No universo automotivo, existem empresas que se tornam arquirrivais. Tudo que uma faz, a outra tenta superar. É o caso das japonesas Honda e Toyota. No mundo todo, o Civic e o Corolla disputam o mercado de sedãs médios. Com o lançamento da linha Yaris, a disputa nipônica se estende aos chamados “compactos médios”, que são modelos compactos com um pouco mais de espaço interno e um nível de acabamento e de equipamentos melhor que os convencionais. Esse segmento começou a ganhar importância no Brasil justamente com dois lançamentos da Honda: o monovolume Fit, em 2003, e o sedã City, em 2009. E os dois são os alvos principais do Yaris. O novo compacto da Toyota acaba de ser lançado no Brasil em duas versões. A hatch, além do Fit, encara também modelos como Volkswagen Polo, Hyundai HB20 e Fiat Argo. Já a sedã, além de focar no público do City, disputa os consumidores de Volkswagen Virtus, Fiat Cronos, Hyundai HB20S e Chevrolet Cobalt.
O Yaris possui 4,15 metros de comprimento (4,43 metros na versão sedã), 1,73 metro de largura, 1.49 metro de altura e 2,55 metros de distância entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de 310 litros na versão hatch e 473 litros no sedã. Já o tanque de combustível comporta 45 litros. Os faróis de perfil afilado se conectam com a grade dianteira, dentro do atual conceito de design da marca. O lançamento da Toyota chega ao Brasil em cinco versões. Para o modelo hatch, são elas: XL manual e XL CVT, XL Plus Tech CVT (todas com motorização 1.3 litro), XS e XLS, estas com câmbio CVT e motor 1.5 litro. A carroceria sedã possui as mesmas versões, só que todas com motorização 1.5 litro. Nas versões XL e XL Plus Tech, a grade entre os faróis é pintada na cor preta, enquanto nas versões XS e XLS, possui um friso cromado na parte superior. O para-choque pronunciado armazena os faróis de neblina de formato arredondado, que são de série desde a versão inicial.
Na lateral, a linha de cintura é elevada e os retrovisores são pintados na cor do veículo, com luzes de seta integradas. Nas XS e XLS, há rebatimento elétrico dos retrovisores. Todas as versões possuem maçanetas das portas pintadas na cor do veículo, com exceção da XLS, cromada. A versão hatch do Yaris ainda conta com pintura preta da coluna traseira. As rodas são de liga leve de 15” e os pneus, 185/60 para todos os modelos. As rodas das versões XS e XLS possuem acabamento Dual Tone (preto e prata). Na traseira, as lanternas invadem o porta-malas. Na versão XLS, as lanternas são de leds. A versão hatch ainda possui limpador e lavador do vidro traseiro desde a versão de entrada, além de um aerofólio que tenta dar algum apelo esportivo ao modelo.
No interior, o acabamento é em preto, incluindo as colunas e o revestimento do teto – que é em cinza na versão sedã. O teto solar elétrico é disponível, de série, na versão XLS. Os bancos são de tecido nas versões XL e XL Plus Tech e de couro nas demais. Além disso, todos contam com apoio de braços central na frente, que incorpora porta-copos central a partir da versão XL Plus Tech. Para as versões XL e XL Plus Tech, o painel de instrumentos conta com display LCD de 2.7”. Nas mais caras, o computador de bordo vem com uma tela TFT de 4.2” com funções como histórico de viagem, consumo a cada cinco minutos e mensal (km/l) e ranking de eficiência de economia de combustível. Desde a versão de entrada XL de câmbio manual, a linha traz computador de bordo, comandos no volante, descansa-braços dianteiro, controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC). O modelo também possui direção eletroassistida progressiva (EPS), ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque, travas elétricas, faróis com regulagem elétrica, faróis de neblina, retrovisor interno eletrocrômico, banco traseiro rebatido 40/60 (sedã), entre outros itens. A versão XL com câmbio CVT adiciona controle de velocidade de cruzeiro e função Eco Driving do computador de bordo.
Já a versão XL Plus Tech incorpora descansa-braços traseiro, detalhes internos na cor prata, ar-condicionado automático e digital, chave inteligente presencial, Smart Entry e sistema de partida sem chave tipo Start Button, banco traseiro rebatido 40/60 na versão hatch e central multimídia com tela de 7” sensível ao toque com funções de rádio AM/FM, MP3, entrada USB, conexão auxiliar Bluetooth, Toyota Play+, sistema que permite espelhamento de aplicativos por meio da tecnologia SDL e com tecnologia Harman e navegadores Tom Tom e Waze. O Yaris XS agrega todos os equipamentos da XL Plus Tech e acrescenta volante, manopla do câmbio e revestimento das portas em couro, grade com detalhes cromados, roda de liga leve de 15” Dual Tone (preto e prata), bancos de couro, retrovisor externo com rebatimento elétrico, câmera de ré, tapetes em carpete e computador de bordo com tela TFT de 4.2”. Por fim, a versão topo de linha XLS ainda soma teto solar, sensor de chuva, maçanetas cromadas, faróis projetores com lâmpadas halógenas, lanternas em leds e sete airbags – além dos dois frontais obrigatórios, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista.
Os motores são os mesmos 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i flex que já equipam o Etios. O 1.3 rende 101 cavalos a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 94 cavalos, a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo é de 12,9 kgfm (com etanol) e de 12,5 kgfm (com gasolina), sempre a 4 mil rpm. Já o 1.5 rende 110 cavalos de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 105 cavalos, a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo, a 4 mil giros, é de 14,9 kgfm (com etanol) e de 14,3 kgfm (com gasolina). A transmissão pode ser automática CVT ou manual de seis velocidades.
Os preços públicos sugeridos para Toyota Yaris hatchback 2019 vão dos R$ 59.590 da versão XL 1.3L 16V manual aos R$ 77.590 da versão XLS 1.5L 16V CVT. No caso do sedã, os preços partem dos R$ 63.990 na versão XL 1.5L 16V manual e atingem R$ 79.990 na “top” XLS 1.5L 16V CVT.