Em outubro, a Fiat Strada completará 25 anos de seu lançamento no mercado brasileiro. Desenvolvida e fabricada no Polo Automotivo Stellantis de Betim, a picape ultrapassou recentemente a marca de 400 mil unidades produzidas, acumulando vários ineditismos ao longo de sua trajetória. Passou a ter cabine estendida em 1999, cabine dupla em 2009 e uma terceira porta em 2013. Em 2020, passou por uma grande mudança, quando estreou a configuração cabine dupla de quatro portas, ficou mais robusta e ganhou um novo visual. No ano seguinte, tornou-se a primeira do segmento a receber um câmbio automático do tipo CVT. Este ano, a Strada se consolida como o veículo mais vendido do Brasil, feito que também conquistou em 2021 e 2022. Entre janeiro e julho, foram comercializadas quase 61 mil unidades. Exportada para Uruguai, Paraguai e Argentina, a Strada ainda é um dos veículos mais vendidos da América Latina. Agora, a picape da Fiat ganha mais potência e torque graças ao novo motor Turbo 200 Flex, que a torna a primeira picape compacta turbo flex no mundo. Sempre acoplado ao câmbio CVT, o motor 1.0 Turbo 200 Flex estreará nas versões mais caras – a Ranch e a Ultra (ambas custam os mesmos R$ 132.990) e ainda na Edizione 25, uma série limitada, que sai por R$ 135.990.
O propulsor 1.0 Turbo 200 Flex, que estreou em outubro de 2021 junto com o utilitário esportivo Pulse, é um três cilindros que acompanha a tendência mundial de downsizing – motorizações menores, mais leves e mais potentes. Ele traz turbocompressor de baixa inércia da BorgWarner com wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa. Além disso, conta com o MultiAir III, um sistema eletro-hidráulico para fazer um controle flexível das válvulas de admissão, mantendo a performance sem comprometer o consumo de combustível, com baixo nível de emissões. Com potência de 130 cavalos com etanol (125 cavalos com gasolina) e torque de 200 Nm – 20,4 kgfm –, o propulsor permite que o modelo vá de zero a 100 km/h em 9,5 segundos – segundo a Fiat, é o mais rápido entre os concorrentes. A Strada equipada com o novo motor turbo flex passa a contar com o botão Sport no volante. Com seu acionamento, todo o ajuste da picape é alterado para uma maior sensibilidade do pedal do acelerador. A nova motorização é combinada com o câmbio automático CVT com 7 marchas simuladas e três modos de condução (“Automático”, “Manual” e “Sport”).
A versão inicial Endurance Cabine Plus linha 2024 abandona o motor 1.4 Fire de 85/88 cavalos – que deixa de ser adotado na picape. Agora, a Strada de entrada – com preço a partir de R$ 100.990 – passa a ter o 1.3 Firefly, também com quatro cilindros. Com nota A de consumo pelo Inmetro, ele faz até 14,2 km/l na estrada e entrega 107 cavalos de potência e 13,6 kgfm de torque com etanol e 98 cavalos e 13,1 kgfm quando abastecido com gasolina. Na Endurance Cabine Plus, o motor é combinado com câmbio manual de 5 marchas. Acima dela e com o mesmo “powertrain”, há as versões Freedom Cabine Plus (R$ 106.990), Freedom Cabine Dupla (R$ 112.990) e Volcano Cabine Dupla (R$ 114.990). Existe ainda uma outra configuração da Volcano Cabine Dupla com o mesmo motor 1.3 Firefly, só que acoplado a um câmbio CVT, por R$ 120.990.
A Strada linha 2024 ainda traz mudanças no design, concentradas nas versões Ultra e Ranch. A dianteira vem com nova grade frontal e novo para-choque integrado com faróis de neblina em leds. Em ambas variantes, a grade traz também o distintivo da Fiat. As rodas das configurações topo de linha também são novas. A Ultra e a Ranch ganham ainda novos bancos em couro sintético e novos painéis de porta com detalhes em couro. Por dentro, a Strada tem novo volante com Fiat Script em todas as versões e botão Sport integrado (este, somente nas variantes com motor turbo flex), acrescentando novos painéis de porta com detalhes em couro. A versão Ultra, já conhecida na gama da Toro, entra no topo da linha da Strada. Frontalmente, a Ultra da Strada se destaca pela sua grade com friso vermelho.
Em comemoração aos 25 anos de mercado da picape, a Fiat lança a Edizione 25, uma série com apenas 1.025 exemplares. Com todos os recursos da Ultra, a Edizione 25 está disponível na cor Cinza Strato com teto em preto, por R$ 135.990 – enquanto durar, será a mais cara da picape. Um adesivo lateral da série é colocado próximo à lanterna. Para complementar o estilo, os retrovisores vêm com capa em preto brilhante, enquanto as rodas são destacadas por uma pintura escurecida. No interior da edição especial, os bancos dianteiros são detalhados com o bordado “Ultra” em vermelho. Soma um badge interno numerado de 0001 a 1.025, colocado abaixo da multimídia, destacando uma numeração diferente para cada exemplar da série. Para deixar o visual mais arrojado, as soleiras são personalizadas com a descrição da edição especial.
Em suas versões topo de gama, a Strada é equipada com recursos como controle eletrônico de estabilidade, que corrige automaticamente as saídas dianteiras e traseiras, e o sistema Hill Holder – mantém o freio acionado automaticamente por aproximadamente dois segundos ao arrancar em ladeiras e em ré, em manobras. Ainda há o TC+ (Traction Control Plus), que faz o controle eletrônico do eixo de tração em situações leves de off-road, freando a roda com menos tração e proporcionando mais aderência e desempenho em terrenos desafiadores. A picape também conta com sistema multimídia Uconnect 7, que oferece conectividade avançada com Wireless para Android Auto e Apple CarPlay. Para completar, traz ar-condicionado digital automático e um carregador sem fio. As opções de cabine plus carregam até 720 quilos ou 1.354 litros. Já as de cabine dupla levam 650 quilos ou 844 litros. A capacidade de reboque da picape é de 400 quilos.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: