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Ligado na tendência

            O eDelivery já estreou embalado. No dia seguinte ao lançamento, que aconteceu em 13 de julho, o caminhão elétrico da Volkswagen já tinha quinze unidades vendidas, somando-se às pré-vendas de cem unidades para a Ambev, vinte para a Coca-Cola Femsa e uma para a JBS. “Foram quinze diferentes empresas que compraram uma unidade do eDelivery cada, para experimentar o veículo e poderem encomendar lotes maiores”, contabiliza Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Até o início de 2022, a linha de caminhões elétricos estará sendo comercializada em todas as cento e cinquenta concessionárias nacionais da marca. O modelo de 11 toneladas 4×2 com três packs de baterias parte de R$ 780 mil e, com seis packs, sai por R$ 967 mil. Já a versão de 14 toneladas 6×2 com três packs de baterias sai por R$ 795 mil e com seis packs chega a R$ 980 mil. Como termo de comparação, um caminhão Volkswagen Delivery de 11 toneladas com motor a diesel convencional custa cerca de R$ 280 mil. Todo o projeto do e-Delivery foi construído ao redor das baterias, em módulos, em uma arquitetura flexível, com um melhor aproveitamento do chassi para comportar a tecnologia elétrica. As primeiras entregas da versão de 14 toneladas serão em novembro e as de 11 toneladas, em dezembro.

Resgate do passado

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        “Figura fácil” de décadas passadas nas estradas brasileiras, o Tribus está de volta à Viação Itapemirim. A empresa acaba de receber um novo ônibus modelo Comil Invictus HD, equipado com chassi Scania K400iB 6×2 e com a identidade visual dos antigos Tribus. O veículo traz uma releitura da pintura usada a partir dos anos 90 pela empresa, também conhecida como a “Pintura das Bandeiras”. Com quarenta e quatro poltronas e com um espaçamento entre as fileiras, trazendo ainda mais conforto para os clientes, o “novo Tribus” da Itapemirim está equipado com o serviço de semileito e não mais convencional como era no passado. Além de contar com elevador para o embarque e saída de clientes com mobilidade reduzida, e um bagageiro ampliado, os assentos do veículo têm porta-copos e entradas individuais para USB. “É com muito orgulho da nossa história de sessenta e oito anos que trazemos o ícone Tribus de volta à Viação Itapemirim. O Tribus foi um modelo que marcou gerações e muito importante na consolidação da nossa empresa no turismo rodoviário do país. Queremos reviver essa emoção junto com os nossos clientes e apaixonados pela Itapemirim, que poderão embarcar em um Tribus totalmente remodelado e estilizado”, afirma Eliandro Bueno, diretor-executivo da Viação Itapemirim. O novo ônibus entra em operação já no próximo sábado (dia 17), na linha São Paulo – Campina Grande (PB). Posteriormente, seguirá para o Rio de Janeiro e assumirá várias rotas operadas pela Itapemirim.

Na fila da tomada

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        No balanço entregue pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o primeiro semestre de 2021 teve crescimento das vendas de elétricos no Brasil de 84% em relação ao ano anterior, levando ao emplacamento de 13.899 unidades. Em junho, o aumento foi de 13% em relação a maio, com 3.507 emplacamentos. Pela primeira vez, o elétrico mais emplacado no Brasil foi um comercial leve, o Furgão BYD eT3. Em junho, a BYD emplacou no país oitenta e dois BYD eT3. Os veículos foram destinados à TB Green, empresa de soluções integradas de locação de frotas “verdes”, fornecimento de mão de obra e gestão de resíduos e limpeza urbana. Os veículos serão operados por empresas de e-commerce focadas na logística “verde” em São Paulo e no Rio de Janeiro. “A adoção dos 100% elétricos será inicialmente puxada por corporações que tenham aplicações de serviço vinte e quatro horas e sete dias por semana e que estejam abertas para abastecê-los com energias limpas como a fotovoltaica”, explica Carlos Roma, diretor-geral da TB Green. A Prefeitura de São Paulo sancionou a Lei nº 17.563, por meio da qual os proprietários de carros elétricos no município poderão ter o valor pago de IPVA retornado a eles por meio de depósito em conta corrente ou em forma de desconto no IPTU. Outra lei já existente no município prevê isenção de 50% no valor do IPVA para veículos elétricos, híbridos ou movidos a hidrogênio. Além desses benefícios, os elétricos são isentos de rodízio na cidade.

Maré alta

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        Depois de registrar crescimento sustentável desde 2020, quando avançou 30% em vendas, a Iveco fechou o balanço do primeiro semestre de 2021 com números positivos. Os dados posicionam a montadora como a marca full-liner que mais cresce no Brasil. Os destaques ficam por conta da liderança no segmento de chassi-cabine, que tem na Daily o principal “player” da categoria, atendendo ao e-commerce, setor com a mais alta demanda no país. Nos médios e nos semipesados, a Iveco teve um crescimento considerável graças à versatilidade da linha Tector, que se destaca pela robustez e pelo baixo consumo de combustível. Já o aumento no segmento de pesados, puxado pela força do agronegócio, veio das linhas Hi-Road e Hi-Way. “Junto de grandes parceiros, prepararemos o terreno para que, em breve, a Iveco produza e comercialize veículos GNV no Brasil. Esse é um passo fundamental para mantermos nossos negócios alinhados com o futuro dos transportes: sustentabilidade mais tecnologia é igual a custo operacional”, avisa Márcio Querichelli, líder da Iveco na América do Sul.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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