A Audi acaba de apresentar o e-Tron, o primeiro modelo de produção 100% elétrico da marca dos quatro anéis entrelaçados. O nome, no entanto, não é novo. A denominação “e-Tron” esteve associada ao R18 tricampeão das 24 Horas de Le Mans, de 2012 a 2014, que utilizava tecnologia híbrida (combinação de motor a combustão com um ou mais elétrico). Em 2015, a nomenclatura reapareceria em um conceito exposto no Salão de Frankfurt, na Alemanha, protótipo que daria origem ao e-Tron lançado agora em escala mundial. A Audi pretende colocar seu novo modelo no mercado brasileiro, apesar de ainda não ter uma data certa para isso. Produzido na fábrica de Bruxelas, na Bélgica, o e-Tron começará a ser entregue para os primeiros compradores no final deste ano, com preço inicial na Alemanha de 79.900 euros, o equivalente a R$ 387 mil. O modelo alemão é o primeiro passo do plano de eletrificação da Audi, que projeta lançar pelo menos outros 12 veículos movidos por baterias até 2025.
O e-Tron é um SUV de luxo equipado com dois motores ligados cada um aos eixos, conferindo ao carro a condição de tração integral. Juntos, os propulsores produzem 300 kW ou 408 cavalos de potência e torque de 67,7 kgfm, com autonomia de 400 quilômetros com uma recarga. As baterias pesam 700 quilos e estão afixadas sob o assoalho e bem no meio do veículo. Com isso, o centro de gravidade é mais baixo, além de dar ao carro uma distribuição de peso ideal, com 50% na frente e 50% atrás. O e-tron acelera de zero a 100 km/h em 5,5 segundos e pode chegar a 200 km/h.
Durante mais de 90% das desacelerações e freadas, o e-Tron recupera a energia exclusivamente por meio de seus motores elétricos. O SUV aproveita seu potencial máximo de recuperação em combinação com o sistema de controle integrado de freios eletro-hidráulicos. A Audi é a primeira marca a usar esse sistema em um veículo elétrico produzido em série. A aerodinâmica do carro também contribui na eficiência energética. Outro destaque estético e funcional é a substituição dos tradicionais espelhos externos por microcâmeras. Como as duas peças são pequenas, acabam ajudando na aerodinâmica.
As dimensões do e-Tron ficam entre o Q5 e o Q7, com 4,90 metros de comprimento, 1,93 metro de largura, 1,61 metro de altura e generosos 2,93 metros de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade de 660 litros. O utilitário esportivo elétrico da Audi utiliza um conjunto de suspensão pneumática. Com sete modos de condução, a altura em relação ao chão pode variar em até 7,6 centímetros.
Se na tecnologia tudo é novidade no e-Tron, em termos estéticos o modelo nada mais faz do que seguir as linhas de outros modelos da Audi, especialmente às da família Q. Estão lá a típica grade de identificação da marca – com menos passagens de vento, já que o carro não tem radiador de água –, os faróis e as laterais inspirados no Q3 e as lanternas traseiras interligadas, seguindo uma tendência do segmento de SUVs.
Um dos diferenciais dos carros elétricos é a redução da quantidade de instrumentos voltados para o motorista. Das cinco telas disponíveis no e-Tron, duas reproduzem as imagens dos “retrovisores” externos – que foram substituídos por câmeras –, uma tem a função de ser o painel de instrumentos, outra é a multimídia e a última toma conta dos ajustes do ar-condicionado. Segundo a Audi, o e-Tron é extremamente conectado, desde o sistema de navegação com as rotas mais apropriadas, os postos de recarga nas ruas e estradas, a cobrança automática nas estações de carregamento das baterias até o controle remoto via smartphone. O carro é equipado com o Media Center MMI Navigation Plus, que inclui a tecnologia LTE Advanced e um hotspot de Wi-Fi. Vários sistemas estão prontos para auxiliar o motorista. O assistente de eficiência, por exemplo, promove um estilo de condução econômica exibindo informações preventivas e fazendo a recuperação automática de energia. Se o motorista acionar o assistente de cruzeiro adaptativo, o sistema pode acelerar e frear o e-Tron automaticamente.