Divulgação

Eternamente ligada ao mais famoso agente secreto do cinema, a britânica Aston Martin apresenta a versão de produção de seu novo supercarro, o Valhalla (leia-se “Valaia”). O modelo tem seu lançamento oficial depois de ter desfilado pelo set do novo filme do espião “com licença para matar”, o “007 – Sem Tempo Para Morrer”, que estreou este ano no Brasil. Com tecnologia híbrida e unidade motriz posicionada no centro do veículo, o Valhalla nasce com a promessa de produzir um total de 950 cavalos. O motor a combustão é um 4.0 V8 biturbo de 750 cavalos com tração traseira. Com mais dois propulsores elétricos “mandando” força para o eixo dianteiro, o supercarro é capaz de oferecer o conjunto de torque de impressionantes 102 kgfm. “O lançamento do primeiro supercarro de motor central de produção em série é um momento de transformação para essa marca ultraluxuosa e demonstra o compromisso da Aston Martin em fazer uma gama de veículos excepcionais com foco no motorista. Também parecia oportuno revelar esse supercarro no mesmo momento em que a equipe de Fórmula-1 da Aston Martin retornava ao GP da Inglaterra depois de mais de sessenta anos”, comemorou Lawrence Stroll, presidente-executivo da Aston Martin e pai do piloto Lance Stroll, que disputou a corrida realizada no último domingo, em Silverstone, ao lado do tetracampeão Sebastian Vettel.

Divulgação

Com 1.550 quilos, o Valhalla tem uma relação peso/potência incomparável – 1,63 kg/cv. Beneficiando-se de uma caudalosa herança do hipercarro Valkyrie, o Valhalla emprega uma combinação de superfícies aerodinâmicas ativas, especialmente na frente e no aerofólio traseiro, e um fluxo de ar de baixo do chassi inspirado nos assoalhos dos atuais “bólidos” da Fórmula-1, nos quais o “downforce” (pressão de cima para baixo) é peça-chave para o sucesso. A 240 km/h, por exemplo, as superfícies aerodinâmicas meticulosamente esculpidas do Valhalla geram impressionantes 600 quilos de “downforce”, o suficiente para um contorno de curva em alta velocidade e com uma estabilidade inabalável.

Divulgação

Rodando 100% no modo elétrico, o novo supercarro da Aston Martin tem uma autonomia de 130 quilômetros, com zero de emissões. De acordo com a fabricante britânica, o Valhalla acelera de zero a 100 km/h em apenas 2,5 segundos e pode chegar à máxima de 330 km/h. Em uma curiosa comparação, um Fórmula-1 faz a mesma aceleração em 1,5 segundo e tem uma velocidade final estimada em 370 km/h. A Aston Martin planeja levar seu novo modelo para o lendário Nordschleife, o “Inferno Verde”, de Nürburgring, para “quebrar” o recorde dos 22 quilômetros do circuito alemão, atualmente em posse do Mercedes-AMG GT Black Series, com o tempo de 6min43s616. “O Valhalla é a nossa primeira oportunidade de realmente mostrar do que somos capazes no verdadeiro sentido de carro de produção. Criamos nosso próprio motor V8 sob medida e combinamos com um poderoso sistema híbrido. O resultado é um trem de força verdadeiramente de classe mundial e um supercarro de altíssimo desempenho”, desafiou Ralph Illenberger, chefe de Engenharia de Powertrain da Aston Martin.

Divulgação

Para cumprir com os mais avançados recursos tecnológicos, o Vilhalla incorpora os mais recentes sistemas de assistência avançada ao motorista, como a Frenagem de Emergência Automática, o Aviso de Colisão Dianteira, o Controle de Cruzeiro Ativo, o Monitoramento de Ponto Cego e a Câmera de Estacionamento com Visão Traseira (com opção de Visão Surround). Os titulares Vettel e Stroll e o piloto reserva da equipe Aston Martin na Fórmula-1, Nico Hulkenberg, participaram do desenvolvimento do Valhalla.

Por Daniel Dias /AutoMotrix
Fotos: Divulgação

Veja também:

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA