2023, a metade é da turma que carrega uma caçamba nas costas, três são de SUVs e apenas dois são hatches, sendo um elétrico. Líder de vendas, a Fiat só fez “marola” com o lançamento das variantes com motor turbo da Strada, deixando a Titano para 2024, para finalmente entrar no mundo das picapes médias. Apesar de não ter mais produção no Brasil, a Ford foi a marca que mais mostrou novidades, a começar pela chegada da emblemática F-150, o veículo mais vendido nos Estados Unidos há mais de 45 anos. E a imponente picape norte-americana já desembarcou no Brasil mostrando as credenciais, tanto que a Chevrolet se viu meio em segundo plano ao apresentar a Silverado, uma concorrente da F-150. A Ram – tradicional marca norte-americana de picapes grandes –, fez sua maior aposta na Rampage, produzida no Brasil, para o segmento de intermediárias. No campo da eletrificação, quem bateu com força na porta foram as marcas chinesas, com a GWM trazendo o híbrido Haval H6 para brigar com o Toyota Corolla Cross e a BYD importando o hatch 100% elétrico Dolphin, que mudou até os preços da concorrência.

Um ano em dez lançamentos

Chevrolet Montana

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Desde sua estreia no mercado brasileiro, em 2003, a Montana teve na maioria dos anos a frente do compacto Corsa, herdando na última parte de sua primeira fase a cara do Agile. Apresentada em janeiro deste ano, a nova Chevrolet Montana é derivada do utilitário esportivo Chevrolet Tracker e passou para o segmento de picapes intermediárias, comandado pela Fiat Toro. A nova Montana é equipada com motor 1.2 turboflex com até 133 cavalos e 21,4 kgfm.

Ford F-150

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A Série F foi lançada há 75 anos, mas quem é uma legítima lenda é a F-150. Importada dos Estados Unidos, a picape desembarcou no Brasil em duas versões, a Lariat e a Platinum, movidas pelo motor 5.0 V8 Coyote a gasolina de 405 cavalos de potência e 56,7 kgfm de torque, associado à transmissão automática de 10 marchas. 

Ford Mustang Mach-E

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Primeiro 100% elétrico da Ford, o Mustang Mach-E chegou ao Brasil importado do México na versão GT Performance. O coração do Mach-E é o motor – no caso da GT, são dois. De corrente alternada, impulsionam as quatro rodas, combinando-se para produzir até 487 cavalos de potência e torque de 87,7 kgfm.

Ford Ranger e Ranger Raptor

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A nova geração da Ford Ranger começou a desembarcar no Brasil em julho deste ano, trazida da Argentina nas versões Limited, XLT, XLS e XL, com novidades que a colocaram à frente da concorrência. No entanto, a variante mais impressionante foi apresentada em dezembro, importada da Tailândia. A Ranger Raptor é a picape mais rápida e capaz do mercado, com uma absurda capacidade para enfrentar qualquer tipo de terreno. A Raptor tem motor 3.0 V6 biturbo GTDI com 397 cavalos de potência e 59,45 kgfm de torque.

GWM Haval H6

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A GWM concluiu em 2023 a primeira parte de seu desembarque no Brasil. A maior aposta da marca chinesa é a família do híbrido Haval H6, importada da China, composta pelo H6 HEV e os plug-in H6 Premium PHEV e GT. A versão de entrada utiliza um motor a combustão 1.5 turbo e um elétrico, com 243 cavalos. Já os dois plug-in usam o mesmo motor aliado a dois elétricos com 393 cavalos. 

Ram Rampage

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De olho no segmento de picapes intermediárias, a Ram lançou este ano no Brasil a Rampage. O motor Hurricane 4 está sendo aplicado pela primeira vez em um veículo produzido no país. Ele pode equipar as três versões, sendo que na R/T é a única motorização. São 272 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque gerados pelo propulsor de 2,0 litros a gasolina. O outro propulsor, disponível nas configurações Rebel e Laramie, é o 2.0 Multijet Turbo Diesel de 170 cavalos.

BYD Dolphin

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A BYD lançou este ano no Brasil o Dolphin EV, um hatch compacto elétrico com um extremamente competitivo entre os “verdes”: R$ 149.800. E deu certo: no tempo em que está no Brasil, o Dolphin foi sempre o 100% elétrico mais vendido. Com um motor assíncrono de 95 cavalos e 18,3 kgfm, o novo modelo da BYD tem uma autonomia de 291 quilômetros, de acordo com o Inmetro. 

Fiat Strada turbo

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Desenvolvida e fabricada em Betim (MG), a Strada teve em 2023 a apresentação de três versões com o motor T200 turbo, de 130 cavalos com etanol e torque de 20,4 kgfm. A Strada turbo acelera de zero a 100 km/h em 9,5 segundos e conta com câmbio automático tipo CVT com 7 marchas simuladas. 

Peugeot 208 turbo

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O 208 também ganhou este ano versões empurradas pelo motor T200 da Stellantis. O carro é produzido em El Palomar, nos arredores de Buenos Aires. As configurações com o propulsor turbo têm até 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, associado ao câmbio automático tipo CVT com 7 marchas simuladas.

Renault Megane E-Tech

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A Renault ampliou sua oferta de modelos 100% elétricos este ano no Brasil com o Megane E-Tech, produzido na França. O motor síncrono eletricamente excitado do Megane E-Tech entrega 220 cavalos de potência e 30,6 kgfm de torque. O carro tem uma autonomia de até 495 quilômetros, segundo o Inmetro.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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