Divulgação

Motopeças e lançamentos

O Salão Nacional e Internacional das Motopeças chega a sua décima segunda edição. Organizado pela Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças (Anfamoto), o salão é restrito a empresários do ramo e será realizado de 8 a 11 de março no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, na cidade de São Paulo. Durante os quatro dias de evento, 83 expositores representarão mais de 250 marcas, com novidades, lançamentos e as tendências em motopeças e equipamentos para motociclistas. A partir de 2023, o encontro, que era bienal, passa a ser anual. “Nossa feira já se consolidou como a maior do mercado em número de expositores. Comercializamos de forma muito rápida os estandes para este ano e esperamos que o volume de negócios seja até 10% maior em comparação à última edição”, explica Orlando Leone, presidente da Anfamoto. O horário da feira é das 15h às 21h30min de 8 a 10 de março e das 10h às 18h no dia 11. 

Em busca da perfeição

Divulgação

O câmbio semiautomático pode ser a principal novidade na próxima moto big trail da KTM. A tecnologia da marca austríaca – multicampeã do Rali Dakar na categoria de duas rodas – é parecida com a da Honda Africa Twin DCT. Na KTM, a tecnologia é basicamente uma trava de caixa de câmbio, com o sistema impedindo que a transmissão gire e funcione como um freio de estacionamento. Porém, na prática, ela transforma a moto em semiautomática, desacoplando o propulsor da transmissão quando ele está em rotações mais baixas. O sistema combinará uma transmissão “normal” com uma embreagem centrífuga. A KTM acrescentará ainda ao seu projeto mudanças de marchas eletrônicas, integrando o câmbio ao gerenciamento do motor, garantindo trocas mais suaves. Ou seja, a austríaca continuará sendo forte favorita nas competições off-road. 

Borracha pra toda a obra

Divulgação

A Dunlop revelou o seu novo pneu trail 50/50, o Trailmax Raid. Concebida para uma utilização metade no asfalto metade no fora-de-estrada, a nova oferta é a mais recente adição à presença da marca no segmento de aventura e trail. Ele é adequado para uma ampla gama de motos, desde as esportivas de médio porte até as grandes de aventura, oferecendo previsibilidade no off-road e competência em piso molhado. O novo pneu posiciona-se na gama trail da Dunlop juntamente com o Trailmax Meridian, que se tornou muito popular para o turismo de aventura desde seu lançamento, há três anos. “Estamos entusiasmados com o lançamento do Trailmax Raid. Por meio do nosso conhecimento e das nossas tecnologias nos segmentos off-road e turismo de aventura e esportivo, criamos um verdadeiro 50/50 com muita versatilidade e boa capacidade de frenagem”, comemora Luca Davide Andreoni, diretor de Marketing da Dunlop Moto Europa. O Trailmax Raid estará disponível em três medidas dianteiras, para rodas de 19 a 21 polegadas, e em seis traseiras, de 17 a 18 polegadas. 

Scooter também vem para brigar

Divulgação


Anunciado no final do ano passado, a marca chinesa Zontes estreará no mercado brasileiro em 2023. Em novembro, a representante brasileira JTZ – mesmo grupo que comercializa a Suzuki, a Haojue e a Kymco – confirmou o desembarque da nova marca. A Zontes 310V é o modelo previsto para a estreia, movida por um motor monocilíndrico de 312 cm³ capaz de gerar potência de 35 cavalos e três kgfm de torque. Existe a possibilidade também de a marca chinesa trazer para o Brasil uma scooter de 125 cc, a ZT125-M. Na Europa, a scooter tem um motor monocilíndrico com refrigeração líquida e 14,6 cavalos de potência, mais que a Yamaha FZ15 e semelhante à Honda CG 160 Titan, o veículo mais vendido no mercado brasileiro.

Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA