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Táticas expansionistas

            A Iveco vive sua melhor fase no Brasil desde a chegada ao país, em 1997. No ano passado, a montadora registrou crescimento de 30% nas vendas em um mercado que teve queda de 11%. No primeiro semestre deste ano, o mercado cresceu 50% e a marca italiana se manteve acima avançando 71%. O próximo passo é ampliar a Rede de Concessionárias. Recentemente, a montadora inaugurou revendas em João Pessoa (PB), Araguaína (TO), Vitória da Conquista (BA) e um ponto assistencial em Santa Maria (RS), totalizando oitenta pontos de atendimento de norte a sul do Brasil. Uma das principais forças da Iveco para ampliar a participação no mercado de transportes é o portfólio completo, de 3,5 a mais de 70 toneladas, que atende a demandas do transporte de cargas em setores como o e-commerce e o agronegócio, incluindo os produtos das famílias Daily, Tector, Hi-Road e Hi-Way, produzidos no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG). Para incrementar seu “Catálogo de Soluções”, a marca apresenta o Tector Auto-Shift Coletor. “Temos agora o único caminhão do mercado nesta configuração, com câmbio automatizado. É a solução mais rentável do segmento”, explica Bernardo Pereira, diretor de Marketing da Iveco para a América do Sul. E mais novidades estão previstas. Para atender às normativas Proconve 8, a Iveco lançará em janeiro de 2022 o furgão Daily de 3,5 toneladas com motorização Euro 6. Expandir a ofertas de veículos movidos a gás natural é outra proposta em implantação. “Temos expertise nesse tipo de tecnologia e, agora, chegou a vez de trilharmos esse caminho, irreversível, rumo à sustentabilidade aliada à rentabilidade da operação do cliente. Com orgulho, lançamos o novo programa Brasil Natural Power, que desenvolverá e adaptará nossa expertise global em combustíveis alternativos para os segmentos e condições brasileiras. Seremos a marca com a melhor e mais completa solução na área para nossos clientes”, comemora Márcio Querichelli, presidente da Iveco para a América do Sul. 

Evolução semipesada

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        De janeiro a agosto deste ano, a Volvo comercializou 3.693 unidades da linha VM no Brasil, volume 63% superior aos 2.254 veículos vendidos no mesmo período de 2020, e acima do resultado do mercado, que cresceu 50,8%. Em junho, a marca sueca comemorou a entrega do VM de número 70 mil. Agora, está apresentando a versão 2022 de sua linha de caminhões VM. O semipesado chega com várias mudanças, principalmente na parte interna da cabine. O modelo tem alterações no painel, novas forrações e mudanças de tecido nas paredes laterais da cabine, além de uma nova cama, maior e mais confortável que a versão anterior, feita com molas ensacadas e espuma de alta densidade. Dotada de extensores, a nova largura proporciona uma área útil 30% maior. Com um novo tecido, em harmonia com as novas cores, a cama pode ser levantada para o motorista ter acesso a um amplo espaço de armazenagem embaixo dela. Com materiais de alta qualidade, o acabamento e a cor do painel têm no novo modelo tons mais escuros, sem modificar a disposição dos componentes. Também têm nova cor e acabamento os bancos do motorista e do passageiro, as paredes laterais, a traseira, o teto e as cortinas. O veículo vem ainda com uma preparação para implementação de caçambas, para facilitar a instalação de um dos implementos mais utilizados no caminhão, desde o transporte urbano de vários materiais até operações de suporte na mineração.

Cerveja para os mexicanos

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        A Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou a entrega de duzentos e oitenta e um caminhões à cervejaria Grupo Modelo, tanto da família Delivery quanto da Constellation, em diferentes versões. O lote atual é composto por onze unidades do Delivery 9.170 e outros noventa e seis veículos Delivery 11.180, que se somam a cento e doze Constellation 17.230 e mais sessenta e dois Constellation 24.280 entregues anteriormente ao mesmo cliente. Os caminhões foram produzidos sob medida para as necessidades específicas da operação, que visa atender aos varejistas de cerveja mexicanos – bares, restaurantes, mercado e supermercados. “Temos um amplo portfólio para atender às demandas do mercado e de nossos clientes. Os veículos Volkswagen oferecem soluções de alta qualidade para manter os negócios de nossos clientes em movimento”, pondera Frank Gundlach, diretor-geral da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Na contramão do mercado

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            Segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), o volume fabricado no acumulado dos oito primeiros meses deste ano foi de 10.949 unidades, 10,9% menor do que no mesmo período de 2020 (12.289 unidades). Mas a Marcopolo não tem do que reclamar. Apresentada há pouco mais de um mês, a Geração 8 dos ônibus rodoviários da encarroçadora gaúcha já atinge a marca de duzentas unidades vendidas para clientes do mercado brasileiro e latino-americano, adquiridas por mais de quarenta empresas. “Nossos clientes estão otimistas com a retomada turística no fim deste ano, e para estimular o transporte rodoviário, nada melhor que veículos de última geração que agregam excelência à operação”, enfatiza James Bellini, CEO da Marcopolo. Segundo o executivo, a demanda do segmento de fretamento segue aquecida, ainda pelas questões de distanciamento para transporte de empregados, e os operadores de linha de turismo estão otimistas com o avanço da vacinação e a elevação da confiança dos passageiros em retomar seus deslocamentos e viagens de férias. Com o atual volume de pedidos para os modelos da Geração 8, a linha de produção dedicada exclusivamente a sua fabricação na unidade de Ana Rech está com a sua programação fechada até o final de 2021. “Novas encomendas de modelos da Geração 8, que foi muito bem recebida pelo mercado, começarão a ser entregues a partir de 2022”, avisa o executivo. Modelo de maior destaque da Geração 8, o Paradiso 1800 Double Decker é o que mais interesse tem despertado nos operadores de transporte.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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