A linha 2019 do Golf chega esse mês às concessionárias brasileiras da Volkswagen com novidades mecânicas, visuais e na estrutura de ofertas. As mudanças se estendem à Variant, e os dois modelos fazem parte da chamada “maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen no Brasil, com 20 lançamentos previstos até 2020”, conforme anuncia a marca. A principal novidade mecânica é o abandono do câmbio manual. A partir de agora, toda a linha do hatch produzido na fábrica paranaense de São José dos Pinhais vem equipada com transmissão automática Tiptronic de seis marchas. Na versão GTI, o propulsor 350 TSI agora chega a 230 cavalos. Já o Golf Variant, fabricado em Puebla, no México, tem todas as suas versões equipadas com o motor 1.4 litros 250 TSI Total Flex de 150 cavalos e transmissão automática de seis velocidades. Todas as configurações do Golf e da Variant receberam mais itens de série com uma simplificação na estrutura de ofertas dos produtos e redução dos pacotes opcionais. A linha 2019 do Golf será disponibilizada em três versões – Comfortline (R$ 91.790), Highline (R$ 112.190) e GTI (R$ 143.790). A Variant terá as versões Comfortline (R$ 102.990) e Highline (R$ 113.490).
O design do Golf é uma das maiores tradições da Volkswagen. Por isso mesmo, as alterações nunca são radicais. A atualização de estilo que chega agora ao Brasil estreou no final de 2016 na Europa. As mudanças concentram-se na dianteira: os faróis adotaram formato mais trapezoidal e ganharam luzes diurnas de leds em todas as versões, sendo que na Highline e na GTI, as luzes principais passaram a ser em leds no lugar das de xenônio. A ligação da grade do radiador com os faróis recebeu uma faixa cromada – na GTI, a faixa é dupla, cromada e vermelha, conferindo um ar mais esportivo. O sensor do Controlador Adaptativo de Distância e Velocidade (ACC) foi deslocado para trás do logotipo da marca, saindo da parte inferior do para-choque. As versões Highline e GTI têm uma função de animação para os indicadores de direção, com os piscas “fluindo” no sentido indicado. Nessas configurações, o Golf pode ser reconhecido na traseira pela alteração nos leds quando o freio é acionado. Como ocorre no Passat, os leds passam da horizontal para a vertical com os freios em ação. Na Variant, além das alterações implementadas no hatch, o novo para-choque traseiro tem aparência mais alongada e elegante. As versões Comfortline e Highline têm sistema de informação e entretenimento Composition Media com tela touchscreen de 8 polegadas e App-Connect, enquanto o Golf GTI traz o sistema Discover Media.
Hatch e perua são equipados com motores TSI, que combinam injeção direta de combustível e turbocompressor, agora associados ao câmbio automático Tiptronic de seis velocidades. Essa base de tecnologia permite o chamado downsizing (redução da cilindrada e otimização de desempenho). A versão Comfortline do Golf tem o motor 200 TSI, de 128 cavalos abastecido com etanol a 5.500 rpm e 116 cavalos com gasolina, nas mesmas 5.500 rpm. O torque máximo é de 200 Nm (20,4 kgfm), com ambos os combustíveis, a partir de 2.000 rpm. O Golf Highline e a Variant Comfortline e Highline utilizam o motor 250 TSI, que desenvolve 150 cavalos (etanol e gasolina) a 4.500 rpm. O torque máximo, de 250 Nm (25,5 kgfm), vem a apenas 1.500 rpm. Exclusivo do Golf GTI, o motor 350 TSI tem potência de 230 cavalos em 4.700 rpm e permanecendo até 6.200 rpm, com o torque em 350 Nm (35,7 kgfm), de 1.500 rpm a 4.600 rpm. O esportivo acelera de zero a 100 km/h em 7 segundos e pode chegar a 238 km/h.
São muitos os recursos de conveniência e segurança disponíveis para as linhas 2019. O sistema de frenagem automática pós-colisão aciona os freios quando o carro se envolve em uma colisão. O bloqueio eletrônico do diferencial aumenta a agilidade e reduz a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos. O controle adaptativo de velocidade e distância (ACC) utiliza um sensor de radar integrado à dianteira do veículo para manter uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente, seguindo o fluxo do trânsito. O Front Assist ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais visual ou sonoro quando for necessária uma reação. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão. E o Park Assist 2.0 facilita parar não apenas em vagas paralelas à via, mas também em espaços perpendiculares. Adicionalmente, o Park Assist 2.0 é equipado com função de frenagem e saída da vaga de estacionamento. Todas as versões são equipadas com sete airbags (dois frontais com desativação do lado do passageiro, dois laterais, dois do tipo cortina e um de joelho para o motorista). Os freios são a disco nas quatro rodas, com sistema ABS com BAS e EBD.